Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

defeitos de ponte norte ou sul.

Avalie este tópico:

alan laguna

Posts em destaque

• 2 semanas depois...

olá amigo,qual é a diferença entre a placa ligar e estartar?obrigado

Acho que ele quis dizer "ligar" = "acender os LEDs apenas", "startar" = "processar as informações da bios e realmente ligar o aparelho".

imagino que não tem regras para este tipo de nomenclatura, mas aqui usamos "ligar" quando a máquina liga e dá vídeo e "energizar" quando ela liga e não apresenta vídeo (não processa, somente "energiza"). Para mim faz mais sentido, mas cada um deve pensar da maneira mais facil para seu próprio entendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este á é uma pergunta muito boa e que dia a dia temos trabalhado para responder da maneira mais coerente possível.

Acho que uma das melhores ferramentas que temos (se não a melhor) é o ME, com ele podemos diagnosticar uma enorme quantidade de placas. Para aqueles que não tem sucesso com o ME, recomendo aumentar um pouco o tempo do processo, lembrem-se que cada estação de ar tem as suas características e 30 segundos pode não ser o suficiente para a sua estação de ar.

Outro detalhe muito interessante é o citado pelo companheiro Will, a experiência, pois ela vai te ajudar a chegar mais rápido aos testes que devem ser realizados ou até mesmo te dar um rumo se você estiver perdido em algum caso.

O fator determinante para condenar um componente de BGA é a analise dos sinais que este controla por exemplo:

O Southbridge controla vários sinais que servem para "acordar" o aparelho, no caso de um aparelho completamente morto é bom verificar se estes sinais estão sendo gerados e se eles forem inexistentes seria uma boa ideia checar o porque deste comportamento. Este tipo de analise pode nos levar a detecção de um Southbridge em mau estado.

O NorthBridge entre outras coisas, é o encarregado de enviar o pulso de Reset que o microprocessador utiliza para começar o seu funcionamento, no caso deste pulso ser inexistente seria bom analizar o NorthBridge para identificar a causa deste comportamento. Este tipo de analise pode levar a identificar um NorthBridge em mau estado.

Obviamente este tipo de analise deve ser levada a cabo quando se tem certeza de que todas as fontes de alimentação estão funcionando normalmente e quando já verificamos os clocks do aparelho (circuito gerador de clock e cristais).

Como deu para ver esta é uma questão bem difícil e que lamentávelmente não pode ser respondida em um simples tópico pois requer muitos detalhes técnicos e gráficos para a sua correta compreensão.

Atualmente estamos analisando a melhor maneira de compartilhar este conhecimento com os nossos companheiros do fórum, por enquanto

apenas posso lhe recomendar que invista uma boa parte do seu tempo na analise de esquemas, participe ativamente da comunidade, cultive seus j+ e fique atento para novidades.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

além do citado pelos companheiros, uma regra boa baenado na experiencia ( e de acordo com o que o will disse) é o seguinte.

chips e processadores AMD ou Nvidia - defeito no norte

chips e processadores Intel - defeito no sul.

salientando que isso não é regra, é uma base pelo que tenho visto na minha bancada.

Link para o comentário

mais uma coisa.

quanto o note chega a ligar e dá defeito de:

não reconhecer perifericos lentos ( HD, SOM, USB, WIFI, camera) = PS

mas se o defeito for algo relacionado a:

Imagem ( não instala driver de video, fica com exclamação no gernciador de dispositivos, ao instalar o driver de video trava) = PN.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...