Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de Capacitor

Avalie este tópico:

portateis

Posts em destaque

• 3 semanas depois...

Muito bom o video mas fui experimentar e em alguns casos ele me da um valor igual em ambas as posiçoes    sendo que o capacitor esta bom.

Eu uso assim, coloco as pontas de teste no capacitor e ele me da um valor, depois inverto a pontas, se ele me da um valor diferente esta BOM, se der valores iguais esta RUIM. Obs. teste sempre feito com o componente na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

O teste que faço é o seguinte... coloco o multímetro na escala de continuidade sonora, a ponta preta no ground da placa e a vermelha em um dos lados do capacitor, de um lado deve apitar e do outro nao, se ele apitar dos dois lado pode ser que esteja em curto, na duvida tiro da placa e coloco uma ponta de cada lado, se apitar inverto as pontas e ele nao pode apitar, se apitar dos dois lados ele esta danificado!!

Link para o comentário

amigo a questão de "apitar" é muito relativa, existe capacitores de proteção, que são de baixa resistência, sendo que "apita" porém está bom, ele não pode zerar no multímetro, ai sim esta em curto, "fica a dica".

exemplo clássico é você testar capacitores acima do chipset, alguns "apitam", mais não estão zerando, o que significa que estão bons. 

se gostou manda uma joinha abraços...

Link para o comentário

• 1 mês depois...

everaldodesigner e junio rodrigues obrigado pela dica valeu um gosto :)

Estou a iniciar a electrotécnica e agora fiquei com uma duvida tenho uma placa scala 15ul que não liga e tem o 51125 a aquecer bastante (vi outros problemas semelhantes mas é da scala 14ul ,  esta não tem o tais capacitares perto do hdd em curto)

Perto do 51125  tinha lá um capacitador que apitava dos dois lados... tirei-o fora e fiz o teste (continuidade de um lado e do outro) mas não acusa nada ... este está completamente morto certo?

E meti as pontas de cada lado do graund sem o capacitador e  tem continuidade -.- !

É só trocar o capacitador ou o graund também tem algum problema por ter continuidade em ambos os lados? -.-

Acredito que não seja o problema do 51125 aquecer mas se for um defeito há que começar por algum lado  :)

O portatil é um samsung  RV510 e é meu. Gostava de o recuperar a placa mas o meu objectivo principal é ganhar experiência por isso se fizer uma besteira maior não faz mal  8)

Link para o comentário

Capacitores que indicarem curto com o terra em um dos terminais indica apenas que ele é aplicado à filtragem primária/secundária ou sub-filtragem de alguma voltagem proveniente de fonte específica. Já os capacitores de acoplamento por exemplo não são ligados ao terra, portanto não indicará curto (0,00 Ohms) ou como alguns dizem dependendo do multímetro o "bip" ou "apito", mas por favor estudem eletrônica nas horas vagas pois esta história de "bip" não quer dizer curto mas sim resistência baixa, o que pode mudar muito de valor, se por exemplo você testar com ponteira negativa no terra e positiva em uma bobina do Vcore com processador conectado vai "apitar", mas não quer dizer curto, pois o valor de resistência interna do processador, do Vcore para o terra é bem baixa. Há casos também em que o profissional reparador (não vou dizer técnico pois isto é bem específico) queima o multímetro na escala de resistência X1 e continua dando o tal "bip" mas se vc testar qualquer resistência de até uns 15K por exemplo ele vai apitar enganando o cidadão. Quanto ao curto diagnosticado realmente em um capacitor às vezes pode ser curto total (0 Ohm) ou em vias de entrar em curto o que é bem mais difícil de achar o defeito, talvez só forçando com uma fonte externa para localizar por aquecimento.

Outra coisa é que em muitos casos o curto de um capacitor diagnosticado na placa não quer dizer somente a ele mas a todos os outros capacitores e ou componentes que possam apresentar este curto na mesma linha por estarem ligados em paralelo com o capacitor testado.

Como disse o amigo aí em cima é muito relativo!! 9_9 ::)9_9

Link para o comentário

Mais uma opção válida para teste de capacitores, porém faço uma ressalva: esse método só funciona com um pouco de confiabilidade se o referido capacitor fizer parte de uma malha de alta impedância, se o mesmo estiver numa malha onde existam resistores , zeners ou eletrolíticos em paralelo com esse mesmo capacitor,  o mesmo não irá carregar-se e iremos encontrar valores correspondentes a impedância  daquela malha. Em se tratando de capacitores o ideal é testarmos isolado do circuito, mas de qualquer forma o método funciona , e eu inclusive uso.

Link para o comentário

Amigo Assiseletro. Quando você diz impedância não seria resistência? Afinal impedância é uma medição cujo símbolo utilizamos nos cálculos como "Z", e que, apesar de se aproximar ao cálculo da lei de ohm, leva também em consideração a reatância. Portanto sendo importante também a frequência de descarga e não só a resistência/amperagem. É comum a confusão das duas medidas devido a uma época em que se desenvolveu um certo vício de linguagem profissional na área de áudio em que comumente se chamava uma saída de 8 ohms de resistência por exemplo, e que também tem um funcionamento alimentado e em "repouso" de 8 ohms de impedância, mas que ao se aplicar sinal faz com que a impedância se altere dos 8 ohms do repouso. Isso era comum também nas saídas de rádiofrequencia. Portanto uma medição de um componente sem se considerar a reatância leva o nome resistência. Só a fim de esclarecer para aqueles que estão se aventurando nos estudos da eletrônica não confundirem os métodos de medição.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...