Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Backup HD antes de formatar, qual a melhor maneira?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Ai vc vai selecionando as pastas a serem copiadas?

Pergunto pois tenho um ajudante aqui, o menino é bom, mas semana passada esqueceu de fazer o backup do outlook antes formatar. O cliente falou que não tinha nada de importante, mas pela cara que fez acho que tinha sim, disse que tinha como tentar recuperar os dados, mas o cliente não quis saber.

Por isso surgiu a pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a maneira mais fácil de fazer um backup é utilizando a clonagem de disco ,mas pra isto vc precisa ter alguns hds do mesmo tamanho ou maiores ,as vezes menores tmb servem mas depende da quantidade de dados q tem no hd a ser backupeado,uma outra forma é particionando o hd e passando tudo pra partição nova ,tomando os devidos cuidados como no caso do outlook q só vai se vc direcionar no registro,uma outra coisa ,na re-instalação do W7 ele ao ser re-instalado na mesma partição ,se vc não formatar a mesma ,ele vai criar um Windows.old , q é tudo do seu antigo windows ,aí poderá após verificar tudo deletar este windows.old, eu mesmo não utilizo por fazer todos as minhas instalações com particionamento e redirecionamento de pastas ,este processo é um pouco demorado ,mas no caso da falta de hds é a solução ,creio q deu pra entender e qualquer dúvida é só falar .

Link para o comentário

Na minha opinião, a melhor forma de fazer o backup antes de formatar é fazendo um clone do disco.

Fazendo o clone vc vai ter uma cópia fiel do conteúdo do outro HD, com isso se tiver alguma coisa em alguma pasta que não seja as padrões vc vai ter como recuperar pro cliente...

Aqui sempre faço clone com o acronis true image e segudo o HD clonado por 2 dias, aviso o cliente que se faltar alguma coisa pode me avisar que vou ter a cópia pelos 2 dias, mantenho uns 5 HDs para clone, aqueles antigos que não servem pra venda, e não tenho esse perigo de perder os dados...

Link para o comentário

Faço o backup como o leopin mencionou, chego a usar o Easus Partition para criar partição no hd.

Hoje veio um cliente me pedindo para fazer um backup para ele em uma hd externa.

Estou usando o Disc imagem do Hiren´s mas este backup estima 58 horas para concluir  :o

se vc fizer usando uma máquina com a ferramenta instalada será muito mais rápido do q fazendo pelo hirens , aqui eu tmb uso o acronis !!! veja aí se tem o acronis e se não tiver avise q a gente sobe pra vc pegar !!!

Link para o comentário

Ale aracomp, eu uso o acronis do hirens e vai bem de boa, geralmente são uns 10 minutos para clonar, a não ser que o HD esteja meio baleado, ai ele tenta recuperar ou passar por cima dos BB.

No seu caso é o que vc falou mesmo, usando pelo USB vai ficar lento mesmo...

Mas de qualquer forma, faz o clone pelo acronis do hirens mesmo, ainda na usb ele vai ser mais rápido que 58 horas...O maximo de tempo que peguei foi 3 horas...

A vantagem de fazer o clone sobre qualquer outra forma de backup é o caso dos e-mails e/ou downloads do ares por exemplo, eles ficam em pastas ocultas e não padrões do usuário, assim vc pode copiar os dados e ficar mais tranquilo quanto a perca...

Link para o comentário

Eu faço como o DSystem, deixo a responsabilidade pro cliente, sempre pergunto o que ele quer salvar, mas quando vem com o papo de "pode salvar tudo", eu já explico bem o que pode ser salvo, pra ele parar e pensar bem antes de falar besteira.

Eu sempre uso outro PC só pra cópia, conecto o HD do note nele e copio tudo o que vejo de pasta com dados, email, desktop e a pasta de IRPF também já é padrão copiar, mesmo que o cliente não avise.

É um saco ter que ficar procurando tudo, mas prefiro perder esse tempo do que aguentar o cliente reclamando depois que ele esqueceu de tal pasta.

Pra não ter problema na hora de copiar, eu uso o programa KILLCOPY, caso aconteça de dar erro na leitura, ele não vai abortar a cópia, como a droga do Windows faz e vc tem que começar tudo de novo, com o Killcopy, se um arquivo da erro de leitura, ele ignora e passa pro próximo, é muito tranquilo.

Link para o comentário

Então deixei a noite fazendo a cópia e falhou  >:(

Mas estava criando uma imagem do Hd, no caso do Acronis ele vai fazer uma copia idêntica no hd externo, seria isso?

sim ele vai fazer um espelho ,uma copia igual, uma outra coisa a demora não se deve por ser usb e sim porque o hirens usa apenas um pequeno setor pra fazer o uso da ferramenta ,se vc fizer pelo hirens e usar a mesma ferramenta no pc ,verá uma diferença enorme de tempo ,o erro pode ter ocorrido por algum problema no hd ,antes de clonar passe o hdregenerator no modo 1 ,verificar e corrigir e se tiver vários badblocks faça um chkdsk após passar o hdregenerator ,se mesmo assim não conseguir use a ferramenta indica pelo o tiburfi,onde ele diz q se houver erro ela ignora .vou subir o acronis q tenho aqui ,mas só posso fazer isto mais tarde e posto o link !!!!

As vezes fazendo o clone do W7 é necessário fazer o reparo na inicialização na primeira vez ,mas as vezes !!!

Link para o comentário

Eu faço como o DSystem, deixo a responsabilidade pro cliente, sempre pergunto o que ele quer salvar, mas quando vem com o papo de "pode salvar tudo", eu já explico bem o que pode ser salvo, pra ele parar e pensar bem antes de falar besteira.

Eu sempre uso outro PC só pra cópia, conecto o HD do note nele e copio tudo o que vejo de pasta com dados, email, desktop e a pasta de IRPF também já é padrão copiar, mesmo que o cliente não avise.

É um saco ter que ficar procurando tudo, mas prefiro perder esse tempo do que aguentar o cliente reclamando depois que ele esqueceu de tal pasta.

Pra não ter problema na hora de copiar, eu uso o programa KILLCOPY, caso aconteça de dar erro na leitura, ele não vai abortar a cópia, como a droga do Windows faz e vc tem que começar tudo de novo, com o Killcopy, se um arquivo da erro de leitura, ele ignora e passa pro próximo, é muito tranquilo.

Aplaudido, faço assim também, demora mas depois não tenho dor de cabeça com cliente mala!

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Ale Aracomp tenho um padrao

1 Backup do basico como meus documentos, desktop, e a quela pasta dos favoritos ( internet explorer )

2 Backup do outlook  C:\Documents and Settings\XXXXXXX\Configurações locais\Dados de aplicativos\Microsoft\Outlook

3 Backup dos favoritos do Chrome C:\Documents and Settings\Usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Google\Chrome\User Data\Default"

4 Bakup dos favoritos do Mozila C:\Documents and Settings\usuario\Dados de aplicativos Salve a pasta Mozila

Espero ter ajudado nao esqueca do aplaud Valeu.

Link para o comentário

eu faço exatamente como o DSystem, mas uso o Windows mesmo em vez de Linux. Uso um cabo e-sata para tornar mais rápida a transferência de arquivos. As vezes a pasta dos documentos está protegida então perco um pouco de tempo para desproteger é a única desvantagem de usar o Windows, acho. Mas um bom utilitário que ajuda muito e que indico é o Teracopy. Simplesmente perfeito.

Link para o comentário

Ale Aracomp tenho um padrao

1 Backup do basico como meus documentos, desktop, e a quela pasta dos favoritos ( internet explorer )

2 Backup do outlook  C:\Documents and Settings\XXXXXXX\Configurações locais\Dados de aplicativos\Microsoft\Outlook

3 Backup dos favoritos do Chrome C:\Documents and Settings\Usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Google\Chrome\User Data\Default"

4 Bakup dos favoritos do Mozila C:\Documents and Settings\usuario\Dados de aplicativos Salve a pasta Mozila

Espero ter ajudado nao esqueca do aplaud Valeu.

Faço exatamente dessa maneira, só que cobro uma taxa a mais pelo serviço, pois na maioria das vezes é o que se perde mais tempo, procuro sempre orientar os clientes a fazerem cópias dos seus arquivos mais importantes depois que eles pagam essa taxa a maioria passa a guardar seus documentos e quando trazem o equipamento para fazer algum serviço eles já avisam que o backup está em dias. Para ajudar melhor fiz uma cartilha que acompanha o equipamento mostrando como manter seus dados em segurança. :D

Link para o comentário

Aqui eu utilizo o linux para fazer a copia tambem , mando tudo para o computador servidor , não da erro com nomes extensos , geralemnet fazemos a copia de todo o hd por causa de computadores com programas de lojinhas , mercados etc , quanto ao outlook sempre analiso o sistema pra ver se tem , ja tivemso problemas com casos de dados perdidos de clientes e é uma chatice sem tamanho .

Link para o comentário

Amigos sempre clono o hd com o norton ghost para "dos" dou boot por cd ou pendrive e faço a duplicação, depois deixo o hd clonado entrar e vejo se esta conforme a matriz, deixo o hd pelo menos uns 2 dias apos a entrega do computador, e explico para o cliente e peço para conferir todos os dados, ai nao tem erro. O problema é que você tem que ter bastante hds para clonar, mas é o método mais seguro.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

eu crio uma imagem com o ghost ,mas para hd com tamanho maior tipo 500gb ai e melhor o easeus,porem este negocio de dados esta me preocupando por causa daquela funcao que deu com a carolina dickermann ,ou seja dados do cliente mexe com a privacidade ,fico ruim ficar com o hd do cliente em maos,pode dar problema depois,o fato e que muitas vezes vc precisa recuperar dados ou salvar os dados pra depois reinstalar junto co  o sistema.mas eu uso o ghost assim nao perco nada do cliente,fica tudo ali na imagem

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...