Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com Diodo e CI PWM

Avalie este tópico:

DobloClick

Posts em destaque

Amigos, tenho duas dúvidas neste esquema e gostaria da ajuda de vocês:

1-Amigos, veja o esquema abaixo. Temos o Diodo DP10, ele é está fazendo a função de proteção, caso esse diodo apresente curto e se eu retira-lo não vai alterar nada não, pode funcionar sem ele ?

2-O CI PU7 de modelo ISL88731C pode ser substituído pelo ISL88731 ? Alguém já vez essa substituição ? Olhando o datasheet dos dois parecem ser iguais mas fiquei na dúvida !

esquema.jpg.dc2433f40618f5a296d622759cbf868c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o diodo ele é um zener, ao meu ver serve como regulador de tensão, então não pode ser retirado, pois a tensão no local vai subir podendo queimar outros componentes.

O diodo não é zener não amigo, é um diodo normal mesmo e quanto ao CI um fornecedor me informou que os modelos são diferentes.

Link para o comentário

Nunca confie num vendedor o esquema tem o símbolo de um diodo Zener, o encapsulamento pd ser diferente e pd mesmo assim um zener.

Se for a tensão pd oscilar ou subir de mais.

Mas vc pd tirar ele e tentar sem caso não o encontre.

Também depois disso pode ligar a fonte medir a tensão ver quando aparece e tentar por um zener com a tensão 10% maior que a que vc mediu.

Em ultimo caso eu faria isso.

Link para o comentário

• 8 meses depois...

Pessoal, esse componente é um TVS,  transient voltage supressor.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ele serve para proteger os circuitos internos. caso a fonte tenha uma sobretensão, ele entra em curto,  no caso acima de 22V. Não é zener nem diodo comum.

Att,

Fábio

Link para o comentário

E quanto ao CI ISL88731, Estive analisando os dois datasheets e não encontrei diferença entre eles. Para mim, são os mesmos.

As vezes, os fabricantes colocam uma letra para diferenciar o local de fabricação.

Sempre que tenho uma dúvida com algum componente, procuro contatar o fabricante, no caso desse a INTERSIL, eles normalmente respondem.

Att,

Fábio

Link para o comentário

bismith, este tópico é meio velho (quase um ano) mas você tem razão, só que ainda assim ele é um diodo. Diodo TVS.

Veja o texto abaixo, retirado de um fabricante destes bichos:

The Transient Voltage Suppressor diode (also known as a TVS Diode) is a protection diode designed to protect electronic circuits against transients and overvoltage threats such as EFT (electrically fast transients) and ESD (electro-static discharge). TVS Diodes are silicon avalanche devices typically chosen for their fast response time (low clamping voltage), lower capacitance and low leakage current. Littelfuse TVS diodes are available in both uni-directional (uni-polar) or bi-directional (bi-polar) diode circuit configurations.

Eu não deixaria sem, ele está aí para proteger o circuito em caso de surtos.

Link para o comentário

Dobloclik e demais companheiros que postaram suas respostas para este item, o diodo em questão é um TPS -  supressor de picos, conforme explanado por muitos. Normalmente o símbolo usado para o diodo zener é diferente, conforme figura abaixo, mas em algumas literaturas o zener está desenhado igual ao do esquema que vc postou.

Para saber mais sobre o diodo TVS, acesse o site:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

tps.JPG.b4843249cc6741dad36295bc15ce4ce1.JPG

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...