Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre o Uso de Placa Debug Card P.O.S.T

Avalie este tópico:


MJ Notebooks

Posts em destaque

Já vi que o uso das assim chamadas Placas Degug Card aqui é fonte de calorosas discussões. Uns amam, outros simplesmente odeiam. Se ela funciona para mainboards de Desktop e de Notebooks? Sim, funcionam, mas apenas em alguns casos. Acontece que o técnico reparador experiente é capaz de resolver os defeitos por ela indicados - isso quando ela indica claramente - sem dela precisar. Mas, como funciona essas placas? O funcionamento dela é simples: quando ligamos a placa mãe, o programa Bios executa o P.O.S.T. (Power on Self Test), isto é, todos os circuitos da placa são testados e quando ocorre algum erro o P.O.S.T pára e, então, a Debug Card exibe um código relacionado ao circuito que apresentou problema. Vejam bem: ela exibe um circuito e não um componente ou chip que deva ser trocado. Vou citar aqui como exemplo o código C1, que representa problema no circuito de RAM. Muitos podem pensar que basta apenas trocar a memória ou fazer limpeza ou ainda verificar se existe tensão na saída da fonte da memória. Mas, não basta! A placa mãe trabalha obviamente com tensões e também com troca de sinais - é uma PLACA LÓGICA, onde pulsos ou ausência de pulsos são a parte vital do funcionamento dela. Assim, se a Ponte Norte estiver com solda fria exatamente nos pontos em que ela estabelece comunicação com a memória Ram nós teremos exatamente o mesmo código C1. A solução para esse caso aqui não seria a limpeza ou troca da ram ou no circuito, mas sim reballing da Ponte Norte, algo que um técnico inexperiente poderia sofrer para descobrir.. Existem outros códigos de erros que também podem induzir a erro de diagnóstico. Como dica geral, digo para aprender o funcionamento de cada circuito da placa e principalmente como eles se COMUNICAM entre si. Muitos devem perguntar se eu tenho placas post. Sim, tenho, mas raramente uso. É apenas uma ferramente de luxo aqui na minha bancada. Quem quiser compre, mas saiba que nenhuma delas vai ser a solução para todos os problemas. Cada placa esta limitada ao programa BIOS existente; a placa precisa ser compativel com o programa existente, e se ela não for compatível vai exibir um código totalmente fora de contexto. Por exemplo, indicando um código de erro no setor do processador quando o defeito era no setor de memória. Tenham sempre isso em mente quando forem usar tais placas. MJ.EletroInfo

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post, amigo, penso como você. Só um complemento: os códigos e seus significados variam de modelo para modelo ( ex: o código C1 citado pode significar uma falha numa placa Asus e outra coisa numa falha Gigabyte, por exemplo).

Parabéns!

 

Exatamente. É o que se pode de deduzir quando afirmo que o código post esta atrelado a compatilidade da Debug Card para com o programa BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...