Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
ispectro

asrock z77 Pro4 - não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

ispectro    35

Boa Noite galera!

estou com essa placa que está morta... eu encontro os 3.3v no botão do power e quando fecho o curto ele cai para 0... mas mesmo assim a placa não liga... não tem nada aquecendo de mais.. o olhometro a principio está tudo certo...

fiz um teste de fazer um jumper na fonte ( fio verde com preto ) pra ligar na marra.. e ela liga normal fica girando o cooler tudo certinho... nada esquenta a principio tudo normal... eu só não tenho o processador aqui pra poder testar ela com ele...

ps: verifiquei o i/o (pino 1 = 3vcc) no datasheet e ele não tem os 5v.. acredito que esteja ai o problema..

alguem tem alguma ideia do por que ela nao ligar pelo botao do power normal ?

obrigado!

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
Gilson Macedo    2.696

Troque o cristal de 32k que está próximo ao chipset. Veja se no pino power on da placa você encontra a tensão, caso não encontre pode ser algo nessa linha. Faça o jumper e veja se o chipset esquenta e se tem a tensão normal.

Compartilhar este post

Link para este post
edgles    12

troca o cristal 32k como amigo falou para tira a duvida, mas ver se tem algum fet ou capacitor smd  em curto no circuito do vcore, porque as vezes quando a placa so liga com o jamper  pode ser curto

Compartilhar este post

Link para este post
ispectro    35

Opa... então a noite vou tentar trocar o cristal de 32(geralmente aquele tubular né?) .. vi com um amigo, o sinal de 5v que tem que ir no vcc do i/o vem direto da fonte.. mas tem algumas placas que passa por alguns componentes antes de chegar no i/o..

alguem teria o esquema dessa placa? ja tentei procurar e não acho.. achar esquema de placa desktop é meio tenso pelo que eu vejo...

o circuito do vcore a principio esta todo ok... quando faco o jumper e ela liga, tenho 12v nos fets de alta e tenho 1.0v nos de baixa.. entao o vcore acredito que está correto...

obrigado pela ajuda desde ja!

grande abraço!

Compartilhar este post

Link para este post
ispectro    35

Bom pessoal, troquei o cristal de 32k e nada... chequei devolta o i/o e realmente os dois pinos vcc que seria a alimentacao dele estao zerados.. ele tem 5v no pson....

acredito que seja algum transistor ou algo aberto para n chegar esses 5v da fonte para alimentar o i/o...

image.php?di=KSF2

os transistor que geramente passa esses 5v e depois vai para o i/o seriam esses no quadrado vermelho?

complicado sem o esquema hehe

abraço galera!

Compartilhar este post

Link para este post
alejeff    103

1- O Chip de I/O tem que estar energizado.. Se não estiver conforme vc mencionou, não adiantaria trocar o Xtal 32 Khz...Sem diagrama o jeito é verificar o funcionamento de todos os transistores.

Compartilhar este post

Link para este post
ispectro    35

neste circuito de transistores tem alguns com 5v em determinado pino alguns com 3v...

perto do pino vcc e ao redor ali do i/o tenho alguns componentes com 5v com 3v.. só que nao da de saber direito se é capacitor ou bobina...nao diz nada na placa...

realmente nao sei o que fazer com essa placa.. e nao encontro o esquema dela =/

Compartilhar este post

Link para este post
Gilson Macedo    2.696

ispectro, já estivemos em outro tópico e eu o alertei sobre a questão do bios, Creio que cabe aqui também um alerta: regrave o bios dessa placa. Tenho alguns exemplos de placas que não tinham tensão em um determinado ponto, mas que com a regravação do bios essa tensão voltou

Compartilhar este post

Link para este post
ispectro    35

Certo... Olha o que achei estranho é que perto do I/O existe um componente que eu acho que é uma bobina.. Ele é igual um capacitor smd mas é preto... A placa n tem serigrafia.. E se for uma bobina ela n marca curto... Medi em outras placas esse mesmo componente e marca curto nas outras..

Minha duvida eh o seguinte: mesmo se for uma bobina, em um lado dela deveria chegar alguma voltagem? Mesmo ela estando com problema? Que no meu caso n chega nada...

Obrigado pessoal!

Compartilhar este post

Link para este post
Gilson Macedo    2.696

ispectro, você pode testar a bobina (caso seja) na escala de diodo, ou na escala de X1 no multímetro analógico, mas para apresentar voltagem é necessário que a placa ligue, e como essa placa não está ligando, então não tem como saber.

Compartilhar este post

Link para este post
ispectro    35

Sim.. No teste de diodo ela n fecha curto (fica bipando), ela me da um valor se nao me engano de uns 700..  Peguei uma outra placa qualquer e medi esse componente ali por perto do I/O.. La fecha curto.. Por isso acho que eh uma bobina.. Mas entao n tem como ter certeza sem o esquema da placa ?

Obrigado gilson!

Compartilhar este post

Link para este post
Gilson Macedo    2.696

Sem o que esquema e sem serigrafia na placa fica difícil. Mas como eu disse, nas placas de desktop essa tensão que você espera ter, só irá aparecer se placa ligar. São como algumas tensões "suspend " em notebooks, que só aparecem após a inicialização.

Compartilhar este post

Link para este post
ispectro    35

Entendi..

Bom nao sei se adianta trocar, porque mesmo se for uma bobina e ela estiver aberta, deveria ter alguma tensao em um dos lados..

Vou ver se consigo levar a placa pra um amigo dar uma olhada, se nao nao tenho muito o que fazer hehe

Compartilhar este post

Link para este post
ispectro    35

Opa tenho sim.. Cheguei a baixar ontem no site da asrock.. Mas mesmo baixando o .exe nao consegui extrair o arquivo da bios.. Tentei com o 7-zip e com o universal extractor...

Nao vi outro tipo de arquivo no site que desse para baixar...

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...