Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Olá meus caros, Possuo uma assistência técnica de celulares e hoje quero desbravar um reparo diferente em meu ramo, estou com um televisor citado acima de meu uso que parou de funcionar. Em um dia estava utilizando normalmente e no dia seguinte já não ligou mais. Em todo caso abri o aparelho e me deparo com a placa de modelo 5800-AR16B-1P00 inoperante. Ao ligarmos o televisor na tomada o mesmo não me dá o Stand-By, aferindo alguns componentes da placa eu tenho os fusíveis FP1 e FP2 de 3.15A 250V em ótimo estado. Tenho tensão de 220V volts normal no circuito de entrada. Verifiquei os diodos e capacitores de alta de 450V e estão bons. Ao longo do teste me deparei com um componente ZD202 dando continuidade, removi o mesmo e a frio ele não acusa continuidade, então comecei a investigar a linha e cheguei a um resistor RP26 com as coloração Marrom - Verde - Prata - Dourado de valor de 0.15Ohms, também dando continuidade porém sua resistência estão correta aferindo pelo multímetro. tenho uma resistência SMD de código 100 com 10 Ohms dando continuidade e logo após temos o ICP1 TA1733. Então é aqui que chamo os amigos para uma ajuda na sequência de meus teste. Como informado trabalho somente com celulares então essa é uma área totalmente diferenciada e por isso peço a ajuda dos colegas dispostos a colaborar. Editado: 22 de Maio de 2018 7 anos por o__rionTG
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Autor Complementando o tópico, identificado a Bobina LF101 aberta, removi a mesma e ela apresentava continuidade somente de um lado, no lado oposto ela não conduzia, e encontrada um arame dela estourado, havia sinal de que algo entrou em curto e a mesma rompeu. @Hélio, posso trocar por alguma outra bobina isso ou tem que ser a de mesmo modelo, visto que na imagem acima do lado verso da placa existe um ponto para realizar um jumper, será que posso remover essa bobina e ligar os jumper que fará a mesma função ? Editado: 22 de Maio de 2018 7 anos por o__rionTG
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Acredito que retirando ela conseguirá recuperar fora. Não é difícil de enrolar caso precise o fazer. Não aconselho deixar sem ela.
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Autor @Chagas Moura Certo, eu consegui uma outra bobina e agora os capacitores de alta estão carregando, mas ainda não tenho o Stand-by da placa, fico ainda na dúvida daqueles componentes citados no inicio do tópico. Apesar de ter tensão ela ainda fica desligada.
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Autor @Chagas Moura Então, as tensões do secundário estão todas mortas.. não consegui identificar nenhuma outra tensão...
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Autor @Chagas Moura No dreno do QP1 tenho 312V, depois disso não tenho mais tensão.. Verifiquei os pino do CN400 e do CON6 sem tensões.
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Buenas. Sabe aquele capacitor amarelo perto do transformador? Com a fonte fora da tomada, meça a impedância em cima dele na escala de diodo. Se aparecer um valor e for subindo até o infinito, ligue na rede e meça a tensão entre os pinos dele. ps. qual é o código daquele integrado smd próximo ao fet?
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Autor 9 minutos atrás, zazulak disse: Sabe aquele capacitor amarelo perto do transformador? Capacitor de 50V de 4.7uf em escala de Diodo o mesmo não sobe até o infinito, invertendo as pontas de prova ele estabiliza em 549... Com a placa ligada na tomada o mesmo componente tem uma tensão de 24V Editado: 22 de Maio de 2018 7 anos por o__rionTG
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Bom, parece que temos alguém com fuga aí. o + desse capacitor é ligado a um pino do integrado (se for um TEA1733 é o pino 1), provavelmente tambem ao catodo de um zener. Se tiver o zener nessa linha, tire-o fora e confira se a fuga continua (com a ponta vermelha no + e preta no - do capacitor a resistência deve subir até o infinito).
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Ah, seria bom também testar com um capacitor novo.. pode ser um de capacitancia maior, tipo até uns 47uF
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Autor 5 minutos atrás, zazulak disse: Bom, parece que temos alguém com fuga aí. o + desse capacitor é ligado a um pino do integrado (se for um TEA1733 é o pino 1), provavelmente tambem ao catodo de um zener. Se tiver o zener nessa linha, tire-o fora e confira se a fuga continua (com a ponta vermelha no + e preta no - do capacitor a resistência deve subir até o infinito). Segue uma foto um pouco mais detalhada.
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Autor @zazulak Com o multímetro HM-2090 eu aferi a capacitância do capacitor e ele possui 4.7uf ~ 4.9uf o que significa que ele estaria bom. Removi o ZD201 conforme na foto acima e o resultado no capacitor é o mesmo.
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos 2 minutos atrás, o__rionTG disse: @zazulak Com o multímetro HM-2090 eu aferi a capacitância do capacitor e ele possui 4.7uf ~ 4.9uf o que significa que ele estaria bom. Removi o ZD201 conforme na foto acima e o resultado no capacitor é o mesmo. Não acredite em capacímetro, ele não mede ESR, e mesmo um medidor de ESR não é 100% confiável, porque nem sempre detecta fuga (e nem ESL, mas aí já é assunto pra outro tópico). Próximo passo é sacar fora o integrado e ver se a fuga some.
Postado 22 de Maio de 2018 7 anos Autor @zazulak Removi o ZD202 e o capacitor e na escala de Diodo começou a subir , iniciou em 487.. 488 .. 489 .. 490 ... e assim por diante.
Postado 23 de Maio de 2018 7 anos 16 horas atrás, o__rionTG disse: @Hélio, posso trocar por alguma outra bobina isso ou tem que ser a de mesmo modelo Como o nosso amigo Chagas informou, não seria uma boa idéia deixar sem o componente. Mas como já trocou a bobina, ok. Segue o esquema deste aparelho. https://eletronicabr.com/files/file/19110-esquema_schematic_tv_semp_toshiba-_dl3975i_18907-eletronicabrcompdf/ Verifique os componentes com símbolo de exclamação na página 8 e siga os testes indicados pelo colega.
Postado 5 de Dezembro de 2018 7 anos Em 22/05/2018 às 20:00, o__rionTG disse: @zazulak Removi o ZD202 e o capacitor e na escala de Diodo começou a subir , iniciou em 487.. 488 .. 489 .. 490 ... e assim por diante. Ola conseguiu resolver o seu problema?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.