Postado 27 de Março 27 Mar Em 25/03/2026 às 22:01, Giovani Lemes disse: Boa noite estou enfrentando um problema estou com um an515-58 e estou tentando gravar o KB9542 porém enfrentando esse erro. Eu posso estar enganado, mas acredito que nesta compilação reutilizaram alguns dados dos KBC ENE de 128k, por isso na linha onde está: "Probing for ENE KB9542, 128 kB: edi_chip_probe: hwversion Oxaθ, ediid 0x07 Found ENE flash chip "KB9542" (128 kB, SPI) on ch341a_spi. Error: Image size (163840 B) doesn't match the flash chip's size (131072 B)!" dá erro de tamanho do arquivo com tamanho da capacidade em kb do chip, 163840 não cabe em 131072 bytes. A parte que foi reutilizada ao compilar, continha a informação de que o chip tem capacidade para apenas 128kb. Agora como faz para adicionar uma capacidade maior, parece não ser tão difícil, o que notei é que tem uma linha lá que faz referência à escrita ===> ( .gran = WRITE_GRAN_128BYTES, ) e não sei qual seria o correto para um chip de 160 bytes, visto que isto já é algo declarado no escopo do programa. aAbaixo, um print da parte do programa onde acredito que seria necessário adicionar a capacidade em kbytes do chip ou até mesmo criar uma nova variação, e teria também o arquivo de cabeçalho para ajustar + algumas informações. De repente alguém mais apurado em linguagem de programação possa fazer estas modificações.
Postado 27 de Março 27 Mar 2 minutos atrás, mail.ademir disse: Eu posso estar enganado, mas acredito que nesta compilação reutilizaram alguns dados dos KBC ENE de 128k, por isso na linha onde está: "Probing for ENE KB9542, 128 kB: edi_chip_probe: hwversion Oxaθ, ediid 0x07 Found ENE flash chip "KB9542" (128 kB, SPI) on ch341a_spi. Error: Image size (163840 B) doesn't match the flash chip's size (131072 B)!" dá erro de tamanho do arquivo com tamanho da capacidade em kb do chip, 163840 não cabe em 131072 bytes. A parte que foi reutilizada ao compilar, continha a informação de que o chip tem capacidade para apenas 128kb. Agora como faz para adicionar uma capacidade maior, parece não ser tão difícil, o que notei é que tem uma linha lá que faz referência à escrita ===> ( .gran = WRITE_GRAN_128BYTES, ) e não sei qual seria o correto para um chip de 160 bytes, visto que isto já é algo declarado no escopo do programa. aAbaixo, um print da parte do programa onde acredito que seria necessário adicionar a capacidade em kbytes do chip ou até mesmo criar uma nova variação, e teria também o arquivo de cabeçalho para ajustar + algumas informações. De repente alguém mais apurado em linguagem de programação possa fazer estas modificações. o @Jack O'Neo compilou ele saberá dizer melhor mais é uma possibilidade, já pelo Neoprogrammer eu consegui ler ele não verifica a gravação e não funciona a máquina então acredito que só mudar aquela linha não seja sufucuente.
Postado 27 de Março 27 Mar Autor @Giovani Lemes Desculpe, é pra ser "kb9542-160", coloquei assim no compilador. Editado: 27 de Março 27 Mar por Jack O'Neo
Postado 27 de Março 27 Mar 1 hora atrás, Jack O'Neo disse: @Giovani Lemes Desculpe, é pra ser "kb9542-160", coloquei assim no compilador. Ontem eu abria no .EXE no HxE e vi isso mesmo, mais tentei executar e deu um erro só não printei por que estava tarde mais hoje eu envio aqui, upei o .bin de ec de 160b se puder analizar a mesma e fazer alguma observação fico agradecido.
Postado 27 de Março 27 Mar Autor @Giovani Lemes Eu já baixei e já analisei o arquivo e realmente ele tem 156kb de área preenchida. O final do arquivo é em branco até os 160kb. Se este for mesmo o arquivo correto, faz sentido que o arquivo seja mesmo de 160kb pelo menos no teu caso. Se não funcionou, eu acho que sei o que pode ser, vou fazer nova modificação no flashrom, assim que possível eu posto aqui. Mas se puderes me mostrar o print, agradeço.
Postado 27 de Março 27 Mar Autor @Giovani Lemes Já fiz a correção, o nome do chip teve que ser alterado para kb9542_160 pois, o anterior, kb9542-160, estava gerando conflitos. Precisei fazer alguns outros ajustes e agora acredito que está funcionando conforme o esperado. Se precisar de ajuda avise, boa sorte.
Postado 27 de Março 27 Mar Tentei gravar mais o erro persiste, obs.: tentei como administrador também e sem sucesso.
Postado 28 de Março 28 Mar Autor @Giovani Lemes Fiz uma nova compilação tentando resolver o problema do print acima, por gentileza, quando puder, teste. Se desta forma não resolver, aí vai ficar bem difícil resolver, vai me tomar semanas de estudo do código fonte, e aí, talvez, seria mais prudente contatar o pessoal do próprio flashrom, que já dominam o código. O maior impedimento seria o fato de eu não ter como testar, e além de ter que fazer modificações e compilar, ter que postar aqui pra você testar, em virtude de não ter uma placa com kb9542 em mãos.
Postado 29 de Março 29 Mar Autor @dfhgh ghfghfgh você já tem créditos suficientes para assinar o plano de downloads "downloads 1". Basta entrar em "Assinaturas" no menu principal do fórum, depois em "downloads grátis", e escolher o plano "downloads 1". 1 download por cada 24 horas durante 7 dias.
Postado 29 de Março 29 Mar Autor @dfhgh ghfghfgh aproveita e entra nesse tópico abaixo: E solicite a troca desse nome de usuário sem sentido...
Postado 29 de Março 29 Mar 1 hora atrás, Jack O'Neo disse: @dfhgh ghfghfgh você já tem créditos suficientes para assinar o plano de downloads "downloads 1". Basta entrar em "Assinaturas" no menu principal do fórum, depois em "downloads grátis", e escolher o plano "downloads 1". 1 download por cada 24 horas durante 7 dias. Já baixei hoje mais cedo então só amanhã ou contratando o pacote de 30 dias. 1 hora atrás, Jack O'Neo disse: @dfhgh ghfghfgh aproveita e entra nesse tópico abaixo: E solicite a troca desse nome de usuário sem sentido... Já pedi obrigado!
Postado 29 de Março 29 Mar Com as informações acima no tópico consegui modificar de forma correta o neoprogrammer a fim de gravar o ENE KB9542.
Postado 19 de Abril 19 Abr Autor @FaNs dE lA VeCIbANDA FaNs Esse tópico é dedicado ao uso do ch341 com flashrom, a versão que modifiquei e que funciona sem sombra de dúvidas está disponível para download no link do início do tópico.Se quiser ajuda com o Neoprogrammer, sugiro que abra um novo tópico, e marque nele o @TazTech que é quem está tentando trabalhar com este programa.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.