Olá, @ribeirodanilo93. Tudo bem com você?
Respondendo a sua pergunta. Sim, a indústria (não só apenas brasileira) vem criando meio para dificultar o trabalho técnico.
Os motivos são muitos, mas eu posso lista 2 (dois) deles.
1º Dificultando o manuseio técnico o descarte do produto é de 99,9. Obrigando-o o usuário a ter que investi novamente em outro produto para sanar sua necessidade.
º "Há, mas se fabricante faz isso com seu próprio produto, o mesmo usuário não vai queire nunca mais sabe da'quela marca"
A resposta é bem simples, embora pareça complexa. É por isso que empresas compram ações reservas em um lançamento ou compartilham patentes de produtos. Assim a mesma ganham lucros mesmo se o usuário não queire sabe da marca. Às vezes criam divisões diferentes também.
2º Dificulta o trabalho técnico que hoje conhecemos acaba facilitando para a criação de um novo meio para exerce esse trabalho que conhecemos então, tornando esse mercado fechado e restrito.
º O motivo: faz os próprios fabricantes gerirem melhor a marca e produto, todo domínio ficam com eles e mercado também. Criando mais um produto, exemplo disso: Seguros da própria marca ou que é controlada pela mesma.
É claro que isso é só a minha opinião, li alguns artigos relacionado a negócios e cheguei nesta conclusão sozinha.
E ai, o'que você acha? Gostaria de sabe sua opinião sobre o assunto
Obs: Isso não acontece com hardware com o preço mais elevado. Pois, a há muito mais complexidade na construção e exige muito mais recursos para garanti u m bom funcionamento..