Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Ler e Gravar KBC ENE KB9012, kb9010, kb9016, kb9018 KB9022, kb9028, KB9052, e kb9542 com o gravador CH341A usando flashrom no Mint Linux, ou no Windows. ;D

Featured Replies

Postado
19 minutos atrás, ivan_lugo disse:

Hola, podrían ayudarme con este error. ya revise los cables, la alimentación del KB9028 es de 3.2V.  Gracias 👍

error.jpg.15037a73a76a7ef19fc3bde8fd8464bf.jpg

verifique se vc tem as tensões primarias da placa, sem elas o SIO não é reconhecido.

• Respostas 265
  • Visualizações 61,7k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• A quem estiver seguindo o tópico, adicionei foto comparando os backups feitos com ch341 e com rt809h, coincidem 100%. O ch341 não resolve todos os problemas, mas quebra um galhão, principalmente

• Obrigado pela observação Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. huahuaeuheahuea tens toda a razão eu gravei o nome dele errado na cachola e foi errado até o fim. Já

• Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Esse procedimento ai é específico para o CH341A, o tl866 usando o próprio software dele fazendo as mesmas conexões descritas ai

Imagens Postadas

Postado

@luiztessadri  si esta conectada a  gnd , verifique todas las conexiones desde el ch341a hasta los pines del kb9028. El largo de mis cables son de aproximadamente 5 cm .

Postado

De acordo com o print que você postou o flashrom detectou o chip porém pode estar com mau contato nas conexões que você fez. Verifique pra ter certeza.

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
Postado

Fala @Jack O'Neo amanhã vou extrair as informações do KB9016 pois apareceu duas placas de um HP da Intel de terceira geração aqui na assistência.

Postado

Não consigo baixar o arquivo. Não sei o que está errado. Sempre que clico em "baixar", aparece a mensagem: "Você não tem permissão para baixar este arquivo". O que eu quero é atualizar o KB9052.

Postado
  • Autor

@S F Sugiro inicialmente a leitura dos seguintes tópicos.

Como funciona o fórum?

Sistema de Créditos

Manual do Usuário

Você não consegue baixar arquivos pois não tem créditos, a melhor solução pro seu caso é criar um novo tópico sobre o aparelho que está consertando, pois, se os colegas da comunidade ao ajudarem na análise do problema concordarem que você precisa regravar o KBC poderão lhe conceder um j+ e este poderá ser convertido em créditos, suficientes para o plano gratuito "Downloads 1".
Caso não queira participar ativamente na comunidade, existe também a possibilidade de assinar uma Conta VIP.

Postado

Estou tentando atualizar o KB9052qd com o CH341A.

A configuração que fiz foi:
conector de teclado.
Pino 2, aterramento comum.
Pino 23, ---> KSO3, pino 42 no chip EC
pino 6 ----> Ksi4, pino 59 do chip EC
pino 5 ----> Ksi 5, pino 60 do chip EC
Pino 4 ----> Ksi 6, pino 61 do chip EC
Pino 3 ----> Ksi 7, pino 62 do chip EC

conexão:

solde um fio do pino 2 do conector do teclado ao pino 23 e, em seguida, solde um novo fio do pino 23 ao GND no CH341a
Solde o fio do pino 6 do conector do teclado ao CS no CH341a
Solde o fio do pino 5 do conector do teclado ao CLK no CH341a
Solde o fio do pino 4 do conector do teclado ao MOSI no CH341a
Solde o fio do pino 3 do conector do teclado ao MIOS no CH341a

Todas as conexões são verificadas e funciona do CH341a ao chip EC em modo de continuidade no multímetro, sem curtos-circuitos.

Os fios têm cerca de 7 cm

3,3 V estão presentes no pino 96 do chip EC.
Estou usando o Windows 11, os drivers estão instalados corretamente. Recentemente, atualizei a BIOS do mesmo computador e funcionou.
Estou usando sua flashrom, adquirida com a assinatura.

Estou recebendo este erro mostrado na imagem.

por favor me oriente o que devo fazer?

Screenshot 2025-07-21 145404.png

Postado
  • Autor

@Mubashir Ahmad Por gentileza mande uma foto das conexões que está fazendo entre a placa mãe e o gravador.
A placa está sendo alimentada corretamente? Estão surgindo as tensões always e os 3.3V na alimentação do EC?

Os drivers instalados foram baixados deste mesmo link aqui do eletrônicaBR onde baixou o flashrom? Pode ser que não funcione adequadamente no windows11...

Tentou rodar no CMD ao invés do POWERSHELL? Executou o CMD/powershell como administrador?

Editado: por Jack O'Neo

Postado
Em 21/07/2025 às 13:49, Jack O'Neo disse:

@Mubashir Ahmad Por gentileza mande uma foto das conexões que está fazendo entre a placa mãe e o gravador.
A placa está sendo alimentada corretamente? Estão surgindo as tensões always e os 3.3V na alimentação do EC?

Os drivers instalados foram baixados deste mesmo link aqui do eletrônicaBR onde baixou o flashrom? Pode ser que não funcione adequadamente no windows11...

Tentou rodar no CMD ao invés do POWERSHELL? Executou o CMD/powershell como administrador?

quase certeza que a fiação dele esta com problema "no EEPROM/flash device found", 90% dos casos que deu aqui essa mensagem, refiz toda fiação novamente e pegou, ou é cabo muito longo, solda fria ou cabos invertidos ou dando curto.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

É o mesmo do KB9010 e KB9012.

#define ENE_KB9010_HWVERSION 0xc3

#define ENE_KB9010_EDIID 0x04

Postado

Se alguém tiver dificuldade em fazer leitura e/ou gravação com flashrom de KB9022, KB9028, KB9052 é porque precisa ter a correção do flashrom do @Jack O'Neo. Se for apenas gravar KB9010, KB9012, KB9016 ou KB9018 qualquer versão do flashrom vai realizar o procedimento pois o HWVERSION e o EDIID são os mesmos.

Postado

Estou trabalhando em alguns código open source utilizando ch341a para regravar os outros modelos de super io. Tem um projeto que utilizam openocd com ftdi para regravar mecXXXX porém vou utilizar um com ch341a pra ver se dá certo. Tem outro projeto que utiliza Arduino pra regravar da marca ITE. 

Mec e NPCE utilizam JTAG.

ITE utiliza porta paralela.

Editado: por luiztessadri
Correção ortográfica

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.