Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Soldar TPS51225

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Não sei o modelo da placa que estas usando mais se não tiver nada em baixo (pelo outro lado) eu prefiro esquentar a placa por baixo diretamente na região do componente ate que a parte de cima esquente o suficiente para amolecer o estanho ai posiciono ele e finalizo um um ar direto bem fraco um pouco afastado sempre usando fluxo mais não de mais pra não "boiar"

Sucesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, seu tópico foi movido para a área correta >

Link para o comentário

, esquentar por baixo acho que vai dar merda.

Acho que o ideal ai seria fazer uma limpeza da solda velha trocando por uma com chumbo (Solda Comun), as lead free dificulta um pouco a solda. Tenha cuidado com o slot da memoria e os capacitores que estão ai perto.

tem uma dica bem simples que facilita muito pra proteger alguns componentes mais sensíveis.

Use uma pedaço de dissipador de alumínio como esse pra proteger os capacitores e plásticos. Assim vc poderá chegar ao ponto de fusão da solda sem danificar esses componentes.

WhatsApp Image 2017-03-02 at 13.jpg

, Sabe qual é o ponto de fusão de uma solda com chumbo? E a solda leadFree?

Link para o comentário

,  acredito que você não esteja conseguindo alinhar o chip porque esta usando fluxo. Aqui limpamos o chip e a placa, estanhamos o chip e alinhamos ele na placa sem colocar fluxo, aquecemos lentamente até 180 graus,  depois o chip "assenta" colocamos o fluxo e aquecemos até 180/190 graus e esta pronto.

Outra coisa que fazemos aqui é colocar fita de alumínio em volta do chip para proteger os componentes ao redor.

Link para o comentário

, em vez de um pedaço de alumino, estou usando fita alumínio, coloco a fita e passo uma escova assim prende bem em volta dos componentes, deixando só a área de trabalho receber calor direto! O fluxo só uso mais o antech nc-559 por baixar o ponto de fusão do estanho e ser menos acido e sujar menos, muito mais fácil de limpar e ate ajuda a alinhar o chip! 

• Legal 1
Link para o comentário

, também usava mas é um saco ficar grudando a fita tirando as vezes fica resíduo da cola. Achei mais pratico o pedaço de alumínio.

Sem falar que é ecologicamente correto. hehehehehhe

Link para o comentário

Em 03/03/2017 às 17:57, K0rTy disse:

, também usava mas é um saco ficar grudando a fita tirando as vezes fica resíduo da cola. Achei mais pratico o pedaço de alumínio.

Sem falar que é ecologicamente correto. hehehehehhe

Acho mais fácil limpar o resíduo de cola com borrifadas de isopropílico do que o fluxo que se espalha, bem presso tem a vantagem de não escorrer fluxo, ecologicamente correto não é porque vai bastante fita ate hahaha, o pedaço de alumínio passa calor, a fita reflete boa parte. E eu também tenho dificuldade em alinhar tenho a mão meio grande no caso do , é mais fácil de mexer sem tocar nos outros componentes

Link para o comentário

, então no meu ver eu perco muito tempo colocando a fita limpando.

Achei mais pratico como falei ele tem uma levantada que não encosta nos componentes mas nunca perdi nenhum comente assim.

Mas já perdi com fita.

Aqueles hp chato que tem um plug de cooler bem perto do BGA quando vai tirar passa fita a fluxo escorre solta a fita vira uma M#5$@$.

Mas cada um é cada um.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...