Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ressolda bga com soprador térmico 2

Avalie este tópico:

carlos

Posts em destaque

• Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

amigo geralmente alguns faço no soprador e nao tenho dor de cabeça com retorno. posso garantir e provar. tanto que o note que foi feito o reparo esta aqui funcionando ate hj,

amigo na garrafa azul e alcool isopropílico, e na seringa e uma pasta de solda soldatec muito boa por sinal ajuda na fixação das esferas soldagem e não mancha a placa e o soprador atinje em media uns 500° . aaa já fiz tbm placas de vídeo nesse mesmo processo ai. mas pra isso treinei e estudei muito pra chegar nesse ponto.

Snapshot_20140322.JPG.360a97b062963e3c892b439696fbce4e.JPG

375089_191975804286761_936358638_n.jpg.15f742c599724a7d86a372ebe144c413.jpg

428639_191975817620093_306789915_n.jpg.29d06852bde72d89a0d00743eb91bcff.jpg

524569_191975767620098_1490544819_n.jpg.168fe54fdfeacd7f60fdcb9d93424611.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tecnica é otima e ele domina muito bem, tanto que ele fez rapidinho... O problema é arriscar essa técnica sem treinamento em uma maquina de cliente e perder a placa. E ai consegui outra placa ficaria bem mais dificil. Ainda corre-se o perigo do soprador espalhar ou arrancar varios smd. Nem sempre o outro lado da placa está livre de componentes, e isso dificulta usar jato de ar sem arrancar os smds. É bom treinar bastante em sucatas antes de arriscar em uma placa tipo DELL, SONY HP etc... já usei essa tecnica e salvei algumas placas mas só arrisco quando não ha mais nada a perder e com autorização do cliente. Mas treinei bastante em umas STI antiga da vida. Más estou invertindo em uma maq. de bga.

Link para o comentário

Já havia pensado em fazer um procedimento parecido com este, pois vi um vídeo de uma maquina de uns R$40.000,00

para soldar, dessoldar, alinhar chipset por câmera e laser, com tela com touch-screen e mais um monte função,

Pensei no tempo que uma máquina dessas demoraria para se pagar, se realmente valeria a pena, etc...

Legal o teu método, enquanto a vida útil da placa, ainda não sei responder. Mas também como a maioria dos eletrônicos

são feitos (parece até que maliciosamente) para durar cerca de 3 anos ou menos, a não ser que você tenha "bala na agulha"

para comprar um eletrônico de primeira linha.

Se você tem capacidade de fazer isto com meios importunos, Brasil !

Abraço

Link para o comentário

carlos, tem sim..coloca 2 termometros um encima e outro embaixo durante o processo que vc vai ter as temperaturas da placa...uma outra coisa...ele nao usou pre-aquecimento nao informou se colocou na estufa p/ tirar a umidade, assim é um processo arriscado, se ele ler aqui no forum ele vai melhorar muitooo a tecnica que ele ja tem...so nao pode ter preguiça de ler um pouco...eu estou fazendo aqui conforme li no forum e estou tendo sucesso, outra coisa que faltou ai foi aterramento, pelo que eu vejo ninguem usa isso da forma que deveria, se ele estivesse descalço nesse dia ai e esfrega-se aquele pano na mao e depois pega-se a placa, a chance de fritar algo seria grande...

Amigo perde um domingo ai p/ ler todo o material que tem no forum que vc vai ficar mais profissa...abraços..

boa sorte..

Link para o comentário

nao fiz o vídeo com intuito profissional mas sim como uma brincadeira num momento sem fazer nada em casa. ai vc v que nao usei termômetro, nao usei estufa tao pouco aterramento e a placa saiu limpa e dando vídeo e ate hj a maquina esta aqui funcionando.

mas seria bom os amigos do forum fazer ai um vídeo pra gente ver a forma de cada um na  hra de refazer um chipset.  como mostrar o tempo que leva como a placa fica e se vai da video no final do vídeo sem cortes. eu mesmo nao cortei o  video nao troquei chipset fiz na certeza que iria funcionar e provei isso em 20 minutos.

Link para o comentário

Bom o vídeo esta disponível de novo !  , valorizo quem consegue realizar um trabalho com resultado de alto nível profissional, com o minimo de recurso, e você prova isto no vídeo, entendi muito bem sua intenção, focou na execução de um reballing com soprador de forma rápida , interessando somente o resultado do retrabalho na mb.

Carlos, você  usa o soprador na temperatura máxima em todas as etapas ou varia em algum momento ? ,  por favor nos passe estes detalhes pra também termos sucesso usando seu método, obrigado e tome jóinha.

Link para o comentário

.bom respondendo suas perguntas, uso o soprador na potencia máxima e como minha mente já esta gravado o tempo que cada chip e placa suporta o calor e o tempo pra tirar o mesmo. minha dica e como cada soprador e uma potencia diferente e a corrente de cada lugar varia muito ai o segredo e compre um soprador bom comece a treinar com ele em placas velhas e va gravando isso na sua memoria pois vc como tempo vai absorver tudo isso e terá sucesso na pratica.

em breve estarei fazendo outro vídeo. com um chip maior

criticar e  fácil quero ver e fazer melhor.

Link para o comentário

Poxa carlos, eu vi tu tirando o chip aí em menos de 5min e eu aqui até com 15min ainda estrago os pads das placas... eu estou estudando várias formas de se fazer isto inclusive já estou projetanto um pequeno pre-aquecedor para trabalhar (por  baixo da placa) junto com a estação de ar quente.

Pelo menos uma coisa eu já comprovei, como eu utilizo uma estação de ar quente, o bico tem que ser no mínimo do tamanho do chip... mas estou tentando e logo conseguirei. Valeu!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...