Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Redes wireless

Avalie este tópico:


Jean sanches

Posts em destaque

Boa noite pessoal! 

Preciso da ajuda de vocês... Trabalho com manutenção de micros e notebooks a 10 anos, sempre também monto redes em lojas, só que agora estou com um cliente que quer atualizar seu restaurante colocando os garçons para atender com tabletes. Nunca instalei uma rede com acesso Wi-Fi para uso específicos desse atendimento. Qual roteador wireless devo usar? O número de garçom vão ser 7 no total. O espaço a ser usado vai ser 2 salão de 200m2. 

Sendo de 2 andares. Andei pesquisando e vi falar de roteadores específicos para esse tipo de atendimento. Alguém poderia me ajudar? 

Editado: por Jean sanches
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
4 minutos atrás, eliasgirardi disse:

Acho que para essa ampla área de sinal um ubiquiti seria a solução ideal.

isso mesmo andei pesquisando e depois quero fazer um tópico sobre wifi! chegou a nova linha AC onde a transmissão chega a mais de 3000mbps e com a tecnologia 5ghz sem interferência. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jean sanches sei que o tópico já está um pouco antigo, mas tive um cliente nesses seus mesmos moldes, e ele quis repetidor, porém foi a maior dor de cabeça que eu já tive, o sinal caia toda hora, o garçom não conseguia fazer o pedido, a solução foi colocar roteadores potentes (tl-wr841hp) cabeados nos dois ambientes "primeiro e segundo piso" desabilitando o servidor dhcp de ambos e ligando o cabo de rede do roteador principal em uma das portas LAN,, assim todos os dispositivos que conectarem "tablets" ficam na mesma faixa de ip do servidor que está ligado no roteador principal. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 08/03/2019 às 15:56, FDONATO disse:

@Jean sanches sei que o tópico já está um pouco antigo, mas tive um cliente nesses seus mesmos moldes, e ele quis repetidor, porém foi a maior dor de cabeça que eu já tive, o sinal caia toda hora, o garçom não conseguia fazer o pedido, a solução foi colocar roteadores potentes (tl-wr841hp) cabeados nos dois ambientes "primeiro e segundo piso" desabilitando o servidor dhcp de ambos e ligando o cabo de rede do roteador principal em uma das portas LAN,, assim todos os dispositivos que conectarem "tablets" ficam na mesma faixa de ip do servidor que está ligado no roteador principal. 

Concordo com essa opcao do FDONATO, repetidores de sinal geralmente oscilam muito a conexão, e como existem dois andares pra atendimento nada melhor que dois roteadores de modo cabeado, com o DHCP desativo, para evitar conflitos de IP e também tornar somente um equipamento administrando a distribuição de IP. Creio que essa sera a melhor opcao. Referente a escolha do aparelho... entre 2.4 e 5 Ghz antes de fazer essa escolha verifique se os dispositivos que serão adquiridos pelos garçons terão o mesmo tipo de frequência disponíveis, a maioria dos dispositivos não tem a função de 5 GHz. Grande abraco.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repetição de sinal nesses ambientes é algo problemático. Algo com custo "baixo" seriam os APs da Mikrotik (a computech tem uns homologados com case, bons para isso) em MESH WDS. A solução IDEAL seria algo da Ruckus, porém o custo seria muito alto para o ambiente em questão (restaurante). A solução apresentada de desativar DHCP de roteador domestico e por o cabo na porta LAN é excelente, havendo apenas o trabalho de cabear tudo.

 

Lembrando que alguns roteadores TPLink tem a opção de repetir sinal usando outro SSID, o que pode ser interessante.

Se o ambiente for aberto (sem paredes) os Ubiquiti Unifi são uma boa aposta, não deixando a rede publica (com muitos usuarios ele peida todo e ninguém faz nada, já usei em eventos com 5k usuarios e foi só dor de cabeça, enquanto o ruckus foi com a mão nas costas...)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Você deve verificar antes se os tablets suportam essa frequência de 5 GHz, só pra lembrar aqui. Dependendo do modelo deles, não tem suporte. 

 

Mas como se trata de um novo investimento, utilize uma rede Mesh. Justifica o investimento pois melhora muito o alcance e a performance. 

 

 

Já existem produtos até da Intelbras com suporte a rede Mesh. Você poderia levar adiante essa proposta, pois ela tem valor agregado,  já que você pode também criar um hotspot e oferecer acesso para os clientes e a performance não cai. 

 

Somente atente que para oferecer hotspot você deve estar ciente que infelizmente temos o marco civil da internet em que o local que fornece acesso deve armazenar dados de identificação da conexão e armazená-los durante um ano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...