Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus P5W DH Deluxe - Sem VCORE

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boas comunidade. 

Estou com uma placa Asus P5W DH Deluxe e ela não arranca. Ligo a fonte e quando quando dou start a ventoinha liga e nao acontece nada. Analisando os sinais acho que estou sem VCORE, os mosfets de alta tem 12V e os de baixa tem 10mV. 
Do que consegui decifrar a placa é constituida por 8 Vcores e o circuito VCORE é constituido por ADP3198 -> AS3336G -> ADP3418 -> Mosfet PO903BDG -> Mosfet 85T03GH (Acho que é um circuito tipico da Asus). Verifiquei as alimentações de cada componente e parece estar tudo certo.

Não encontro nada a aquecer. Tambem verificai que nao tenho CLK nem RST. O cristal 14MHz não tem onda (verifiquei com osciloscopio) e ja o troquei mas nao mudou nada. O clock generator tem os 3.3v. 

O circuito de memoria tem a tensão adequada.   

Alguem consegue dar umas luzes?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rprb disse:

Boas comunidade. 

Estou com uma placa Asus P5W DH Deluxe e ela não arranca. Ligo a fonte e quando quando dou start a ventoinha liga e nao acontece nada. Analisando os sinais acho que estou sem VCORE, os mosfets de alta tem 12V e os de baixa tem 10mV. 
Do que consegui decifrar a placa é constituida por 8 Vcores e o circuito VCORE é constituido por ADP3198 -> AS3336G -> ADP3418 -> Mosfet PO903BDG -> Mosfet 85T03GH (Acho que é um circuito tipico da Asus). Verifiquei as alimentações de cada componente e parece estar tudo certo.

Não encontro nada a aquecer. Tambem verificai que nao tenho CLK nem RST. O cristal 14MHz não tem onda (verifiquei com osciloscopio) e ja o troquei mas nao mudou nada. O clock generator tem os 3.3v. 

O circuito de memoria tem a tensão adequada.   

Alguem consegue dar umas luzes?

Obrigado

Bem vamos lá!, fez a troca de fonte por outra??? as vezes pode ser a fonte fraca devido a algum capacitor esgotado e ou estufado, verifique a fonte primeiro e depois partiremos para a placa em si.

Agora se a fonte estiver boa, e tiver um multímetro verifique se a placa não esta em curto, pois muitas vezes o processador esta em curto e ou as pontes norte e sul em curto também não deixa a máquina ligar. verifique estes pontos e nos retorno com os resultados encontrados.

• Joinha 1
Link para o comentário

A fonte tirei do meu PC pessoal, por isso pressuponho que está tudo bem com ela.
Algum ponto em especifico para ver se há curto? Eu verificai as tensões principais (5VSB, PSON, Power_OK) e está tudo OK. A luz de alimentação da motherboard acende e a FAN do CPU liga apos ativar o PSON. 
Pelos drenos dos mosfet não encontro curto. Para testar os mosfet tenho de os remover ou há maneira de verificar com eles na motherboard?

Link para o comentário

8 minutos atrás, rprb disse:

A fonte tirei do meu PC pessoal, por isso pressuponho que está tudo bem com ela.
Algum ponto em especifico para ver se há curto? Eu verificai as tensões principais (5VSB, PSON, Power_OK) e está tudo OK. A luz de alimentação da motherboard acende e a FAN do CPU liga apos ativar o PSON. 
Pelos drenos dos mosfet não encontro curto. Para testar os mosfet tenho de os remover ou há maneira de verificar com eles na motherboard?

teste os capacitores usando uma ponta na carcaça e outro nos componentes adjacentes do processador, para desta forma eliminar a possibilidade de ele estar em curto, verifique também os capacitores que estão sobre a ponte norte BGA para se certificar de que não estão em curto

Link para o comentário

2 horas atrás, Maru disse:

teste os capacitores usando uma ponta na carcaça e outro nos componentes adjacentes do processador, para desta forma eliminar a possibilidade de ele estar em curto, verifique também os capacitores que estão sobre a ponte norte BGA para se certificar de que não estão em curto

Já realizei. Verifiquei os capacitores e não encontro nenhum curto. Usei multímetro analógico para garantir que era curto. Na ponte norte havia uns que me deixou na duvida, mas na escala X1 ve-se que tem resistência. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...