Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Curve Tracer Analisador de Circuitos Traçar Curva Caracteristica de Componentes

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado
Em 18/07/2017 às 11:20, silvano servitec disse:

é neste osiclo aí o XY fica legal... eu acho (acho porque faz uns 2 anos ou mais que montei e nem sie por onde anda) para tentar ir abaixando a tensão usei 6+6 ligados de 220v em 110v para ar 3+3... vou remontar do zero somente o traçador de curvas e testar no Tektronics de novo...

Tem alguns osciloscopios digitais que no modo XY são ruins demais o traço e horrivel, aqueles hantek pra pc sao um exemplo.

Postado (editado)

Ainda dá ppara usar um curve tracer desses como esr meter, basta colocar um multimetro em paralelo com as pontas de provas e na escala de AC, e medir um capacitor, se a esr do capacitor for baixa a queda de tensão AC irá quase a zero se ao contrário, se a esr for alta a queda de tensão AC sera pequena indicando resistencia alta  no CAP. De preferencia um DMM pois multimetros Anlogicos baratos tem impedancia em AC da ordem de 8K Ohms/V e são ruins.

Editado: por Saul B. Britto
Postado (editado)
Em 15/04/2017 às 22:45, curtolo disse:

Pegando carona no tópico, segue um vídeo com os primeiros testes do curve tracer via placa de som.

Utilizei um circuito mais simples para o tracer mas que deu bom resultado até então, ainda estou mexendo nas configurações do osciloscópio virtual para uma melhor visualização de algumas curvas (dos capacitores é a principal, está muito fechada).

Também aguardando a chegada de alguns componentes para utilização do tracer via USB.

Aproveito para a agradecer a colaboração dos amigos

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, e .

Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas.

Curtolo, experimenta medir os capacitores com uma ponta de prova na tampa metalica em cima e a outra num terminal e compare com um novo, voce vai se surpreender.

• Moderador Global
Postado

@Saul B. Britto , eu precisei dar um tempo nesse projeto.    A intenção é finalizar com um USB e um software mais completo, e por fim, disponibilizar a todos do fórum.      Os componentes para isso já estão todos guardadinhos, só preciso de tempo para o andamento da coisa.     Com o Paulo já está mais adiantado.

Postado (editado)
6 minutos atrás, curtolo disse:

@Saul B. Britto , eu precisei dar um tempo nesse projeto.    A intenção é finalizar com um USB e um software mais completo, e por fim, disponibilizar a todos do fórum.      Os componentes para isso já estão todos guardadinhos, só preciso de tempo para o andamento da coisa.     Com o Paulo já está mais adiantado.

Como eu ja havia mencionado atras em outra hora: o grande problema de placas de som é o capacitor que fica em série com o sinal de entrada, pois como é áudio tem que isolar a componente DC e isso gera um espelhamento na curva pela falta da recuperação da componente DC aqueles circuito com o LM358 voce cegou a montar? Como é uma coisa meramente comparativa nao sei se vale a pena contornar esse obstaculo, qualquer diferença sera notada de toda forma. Se fosse um equipamento "quantitativo" poderia ate atrapalhar mas nesse caso creio que nao.

Postado

Pessoal a umas semanas fiz um textinho com este esquema aqui,,, HA ANTES PERDI MAIS DE 2 ANOS DO MEU TEMPO.. montando  muitos esquemas da NET  e nada de funcionar, ERAM MEUS 2 PCS... 1 loja e 1 de casa (02 iguals )... as entradas áudio funcionavam mas dava umas doideira nas formas de onda... so quando cismei com isso, que  peguei um note do meu filho sem uso e mandei formatar e instalei nele. PIMBA, tudo funciona...  aí este esquema é um destes da NET, só dei uma ajeitada pro meu uso, tensão menor e coloquei 2 bornes,,, PARA COMPARAR PLACAS...  mas ainda vou fazer uns do zero.. com gerador de sinal como forma d onda  e uns trecos.. mas falta tempo, por hora este tem ido bem... já achei uns 3 defeitos com ele,,, achava sem le? sim mas poderia ter demorado mais,, bem vai esquema anexo... o software é o que foi postado aqui pelos colegas SoundCard Osciloscope

VERSINHO PIRATA.png

TESTE1.png

• Joinha 2
Postado

@silvano servitec Boa tarde,

Ficou muito boa a  imagem. Tentei fazer no inicio, mas para mim não deu certo. Como só tenho mac e sua entrada é mono " microfone " tive que partir para circuitos com usb. 

Na semana irei voltar a mexer com estes projetos e vamos ver se consigo montar um trace  com gerador de frequência USB, utilizando este sistema de audio. 

Postado
4 horas atrás, silvano servitec disse:

Pessoal a umas semanas fiz um textinho com este esquema aqui,,, HA ANTES PERDI MAIS DE 2 ANOS DO MEU TEMPO.. montando  muitos esquemas da NET  e nada de funcionar, ERAM MEUS 2 PCS... 1 loja e 1 de casa (02 iguals )... as entradas áudio funcionavam mas dava umas doideira nas formas de onda... so quando cismei com isso, que  peguei um note do meu filho sem uso e mandei formatar e instalei nele. PIMBA, tudo funciona...  aí este esquema é um destes da NET, só dei uma ajeitada pro meu uso, tensão menor e coloquei 2 bornes,,, PARA COMPARAR PLACAS...  mas ainda vou fazer uns do zero.. com gerador de sinal como forma d onda  e uns trecos.. mas falta tempo, por hora este tem ido bem... já achei uns 3 defeitos com ele,,, achava sem le? sim mas poderia ter demorado mais,, bem vai esquema anexo... o software é o que foi postado aqui pelos colegas SoundCard Osciloscope

VERSINHO PIRATA.png

TESTE1.png

Como eu já disse antes Silvano o grande problema das placas de som é o capaciotr que fica em série com o sinal para barrar a componente DC, experimente usar no osciloscópio com acoplamento AC e voce verá que aimagem fica igual ao PC, esse equipamentos so funcionam perfeitamente com acoplamento DC. Muito embora o espelhamento causado pela falta da componente DC nao altera nada apenas a imagem fica dobrada.

• 4 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
Postado

ola amigos , sou novo aqui no forum , o topico ainda esta aberto a novas sugestões ? eu to muito afim de montar um , tenho me virado bem no ramo de consertos de consoles (video games) porem eu to querendo muito investir em ferramentas , porem pesquisando um rastre curve bom , ta na casa dos 1000 reais , tirando os da china que pega a valores mais baixo ... porem , tem projetos na net de osciloscopio caseiro usando um raspberry pico , que usa saidas de som de um celular e um app proprio ... um projeto muito interessante , mas tbm vi que da pra usar um pc e estou com a ideia de usar um netbook pra isso sera que saria certo ? enfim ... gostaira de alguma orientação pra começar , porem ainda tenho o pensamento de fazer o esquema do osciloscopio com raspberry pico 2040 e um rastre pra assim montar em um celular velho com app , seria uma ''forma portatil''

vamos agregar no projeto meus amigos !!

segue o video do rasp pico como osciloscopio 

• 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...