Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Projeto capacete automático

Avalie este tópico:

Posts em destaque

EAE pessoal tudo certo? 

bom venho pedir ajuda com uma dificuldade que estou tendo em meu projeto.

O meu projeto se trata de um capacete automático, que levanta a viseira e atende chamadas via bluetooth. possui um controle,que vai no guidão da moto , este controle aciona as funções citadas.

para fazer o controle sem fio, eu utilizei o RF 433hz. para a viseira, eu utilizei um servo motor. e para o bluetooth, eu utilizei um fone.

minha dificuldade se encontra no acionamento do servo motor. não faço ideia de como controlar os limites para a abertura e o fechamento da viseira do capacete. peço então a ajuda de voces, com algumas dicas ou até mesmo um circuito. procurei alguns videos ou apostilas e nao encontrei nada.

e preciso saber tambem o tanto de bateria que devo usar. (o modulo Rf trabalha com 5V no emissor e 5V no receptor. o servo trabalha com 5V ).

Muito Origado!

Editado: por Yuri Yve
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, poste as especificações do seu servo motor para podermos estimar o consumo de corrente e daí projetar o acionamento do motor ok. Se for um controle para viseira totalmente aberta e viseira totalmente fechada é bem simples de projetar dai vou lhe ajudando.

Editado: por Kleberson Sousa
  • Joinha 1
Link para o comentário

Com arduino ficaria mais compacto no caso bastava um "NANO" mesmo. Se for montar hardware pensa no espaço para a placa de circuito. O limite pode ser feito com sensores magnéticos um para aberto e outro para fechado colado na viseira e o sentido de rotação com uma ponte H. pesquise sobre ponte H para acionamento de motores.

• Joinha 2
Link para o comentário

Bom dia!

Tente usar um servo motor de aeromodelismo, ele é pequeno e com um bom torque e de controle fácil, ate com um 555 co consegue manobra-lo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

para controla-lo você tem que gerar um sinal de pulso!

servo_sinal.png

Tem varios circuitos prontos para isso mas vc pode montar um com um ci555. ou consulta a pagina>>

tim40.gif

cada uma dessas chaves gera um pulso diferente na saida assim vc podera posicionar a viseira conforme precisa!

tem ainda um jeito de usar um diodo para alterar dos duty cicle!

Espero que tenha ajudado!

Rodrigo

• Joinha 2
Link para o comentário

Em 02/10/2017 às 18:47, Yuri Yve disse:

eu assisti um vídeo sobre ponte h e consegui entender bem.

porém tenho mais uma dúvida ,aqui está o link do vídeo :

minha dúvida é: posso substituir os botões (que ele utiliza para acionar o motor), por um interruptor?

Os botões que ele usa no vídeo são chaves que se mantem fechadas enquanto pressionadas, quando ele retira o dedo ela abre o contato. Você pode substituir por chave permanente só  não ligar as duas ao mesmo tempo se não vai provocar curto. Mais analisando que você já tem um motor servo indicaria usar a ideia do amigo abaixo. Pois você já vai ter o controle de posição sem precisar dos sensores de parada. Qualquer duvida só postar amigo.

• Joinha 1
Link para o comentário

eu consegui montar o controle RF e também o circuito do servo com 555.

Só falta uma última dúvida, como ligar os botões que controlam o servo, no emissor do controle RF?

Quando eu conecto os botões do servo no emissor RF, o circuito do servo não funciona.

aqui estão as imagens do circuitos que eu usei, e o link com a montagem:

obrigado.

Controle_de_servo_com_botoes.JPG

download.jpg

receptor.jpg

Editado: por Yuri Yve
Link para o comentário

Em 07/10/2017 às 13:12, Yuri Yve disse:

eu consegui montar o controle RF e também o circuito do servo com 555.

Só falta uma última dúvida, como ligar os botões que controlam o servo, no emissor do controle RF?

Quando eu conecto os botões do servo no emissor RF, o circuito do servo não funciona.

aqui estão as imagens do circuitos que eu usei, e o link com a montagem:

obrigado.

Controle_de_servo_com_botoes.JPG

download.jpg

receptor.jpg

Amigão é o seguinte você montou o transmissor? mais e o receptor? você precisa montar um receptor pra decodficar este sinal e a saída do receptor que vamos a ligar ao circuito gerador de pulso que no caso é o ci555. Vou passar um link aqui sobre um receptor, nem sei se pode neste forum mais vamos lá:  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
    este receptor é bom e casa perfeitamente com o transmissor e codificador  Ht12D.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...