Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung RV410 com cooler parado...

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Entrou um RV410 que funciona tudo normalmente até ferver e desligar pq o cooler ta parado e não queimado que ja testei outro no lugar e não sai a voltagem na tomadinha dele na placa... alguém me da um ponto de partida ? ... nunca peguei um notebook com tudo funcionando e o cooler parado sem estar queimado...

Postado

Ligando direto o cooler vai acabar com o problema do superaquecimento, mais vai aumentar o consumo de energia diminuindo o tempo funcionamento com bateria. Serve como quebra galho. O defeito na maioria das vezes esta em um CI localizado bem perto do plug do cooler de 8 pernas. Se não tiver o esquema do note pode confirmar pelo data sheet do componente

Postado

Na minha opinião, ligar na usb é "quebra galho paliativo" e não é serviço de um Técnico em eletrônica!

Faz-se para funcionar com a placa para diagnosticar onde está o defeito e reparar. Normalmente é o fet controlador do cooler. Se for fazer "gato", use algum ponto de 3,3 V que arme/desarme ao ligar/desligar o note. Com os 5 volts fica barulhento e normalmente o cliente vai reclamar, além, como o colega comentou, diminuir o tempo da bateria.

Postado

Tem um outro problema ligar direto na usb, se o usuário utilizar o Windows para ejetar o pen drive na mesma porta usb, os 5v serão cortados e cooler vai parar de funcionar. Me corrijam se eu tiver errado por favor...

Postado

Bom Dia! ... seja como for o resultado de ligar direto na usb ... eu não gosto de fazer isso de maneira definitiva e sim pra um teste de alguns minutos ... mas preciso sim descobrir qual é o transístor ou circuito integrado que manda os 5 volts do cooler... é que não estou encontrando o diagrama esquemático e muito menos o manual de serviço... a placa é a ba41-01326a... muito obrigado a todos que estão dando opniões e me ajudando...

Postado

Bom você já sabe que se trata de um componente ativo pequeno localizado próximo ao conetor do cooler. O conetor do cooler tem dois pinos, sendo um terra. Então com um pouco de paciência coloca uma ponta do multímetro no positivo do cooler e vai medindo resistência pino a pino nos componentes próximos rapidinho vai chegar ou que esta com defeito (procurar dos dois lados da placa). Boa sorte

Postado

Já tive problema com cooler parado ou demorando muito pra acionar que é proprio dos hp. Ligar os 5v do usb é uma solução, mas tocar o componente e colocar uma pasta termica silver no dissipador é muito melhor.

Postado

Acho que todos fizemos ligar o cooler no usb, mais o certo e ligar certinho, tem um ci de 8 terminais que ele e quem va ligado a o super io i fala para o cooler quando aumenta i quando disminui a ventoilha, mais o certo e como falo alguem ter o esquema i entao verificar as tensoes que chegan a cada pino do conector do cooler.

Postado

Boa Tarde! O cliente me pediu pra ligar sim na usb e entregar pra ele fazer um trabalho que daqui uns dias traz de volta pra realmente ser sanado o defeito... obrigado a todos que me ajudaram até aqui...

Postado

vou dar uma dica que seja a melhor maneira. acho que vai dar certo. existem no notebook as fontes vs que só aparece quando liga o note. pega o mosfet que gera a 3.3vs acha no esquema. e a tensao perfeita para vc. se nao resolver o problema de armar o cooler nao consertando o circuito responsavel. usa essa maneira.

Postado

o bom mesmo era achar um ponto na placa com tensão de 4.5 ou 4.75 assim não diminui a vida util do cooler, pois ligando direto ele vai trabalhar direto e quase dobrado.

Postado

amigo ante de ligar o cooler na usb ou como vc preferir veja se o notebook corta a tensão de 5v ao desligar ele pelo windows com a fonte plugada ou bateria se não o mesmo pode ficar rodando apos o desligamento da maquina o correto e procurar o defeito . alguns notes mantem a corrente dos 5v mesmo depois de desligados o hp g42 e um exemplo.

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...