Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Asus S400C - Motherboard S400CA Rev 3.1 - Dando video apenas em monitor externo

Featured Replies

Postado

Estou com esse Asus S400C, só está dando video pelo monitor externo, tela e flat estão bons, já fiz reflow na memória integrada, no chipset e no processador, a bios foi regravada também. Não consegui encontrar o esquema externamente ao fórum. De cabeça quente já, alguma dica?

Editado: por evilrenan

Postado

@evilrenan  posta as voltagens presentes no conector LVDS.

Postado

este tipo de placa costuma dar muito zinabre . da uma boa lavada na placa e coloca na estufa. 

já peguei bastante asus com este problema. 

Postado
  • Autor
22 horas atrás, CJ disse:

@evilrenan  posta as voltagens presentes no conector LVDS.

Só encontrei 3v e 19v em alguns poucos pinos

19 horas atrás, marcomance disse:

este tipo de placa costuma dar muito zinabre . da uma boa lavada na placa e coloca na estufa. 

já peguei bastante asus com este problema. 

Foi a primeira coisa que fiz, não resolveu. :/

Postado

Essa placa não tem esquema disponível (pelo menos que eu saiba), só boardview. Ta sem imagem mesmo ou só sem backlight?

Qual é a tensão dos pinos 2 e 3 (+3VS_LCD) do conector LVDS e dos pinos 23, 24, 25 (+LED_VCC_INV) ?

Postado
  • Autor
Em 22/07/2017 às 19:44, e1D disse:

Essa placa não tem esquema disponível (pelo menos que eu saiba), só boardview. Ta sem imagem mesmo ou só sem backlight?

Qual é a tensão dos pinos 2 e 3 (+3VS_LCD) do conector LVDS e dos pinos 23, 24, 25 (+LED_VCC_INV) ?

Ta sem imagem mesmo, nos pinos 2 e 3 não encontrei tensão nenhuma, no 23, 24 e 25 encontrei 19v.

Postado
  • Autor

Não encontro o sinal do +3VS_LCD em lugar nenhum da placa, eu vi a boardview, chequei todos os pontos informados e nada.

Postado

+3VS_LCD é a alimentação do LCD, se não tiver 3,3v ali não vai mostrar imagem mesmo.

+3VSLCD vem do Q4602 que é chaveado pelo Q4601 por um sinal que vem do PCH. Ve se tem tensão no gate do Q4602 (+3VSLCD_EN), se tiver com menos de 2.5v ali tem que descobri o porque. Eu peguei um Asus similar a um tempo atrás que o problema era a rede resistiva RN4601 (4x0402 100k)

Editado: por e1D

Postado
  • Autor
10 horas atrás, e1D disse:

+3VS_LCD é a alimentação do LCD, se não tiver 3,3v ali não vai mostrar imagem mesmo.

+3VSLCD vem do Q4602 que é chaveado pelo Q4601 por um sinal que vem do PCH. Ve se tem tensão no gate do Q4602 (+3VSLCD_EN), se tiver com menos de 2.5v ali tem que descobri o porque. Eu peguei um Asus similar a um tempo atrás que o problema era a rede resistiva RN4601 (4x0402 100k)

No Q4602 o gate está zerado, no dreno tem 2,5.

Postado

@evilrenan Isso com a maquina ligada? Se a placa liga e da video externo tem que ter 3,3v no drain do Q4602 (+3VS)

Postado

Ok, então só precisa descobrir porque ta faltando o +3VSLCD_EN.

1 Ve se não tem curto do gate do Q4602 com o terra.

2 Confere também se não tem nada visivelmente errado com o Q4601

3 mede o RN4601 pra ver se algum dos resistores está aberto

4 Com a placa ligada ve se voce tem de 12v até uns 14v no +12VS

Postado

Caso não ache nada errado fazendo esses testes tente remover o Q4601, liga a placa e ve se voce tem imagem no LCD. Se o painel LCD ligar ve se voce tem alguma tensão a onde seria o pino 2 do Q4601 (L_VDDEN_PCH)

Postado
  • Autor

@e1D fiz tudo que disse, nada de anormal, depois retirei o Q4601 como sugeriu e só encontro 2v no pino 2 e 3. Que trabalhão está dando esta placa.

Postado

Não mostrou imagem e continua sem o +3VSLCD, certo?

Se ligando sem o Q4601 não deu voltagem suficiente para chavear o Q4602 tem algumas possibilidades.

1. A ponte resistiva ta aberta (Voce chegou a medir pra ver se ta dando 100k no ponto onde conecta o +3VSLCD_EN ao +12VS?

2. O resistor R4608 ta com valor alterado e ta reduzindo a voltagem do +3VSLCD_EN mais do que deveria.

3. O capacitor C4610 ta com problema e ta conduzindo para o terra mesmo que não esteja em curto.

4. O Q4602 ta com "fulga" e a carga do gate ta sendo perdida. (Não deve ser, mas nunca se sabe)

Coloca a ponta de prova vermelha do multimetro no gate do Q4602 (+3VSLCD_EN) e a preta no terra e ve quantos Ohms ta dando. Tem que dar um valor bem alto proximo de 100k.

Mede os pontos marcados nessa imagem do RN4601 e ve se ta dando o valor correto de 100k um pouco menos que isso.

s400ca.jpg

Postado
  • Autor

Na ponte resistiva ta dando bem menos que 100k e o c4610 tá conduzindo pro terra sim vou substituir ele pra vê.

Postado
  • Autor

@e1D substituí o RN4601, agora eu tenho os +3VSLCD_EN no gate do Q4602 porém no source eu tenho 1v e no drain tá os +3V. Já liguei sem o Q4601 pra ver se teria força e nada ainda. Acho que estamos chegando lá. :))

Editado: por evilrenan

Postado

qual voltagem tem no gate do Q4602? E medindo dele para o terra ta dando quantos K Ohms?

Postado
  • Autor
12 minutos atrás, e1D disse:

qual voltagem tem no gate do Q4602? E medindo dele para o terra ta dando quantos K Ohms?

3v, dele pro terra tá com 8k.

Postado

com a maquina sem energia certo? Teria que dar um valor mais alto, 8k ta baixo de mais.

A sua placa não tem o R4608, tem? Se não tiver, e a voltagem do +12VS estiver normal, testa sem o C4610 e Q4601 mais uma vez pra ver se vai ter 3,3v no source do Q4602 (+3VSLCD). se não tiver tenta retirar o Q4602 e ve se sem ele a voltagem do +3VSLCD_EN sobe um pouco mais. Se não subir tem algo muito estranho aí porque não vai ter nenhum componente pra descarregar a voltagem que ta vindo do +12VS e passando pelo resistor de 100k.

Se sem o Q4602 a voltagem do +3VSLCD_EN subir até 6v ou mais troca o Q4602 e testa.

Postado
  • Autor

@e1D Testei sem o C4610 e o Q4601 e o source não subiu a voltagem. Testei sem o Q4602 e o +3VSLCD_EN subiu pra 8v, vou procurar um transistor equivalente pq já procurei aqui e não encontrei nenhum pra testar.

Postado

Pra ver se vai dar video voce pode fazer jumper entre o source e drain do Q4602 mas não é recomendavel que deixe o jumper como solução permanente.

E antes veja se não tem curto no source do Q4602

Postado
  • Autor

Acende o quadro mas não exibe imagem com o jumper, você diz curto do source pro terra? Se for isso tem sim.

Postado

Sem conectar o cabo flat indica curto também? Curto com o terra.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.