Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pedindo à comunidade,se hà possibilidade de alguém ensinar a ler esquemas...

Avalie este tópico:

coder

Posts em destaque

Boas tardes caros amigos,venho por este meio comunicar e como está escrito do assunto,se hà alguém que possa dar dicas como ler ou até mesmo interpretar esquemas.

Eu como técnico de manutenção e reparação de desktops e notebooks,eu tenho difículdade em ler...

Sugeria ideias e afins.Fico aguardar da vossa ajuda.

Cumprimentos,

Coder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que não exista um tutorial milagroso que ensine a lêr esquemas eletricos.

Para lêr esquemas eletricos você precisa de ter conhecimento dos simbolos e dos seus valores.

Como você trabalha em reparação de notebooks ,penso que não vá ter muita dificuldade em aprender.

Com um pouco de raciocinio e paciencia, facilmente você aprende.

Se você tem conhecimento da simbologia e sabe fazer a medição dos componetes o resto é super facil.

Agora se você fosse um iniciante em eletronica eu aconselhava a ir por partes,

1º aprender a simbologia de cada componente

2º aprender a fazer a medição nos componentes

Link para o comentário

Boa tarde coder,

Entender os esquemas de motherboard realmente não é tarefa simples para quem não esta acostumado e mesmo quem já interpretava bem outros tipos como tvs de tubo, microsystems, etc apanham nos de motherboard. Se isso puder te ajudar, ficam algumas dicas:

* quanto maior o monitor melhor para visualizar toda a pagina de uma só vez;

* as primeiras paginas do esquema tem uma especie de índice dos vários blocos em que são divididos uma motherboard, além de muita informação para ajudar na interpretação (frequências, pulsos, tensões, etc);

* as várias fontes de energia são representadas por números (que indicam a tensão) e letras (que indicam a proveniência ou o destino e que vão sendo modificadas ao longo do curso);

* o sentido das setas indicam se entra ou sai (tensao, pulso, sinal, etc) daquele ponto;

* alguns esquemas indicam em um canto da páginas todas as outras páginas de onde provem ou vão as linhas;

* setas para baixo indicam GND;

* por serem grandes demais para uma unica página, processador e chipset por exemplo, são divididos em partes (1/4 , 2/4, 3/4 e 4/4 a exemplo);

* se ao final da linha não aparecer a indicação de onde ela vem ou para onde vai (apenas o nome do sinal), é necessário um pouco mais de conhecimento para deduzir com quem ela se comunica, mas alguma coisa ali nas letras dá a dica.

Aos colegas mais experientes peço que melhores essas dicas e se ajudei um pouquinho que seja, por favor da um joinha ai que estou precisando muito.

Valeu e obrigado.

Link para o comentário

Penso que não exista um tutorial milagroso que ensine a lêr esquemas eletricos.

Para lêr esquemas eletricos você precisa de ter conhecimento dos simbolos e dos seus valores.

Como você trabalha em reparação de notebooks ,penso que não vá ter muita dificuldade em aprender.

Com um pouco de raciocinio e paciencia, facilmente você aprende.

Se você tem conhecimento da simbologia e sabe fazer a medição dos componetes o resto é super facil.

Agora se você fosse um iniciante em eletronica eu aconselhava a ir por partes,

1º aprender a simbologia de cada componente

2º aprender a fazer a medição nos componentes

Boas,em termos de conhecimento tenho,sobre a simbologia e a medição dos mesmos também tenho...a questão é sobre os esquemas...

Link para o comentário

Boa tarde coder,

Entender os esquemas de motherboard realmente não é tarefa simples para quem não esta acostumado e mesmo quem já interpretava bem outros tipos como tvs de tubo, microsystems, etc apanham nos de motherboard. Se isso puder te ajudar, ficam algumas dicas:

* quanto maior o monitor melhor para visualizar toda a pagina de uma só vez;

* as primeiras paginas do esquema tem uma especie de índice dos vários blocos em que são divididos uma motherboard, além de muita informação para ajudar na interpretação (frequências, pulsos, tensões, etc);

* as várias fontes de energia são representadas por números (que indicam a tensão) e letras (que indicam a proveniência ou o destino e que vão sendo modificadas ao longo do curso);

* o sentido das setas indicam se entra ou sai (tensao, pulso, sinal, etc) daquele ponto;

* alguns esquemas indicam em um canto da páginas todas as outras páginas de onde provem ou vão as linhas;

* setas para baixo indicam GND;

* por serem grandes demais para uma unica página, processador e chipset por exemplo, são divididos em partes (1/4 , 2/4, 3/4 e 4/4 a exemplo);

* se ao final da linha não aparecer a indicação de onde ela vem ou para onde vai (apenas o nome do sinal), é necessário um pouco mais de conhecimento para deduzir com quem ela se comunica, mas alguma coisa ali nas letras dá a dica.

Aos colegas mais experientes peço que melhores essas dicas e se ajudei um pouquinho que seja, por favor da um joinha ai que estou precisando muito.

Valeu e obrigado.

Boas,gostei muito da sua explicação... SE houver mais dicas agradecia...

Cumprimentos.

Link para o comentário

É proibida a divulgação de material com fins lucrativos no fórum. Quem quiser vídeo aula de leitura de esquemas pode procurar no Youtube.  O material postado é bem básico e feito para criar ainda mais dúvidas para você gastar seu suado dinheiro em um curso que não presta. Quem quiser embarcar nesta, boa sorte.

Por falar nisso, no Youtube tem vídeo aula de leitura de esquemas muito melhores que esta, e de gente mais séria.

Link para o comentário

É proibida a divulgação de material com fins lucrativos no fórum. Quem quiser vídeo aula de leitura de esquemas pode procurar no Youtube.  O material postado é bem básico e feito para criar ainda mais dúvidas para você gastar seu suado dinheiro em um curso que não presta. Quem quiser embarcar nesta, boa sorte.

Por falar nisso, no Youtube tem vídeo aula de leitura de esquemas muito melhores que esta, e de gente mais séria.

Boas noites,acredito que no youtube tenha boas video aulas,se nao for pedir muito,voce poderia mandar uma mp para mim?

Cumprimentos.

Link para o comentário

Ler esquemas é prática, você aprende o básico e depois debruça em um esquema de uma placa mãe. Qualquer vídeo de leitura de esquema irá ajudar, não só de notebooks, o Google que está cheio de informação:

Eu já prefiro ler do que ver vídeos, assim eu corto a embromação e vou direto no que interessa:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tem uma série da Sparkfun muito boa:

Página 1:

Página 2:

3:

4:

5 (indo além - tem vários links para você se aprofundar):

Se for ler tudo que tem no Google sobre o assunto vai ficar 20 anos só lendo. Não se esqueça de tirar um tempinho para trabalhar também.  :)):)) :)):)) :))

Link para o comentário

bom dia

na realidade nao existe forma pronta para ler esquemas, ate mesmo por que cada fabricante faz de forma diferente

mas com relaçao especifica a notebook , é possivel seguir um caminho logico:

tensao de entrada, 19volts

tensoes primarias 3,3volts e 5 volts

tensao na tecla power 19 volts ou 3,3 volts

tensoes secundarias 5vs e 3 vs( geralmente possuem esteas especificaçoes) que sao geradas por 2 mosfets a partir das tensoes primarias

tensoes de alimentaço das memorias, vcore , 0,9 volts, 1,8 volts, etc.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...