Postado 14 de Janeiro de 2019 7 anos Bom dia a todos. Estou com essa placa-mãe na bancada porque, segundo o cliente, depois de um raio vários equipamentos acabaram sendo danificados, inclusive esse computador, que no momento liga apenas o led na placa-mãe, o que indica que há energia chegando na placa, porém é só isso que acontece mesmo, o resto nada liga. Do testes que já fiz: 1 - Retirei a placa do gabinete e tentei ligar direto nela, com uma chave de fenda; 2 - Troquei a fonte por uma nova; 3 - Fiz uma limpeza na placa, mas só com compressor de ar, pra tirar a sujeira mesmo; 4 - Resetei a BIOS; Percebi que a placa, mesmo não ligando, tá esquentando bastante na região dos slots PCI e PCIe, onde há quatro capacitores e um mosfet. Esse mosfet esquenta muito, há ponto de não ser possível encostar por muito tempo nele. Minha dúvida é, se for problema só nesse mosfet, se eu só removê-lo e não substituir por um equivalente, a placa-mãe pode voltar a funcionar, ou é arriscado (ou impossível) deixar sem? Obs: Sou técnico de TI, tenho mínima experiência com eletrônica, mas arrisco fazer algum procedimento na placa. Obs2: O cliente pretende trocar de computador, então o tópico seria mais pra sanar minha dúvida mesmo, e se resolver, quem sabe a gente reutilize a placa-mãe pra alguma coisa. Obrigado!
Postado 14 de Janeiro de 2019 7 anos @brosovitzki olá amigo. Poderia postar uma foto nítida [ Minha dúvida é, se for problema só nesse mosfet, se eu só removê-lo e não substituir por um equivalente, a placa-mãe pode voltar a funcionar, ou é arriscado (ou impossível) deixar sem? ] fica melhor analisar.
Postado 14 de Janeiro de 2019 7 anos @brosovitzki puxa vida amigo não consigo ver qual é o mosfet que você se refere. Desculpa viu! Se o amigo tivesse marcado na foto. - Amigo eu sugiro uma regravação do CI ROM Bios, pois pode ter acontecido um corrompimento do arquivo ROM. Outra Dica sempre ligue essas placa mãe com a pilha(bateria) CMOS no conector ok.
Postado 14 de Janeiro de 2019 7 anos Autor Perdão, companheiro. Como disse, tenho pouca experiência com eletrônica. Por favor, me corrija se eu estiver errado e isso marcado na foto não for um mosfet, que corrigirei o tópico. A bateria eu retirei pra testar os capacitores, não liguei sem ela.
Postado 14 de Janeiro de 2019 7 anos @brosovitzki amigo me fala qual é a marcação gráfica na placa mãe desse componente ai na figura marcado.
Postado 14 de Janeiro de 2019 7 anos @brosovitzki amigo é a grafia escrita dele na placa mãe. Veja qual é a tensão nos terminais desse componente. Com a placa em stand-by mesmo viu. Veja se encontra 5V - 3V e 2V
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.