Jump to content
eliasgirardi

notícia Eletrônica 3D: Como construir um chip em cima de outro

Rate this topic

Recommended Posts

010110191206-eletronica-3d.jpg

O processador comercial usado como base continuou funcionando perfeitamente após a deposição da segunda camada de circuitos. [Imagem: Youngbae Son/Rose Anderson/Peterson Lab]

 

Eletrônica 3D

 

Os circuitos integrados de silício, como os processadores de computador, estão se aproximando da densidade máxima viável de transistores, por isso qualquer nova ideia é bem-vinda.

 

Como esses chips atuais são tipicamente bidimensionais, com os transistores fabricados sobre uma placa plana de silício, há tempos se vem trabalhando com componentes tridimensionais, como os transistores 3D e até transistores 4D.

 

Isso tem ajudado, mas as técnicas de fabricação são complicadas e caras, e não se aplicam a todos os componentes eletrônicos.

 

Para contornar esses inconvenientes, Youngbae Son e colegas da Universidade Michigan, nos EUA, criaram uma tecnologia muito mais simples: Usar a mesma tecnologia atual para empilhar uma segunda camada de transistores diretamente em cima de um circuito integrado já pronto, criando não componentes 3D, mas uma "eletrônica 3D".

 

Eles conseguiram isso usando um tipo diferente de semicondutor, conhecido como óxido de metal amorfo. Para aplicar essa camada de semicondutor ao chip de silício sem danificá-lo, eles cobriram o chip com uma solução contendo zinco e estanho e o giraram para criar uma camada uniforme.

 

Depois que essa camada secou em um forno, o processo foi repetido para formar uma camada de óxido de zinco-estanho com cerca de 75 nanômetros de espessura. Durante o aquecimento final, os metais se ligaram ao oxigênio no ar, criando uma camada de óxido de zinco-estanho, que foi usada para criar os transistores por litografia tradicional.

 

Esses transistores suportam tensões mais altas do que os transistores de silício abaixo.

 

010110191206-integracao-monolitica.jpg

Componentes à base de óxidos também podem funcionar em modo analógico, abrindo caminho para processadores neuromórficos. [Imagem: Youngbae Son et al. - 10.1038/s41928-019-0316-0]

 

Integração monolítica

 

Embora também não possa ser aplicado em todos os casos, esse design permite eliminar a necessidade de um segundo chip para converter entre sinais de alta e baixa tensão, que atualmente fica entre os chips de processamento, de baixa tensão, e as interfaces de usuário, de alta tensão.

 

Tensões mais altas poderiam danificar os transistores cada vez menores, o que fez com que os chips de processamento de última geração não sejam mais compatíveis com os componentes de interface de usuário de alta voltagem, que precisam funcionar com tensões mais altas para evitar efeitos como sinais de toque falsos ou configurações de brilho muito baixas em monitores.

 

Como a segunda camada de transistores pode suportar tensões mais altas, eles essencialmente dão a cada transístor de silício seu próprio intérprete para conversar com o mundo exterior. Isso evita a custo atual de usar processadores de última geração com um chip extra para converter sinais entre o processador e os dispositivos de interface - ou usar um processador de nível inferior que roda com uma voltagem mais alta.

 

Segundo a equipe, seus protótipos abrem caminho para circuitos integrados de silício que vão além da Lei de Moore, trazendo as vantagens analógicas e digitais da eletrônica de óxidos para os chips de silício de última geração.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=eletronica-3d-como-construir-chip-cima-outro&id=010110191206#.XepA94NKjIU

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Almir Wagner
      Eletrônica - Telecomunicações
      Habilitação técnica em Eletrônica para Telecomunicações
      Uploader Enviado 20-01-2020 Categoria You are not allowed to view links. Sign in or sign up.  
    • By Almir Wagner
      Habilitação técnica em Eletrônica para Telecomunicações
    • By Douglas Fiuza
      Tenho  um notebook STI NI 1401 ( Processando I5 2º Geração) e preciso criar uma maquina virtual 64bits, só que não aparece opção para 64 bits.
      Observei em alguns forum e sites que é necessário habilitar a virtualização (já verifiquei e vi que o processador suporta), mas a minha placa mãe não possui essa opção para ativar.
      Alguém sabe como habilitar VT-X (virtualização) no notebook STI ni 1401?
    • By malvesi
      Boa noite, preciso de ajuda para desabilitar o chip de vídeo dedicado do notebook LG A530  placa mãe DA0QLMMB8E0, pois o mesmo está com defeito de BGA e não encontro o chip para a substituição.
    • By Adelson Silva Moita
      1. Como conheceu o EletrônicaBR? conhecia via google
       2. Qual seu nível técnico? ( Estudante, Técnico)
       3. Quais habilidades relacionadas a eletrônica/informática você tem ou pretende adquirir? Reparos em geral em equipamentos de informática e configurações de redes.
       4. Conte um pouco de você. Qualquer coisa. 
      Tenho 54 anos.... sou servidor público/DF. Tenho formação na área técnica de eletrônica, telecomunicações, administração, projetos e experiencia pratica na informática... na minha jornada profissional militei em todas essas áreas... gosto da eletrônica e da informática onde estou iniciando novos aprendizados... pretendo ampliar meus conhecimentos para trabalhar melhor.
       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...