Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe nao esquenta processador

Avalie este tópico:

Posts em destaque

amigos tenho uma grande duvida em placas de pc , tipo quando a placa liga tem todas as tensoes menos as de saida do vcore e nao esquenta processador , gostaria de saber se algum amigo poderia das algumas dicas pois toda vida deixo de conserta essas placas com esses defeitos , se algum amigo tiver um esquema de como e o funcionamento de uma placa dessa agradeço abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo , vamos la , sempre e o super i/o o problema ou pode ser mais alguma coisa , e se for o i/o mesmo como agente vai saber que e ele mesmo o por q entende abraço

Caro amigo, nem sempre é IO que causa a falta de tensão aí, tem uns FET reguladores da fonte do processador que podem estar em curto, geralmente é sempre trocando estes FET's que consigo fazer a mobo esquentar o processador e ligar, mas a IO também pode estar causando este problema, recomendo uma medição precisa dos componentes da fonte do processador antes da troca da IO.

Se lhe for útil aplaude ai!

• Joinha 1
Link para o comentário

após conferir os fets do vcore, verifique os capacitores...veja se os peq. subiram ou estufaram...tem tb um ci pwm próximo ao soq da cpu, baixe o datasheet dele e divirta-se

existem casos que é falha nas soldas do soq. da cpu, principalmente os lgas 775 que usaram os calorosos prescott ou presler

nesse caso não detectando o cpu corretamente o vcore some

Link para o comentário

Além do circuito de Vcore , quando o processador nao esquenta e todas as outras tensoes estao normais, pode ser ausencia ou alteraçao no CPU_clock. Normalmente há um CI gerador de clock proximo ao cristal de 14MHz. Para fazer um teste, pega uma placa que tenha tensao de Vcore, tira o cristal de 14MHz e ve o que acontece com o Vcore. Some...(nesse caso creio que outras tensoes irao sumir tbm pois sacando o cristal o gerador de clock anulou-se por completo).

Em algumas placas o gerador de clock é integrado ao chipset da placa (normalmente nesses casos a placa tem um único chipset). Nesse caso, ausencia de Vcore pode ser falha no BGA do chipset ou no próprio chipset.

Curto em algum outro setor da placa pode matar Vcore tbm. Até mesmo um capacitor ceramico smd em curto em algum lugar da placa pode matar Vcore.

Link para o comentário

• 5 semanas depois...
  • 1 mês depois...

bom dia amigo,o SI/O tem um (1) pino que é a alimentação dele outro (2)pino é de onde sai a tenção para liberar os pwm,e outro (3)pino recebe uma tenção para manter a placa ligada.

(1)tensão de alimentação do SI/O 3.3V (2)tensão que alimenta o pwm 3,3v(chamada power on) (3) tensão recebida do pwm e dos transistores para manter a placa ligada(chamada power good)3,3v.

primeiro vc baixa o datascheat do chip e identifica estas tensões que te indique pelo nome,espero ter ajudado,se gostou da um joinha. :D

Link para o comentário

• 4 meses depois...

Amigo algumas placas não são todas..quando você retira o processador esta tensão do vcore desaparece..já algumas mesmo com processador no lugar...não indicando tensão nenhuma precisa neste caso analisar o circuito de pwm do vcore,porque se ele estiver com defeito não gerar tensão nenhuma..neste caso seria bom usar osciloscópio para medir onda quadrada nos gates dos transistor.

Link para o comentário

Eu já peguei umas três placas que este problema era causada pela bios. Normalmente eu vejo se tem clock e reset, testo os FETs do Vcore e então vou pro PWM - se continuar sem tensão no Vcore, regravo a bios e por último parto pro I/O. Claro, isto tudo quando tenho componente para testar, senão vou direto pra bios(às vezes é só ela corrompida).

Claro, dependendo do fabricante as coisas são bem diferentes - já peguei placa que o que tava matando ela era a bateria CMOS esgotada ou então o transistor(que às vezes são dois diodo) em curto.

Link para o comentário

Amigo, tive algumas experiências com placas sem Vcore e que eram problemas de bios. Faça a regravação do bios. Para ajudar eu aconselho o uso da placa post, que para desktops ajuda e muito. O sinal de clock e de reset nos dão um norte de onde podemos nos concentrar no conserto. Também aconselho a troca dos capacitores do Vcore, mesmo que não estejam estufados. Capacitores eletrolíticos são reguladores de tensão e caso o ESR desses capacitores estejam alterados, pode fazer com que a placa não apresente a tensão no Vcore. O Pwm é também um componente a ser observado. Se o gerador de frequência não estiver funcionando, também pode ocasionar falta de sinal no processador.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

depende do processador se for amd é quase certo que é processador se for intel troco o super i/o e sai funcionando :)

Amigo, estou com uma placa mãe da gigabyte g31vs-m que tinha 2 mosfets com defeito e foram trocados. Mesmo assim o processador não esquenta e estou achando que pode ser o super i/o. Ele é o w83627dhg-a. Tem que ser o mesmo ou pode ser outro?
Link para o comentário

depende do processador se for amd é quase certo que é processador se for intel troco o super i/o e sai funcionando :)

Amigo, estou com uma placa mãe da gigabyte g31vs-m que tinha 2 mosfets com defeito e foram trocados. Mesmo assim o processador não esquenta e estou achando que pode ser o super i/o. Ele é o w83627dhg-a. Tem que ser o mesmo ou pode ser outro?
Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Ola amigo. Este defeito, realmente é um dos mais problemáticos de se resolver, pois envolve vários outros circuitos de check para então liberar o PWM, que também é um circuito complexo. Na minha pratica, 1o. e mais facil, ver se a impedancia dos gates dos MOSFETS do pwm ESTÃO COM OS VALORES DE ACORDO (tem que dar tudo igual com o ohmimetro escala de diodo). 2o. verificar se todos outros geradores e reguladores (MOSFETS ligados geralmente em LM324) estão funcionando 1.8v, 1.05, 1,5, 3,3 ... 3o. E mais complicador, verificar o PWM. Baixar o datasheet para ver os componentes à volta (resistores alterados, capacitores smd com impedancias) . O que costumo fazer é ver se tem algum esquema da placa, mesmo não sendo a mesma, alguns circuitos são bem parecidos (exemplo Asus P5GC é o mesmo de varias outras). Espero ter ajudado de verdade, pois muitas das respostas que vi aqui, mais confunde do que ajuda.... BOARDS

Link para o comentário

image.php?di=XS9E

TÓPICO TRANCADO!!!

Tópico abandonado pelo Autor!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
não abandone seus tópicos, resolvendo ou não, a comunidade precisa do seu retorno e finalização do tópico!

Lembre-se:  Você poderá precisar do fórum novamente, ninguém quer gastar seu tempo ajudando se o autor não dá o feedback em seus tópicos.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...