Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

ESD ( eletricidade estática ) - Aterramento Móvel

Featured Replies

Postado

Pessoal, notei um tópico sobre a ESD (Electrostatic_discharge) Descarga Eletrostática ou popularmente chamada de Estática.

E gostaria de deixar aqui algumas informações e com uma dica para aqueles que não tem como ter em sua bancada um aterramento convencional.

Em primeiro lugar vamos definir o que é ESD.

A descarga eletrostática ocorre quando a energia elétrica armazenada no seu corpo flui dele para outro corpo, por exemplo um CI, um Transistor, uma placa, um portão de garagem etc .

Essa energia pode danificar o componente no exato momento que você o toca ou pode permanecer latente vindo a causar danos dias ou meses depois.

O fato da Estática não ser visível não significa que ela não exista. Um bom vídeo sobre o assunto é o que existe no youtube: Treinamento em ESD da HP.

Aqui tem o link da parte 1 e no próprio youtube pode-se encontrar as outras 5 partes.

Outro ponto importante de se lembrar é que: O uso da pulseira anti-estática só tem sentido se a mesma for ligada a um aterramento.

Porém, como fazer quando não temos aterramento na loja ou residência ?

Uma opção é fazer o aterramento adequado o que nem sempre é viável devido ao custo elevado e/ou a falta de espaço.

Para ajudar nesse problema, trago uma dica ensinada em um curso que fiz e que ganhou o nome de aterramento móvel.

É simples.

Basta usar um placa de cobre de 30 cm x 30 cm x 0,05 cm  e  uma pulseira anti-estática.

image.php?di=7GX0

Ao colocar a pulseira as cargas elétricas do seu corpo migrarão para a placa de cobre ( ou seja a placa faz o papel do fio terra ).

IMPORTANTE:

A cada 3 horas de trabalho, você deve passar um pano molhado sobre a placa ( para descarregá-la )

Aqui, eu uso uma placa de cobre de 60 x 30 x 0,05 cm o que me dá uma autonomia de trabalho de 6 horas, ou seja a cada 6h de trabalho passo um pano molhado na placa para descarregá-la ). Basta passar o pano umas duas vezes sobre a placa para descarregá-la.

image.php?di=DQ0F

Além de resolver um problema ( o do aterramento convencional ) essa dica dá a possibilidade de se transitar com o aterramento para qualquer lugar, por exemplo para um tanque onde se vai lavar a placa em manutenção.

Me antecipando a uma pergunta que possa surgir friso que: A placa de cobre NÃO SE DESCARREGA SOZINHA COM O TEMPO.  Se o pano molhado não for passado, as cargas elétricas irão se acumulando na placa até o momento em que a mesma não aceite mais cargas e deixe de fazer o papel de terra.

• 1 mês depois...
Postado

Bom dia. Tenho verificado (inclusive com vários amigos donos de assistência técnica) que não há a minima preocupação com a eletricidade estática. Já entrei em assistências técnicas de conhecidos que o camarada tá ali consertando um note ou um pc de forma totalmente "largada". Teve um caso de um amigo (gente finíssima por sinal) por estar muito calor e o ar ter pifado, ele simplesmente pegou uma mesa, colocou nos fundos da empresa, embaixo de uma arvore, pegou o equipamento e foi consertar lá, sem camisa, como se tivesse mechendo no motor do carro, sei lá! Tenho um aterramento e uso a pulseira anti estática, que por sinal é um saco, parece que estamos com uma coleira no braço, e quando tenho que levar a placa para outro lugar uso a luva anti estática. Confeço que não usava tais equipamentos, até que tive problema com 2 notes que simplesmente após eu abrir, pegar na placa, trocar a memória e simplesmente fechar e ligar.......não ligou mais. O outro eu simplesmente tirei a memória, limpei, passei um pincel "COMUM" para tirar a poeira, liguei, beleza , só que a camera foi pra vala do nada. Fora testemunhos de amigos que dizem "tava funcionando do nada queimou" e insistem em dizer que não tem nada a ver com a ESD, pois a umidade do ar tem que estar a tanto para produzir a eletricidade estática e blá, blá, blá. Como minha intenção é sempre melhorar passei a utilizar, pincel, escova, luva e pulseira antiestática. Sei que deveria ter os equipamentos também aterrados e tudo mais, mas acho que se pelo menos tomarmos os mínimos cuidados e procurarmos ter idéias que se não evitam, diminuam os problemas com ESD como a sua idéia, e além disso procurarmos estar sempre evoluindo na medida de criarmos processos de manutenção que sejam os melhores possíveis, estaremos não só valorizando nosso trabalho, como respeitando o cliente, procurando tratar e repara seu equipamento da melhor maneira possível e não dizer aquela fraze que a maioria diz "se passar da garantia tá bom". Acho isso um absurdo. Faço minhas manutenções com o intuito que durem o maior tempo possível, pois, se aquele equipamento vai demorar para voltar, garanto que o dono vai me recomendar para mais pessoas. Se um equipamento para de funcionar logo depois do término da garantia, te garanto que o cliente vai te pichar. Um cliente satisfeito te indica para 1, 2 ou 3, mas um insatisfeito te critica para 5, 6 ou 10. Valeu a dica.

Postado
  • Autor

Valeu por comentar H@rdware.

E concordo com você: Um cliente satisfeito te indica pra 1, 2 ou 3 e um insatisfeito te malha pra mais de 10.

Também procuro para o cliente como se estivesse fazendo o serviço para mim.

Quando vou lavar uma placa, coloco-a na embalagem anti-estática levo até o tanque e lá tenho outra placa de aterramento móvel. Plugo a pulseira nela e aí retiro a placa da embalagem para lavá-la.

• 1 mês depois...
Postado

Galera... nem sei dizer quantas pontes nortes eu queimei fazendo BGA, isso é .. após fazer ME somente no local... confirmar que o problema é BGA, e depois de fazer reball e não funcionar mais... ufa!!! depois de ler um pouco comecei a fazer somente usando luvas.. e nunca.. nunca mais.. nenhum problema com reballing resultando em chip queimado.. tenho suspeitas que já "foi pro saco" um par de IOs e bios também. Não arrisque, não vale a pena! nunca usei pulseira ou tornozeleira. no meu caso as luvas foram suficientes... Fica a dica!!!

Postado

Eu uso pulseira antistástica na bancada, mas o meu aterramento móvel é o 'pezão' direto no chão(pelo menos um). Nem sempre vou encontrar algo aterrado, então foi esta a solução que encontrei - não sei se funciona, mas também não sei se não funciona.

Postado

em portugal conheço quem comercializa prontos similares

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

uma dica é usar sapatos com sola de borracha

Cumps

Postado

Pessoal! Assisti o vídeo, achei muito interessante e lembrei deste tópico!

Informação nunca é de mais! rsrs

Bons estudos!

Postado

Pois é, os caras perdem um tempão estudando ESD, investem uma grana, e o pessoal ainda fala que é besteira. Estou fazendo um curso, e na primeira aula o que o cara falou, bateu na tecla e reafirmou? Cuidado com a ESD, usem pulseira ou luva anti-estática, etc. Mas 90% do pessoal não usa, e depois vem dizendo "queimou de repente", ou pior, as vezes os efeitos da ESD não aparecem na hora, cara, como eu vejo gente que enche a boca pra dizer "sou técnico formado", (e olha que é muita gente) e trata o equipamento do cliente igual a um pedaço de metal, tá nem aí! Bom cada um sabe o que faz (ou não), mas como já disse anteriormente, prefiro me precaver e tratar o equipamento do cliente com respeito, pois, assim estarei transmitindo confiança e respeito ao cliente.

• 1 ano depois...
Postado

Galera, gostaria de saber se posso fazer este aterramento móvel com outro tipo de placa sem ser cobre, pois o único local que encontrei uma placa de cobre os camaradas da loja me pediram um absurdo, esta placa é interessante, pois pode ser carregada para outros lugares, algumas orientação?

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite. Sou novo e estou tentando aprender o máximo que posso. Ótima matéria e pretendo usar as dicas, pois a bancada onde trabalho não permite fazer aterramento e estava realmente preocupado. Gostaria de saber como que funciona no caso da pulseira anti-estática sem fio. Deveria tocar na placa de cobre ou ela não funciona dessa forma? Desde já obrigado.

• 1 ano depois...
Postado

boa noite

gostaria de saber sobre esquemas elétrico 8) 8) 8) 8) de celulares

Obrigado

• 3 semanas depois...
Postado

Muita gente diz que é só colocar a mão na parede que resolve outros dizem que é bom fazer a manutenção descalço outros é pulseira. tenho uma pulseira e coloco numa parte de ferro do gabinete ou numa chave philips e ate agora não tive problema mais irei comprar uma luva quanto mais cuidado tiver melhor  :)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.