Jump to content
djsync

notícia Novo tipo de laser desobedece leis da física

Rate this topic

Recommended Posts

Pacotes de ondas do espaço-tempo

Pesquisadores desenvolveram um novo tipo de feixe de laser que não segue os princípios longamente aceitos sobre como a luz se propaga e refrata quando atinge objetos.

 

Isso pode ter implicações enormes para as tecnologias de comunicação óptica e para as aplicações do laser em geral.

Os novos feixes de laser, batizados de "pacotes de ondas do espaço-tempo", seguem regras diferentes quando refratam, ou seja, quando passam por diferentes materiais.

 

Normalmente, a luz fica mais lenta quando sai de um meio para um outro meio mais denso - como quando ela sai do ar e entra em um vidro, por exemplo.

"Em contraste, os pacotes de ondas do espaço-tempo podem ser arranjados para se comportar da maneira usual, ou para não mudar sua velocidade de forma alguma, ou mesmo para acelerar anormalmente em materiais mais densos. Dessa forma, esses pulsos de luz podem chegar a diferentes pontos no espaço ao mesmo tempo.

 

010115200810-foco-voador.jpg.1526fedb0778a740b1f3516d41bc3d5f.jpg

A demonstração lembra outro feito recente, quando um "foco voador" fez o laser saltar 50 vezes mais rápido que a luz comum.

[Imagem: Eugene Kawaluk/University of Rochester]

 

"Pense em como uma colher dentro de um copo cheio de água parece quebrada no ponto em que a água e o ar se encontram. A velocidade da luz no ar é diferente da velocidade da luz na água. Com isso, os raios de luz acabam se curvando após cruzarem a superfície entre o ar e a água e, portanto, a colher parece torta. Esse é um fenômeno bem conhecido, descrito pela Lei de Snell," explicou o professor Ayman Abouraddy, da Universidade Central da Flórida, nos EUA.

 

Com o novo laser, a coisa não funciona bem assim: Embora a Lei de Snell ainda se aplique, a mudança que normalmente ocorre na velocidade da luz não é mais aplicável ao laser do espaço-tempo. Isso também contraria o Princípio de Fermat, que afirma que a luz sempre viaja de tal forma a seguir o caminho mais curto.

 

 

Pulso de luz

A equipe criou os pacotes de onda do espaço-tempo usando um dispositivo conhecido como "modulador espacial de luz" para reorganizar a energia de um pulso de luz de modo que suas propriedades no espaço e no tempo não sejam mais separadas.

Isso permite controlar a "velocidade de grupo" do pulso de luz, que é aproximadamente a velocidade na qual o pico do pulso de luz viaja - mexer no perfil desses pulsos de luz já permitiu diminuir a velocidade da luz no ar e criar pulsos superluminais que viajam mais rápido que a própria luz.

 

"O que descobrimos aqui é que, não importa quão diferentes sejam os materiais pelos quais a luz passa, sempre existe um de nossos pacotes de onda do espaço-tempo que pode cruzar a interface dos dois materiais sem alterar sua velocidade. Então, não importa quais sejam as propriedades desse meio, [o pulso] atravessará a interface e continuará como se a interface não estivesse lá," disse Abouraddy.

 

Mensagens sem retardo

Para o campo das comunicações, essa inovação nos lasers significa que a velocidade de uma mensagem que viaja nesses pacotes de luz não é mais afetada por viajar através de diferentes materiais de diferentes densidades, seja o ar, o vidro da fibra óptica ou qualquer outro.

 

"Imagine um avião tentando se comunicar com dois submarinos à mesma profundidade, mas um está longe e o outro está perto; o que estiver mais longe experimentará um retardo maior [na recepção da mensagem] do que o que está por perto," explicou Abouraddy. "Descobrimos que podemos fazer com que nossos pulsos se propaguem de forma que cheguem aos dois submarinos ao mesmo tempo. Na verdade, agora a pessoa que envia o pulso não precisa nem mesmo saber onde estão os submarinos, desde que eles estejam à mesma profundidade.

 

Todos os submarinos receberão o pulso ao mesmo tempo, de forma que você poderá sincronizá-los às cegas, sem saber onde eles estão."

 

fonte: inovacaotecnologica.com.br

  • Like 5
  • Nice 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Rods
      Esse é um chamado técnico bom de resolver!!
       
      https://www.techtudo.com.br/google/amp/noticias/2020/09/tv-antiga-deixou-cidade-inteira-sem-internet-pela-manha-por-18-meses.ghtml
    • By roobsaibot
      conheci o eletronicabr no google procurando por esquemas elétricos, sou técnico de informática, e terminei recentemente um curso de eletrônica e pretendo ampliar meus conhecimentos na área e contribuir aqui no fórum também sempre que possível.
      fiz também um curso de manutenção em smartphones andoid e iphone. mas por morar em interior e muito dificil peças já que existe milhares de modelos diferentes, tornando inviável pôs celular cliente que que resolva na hora.
    • By jojomanjo58
      💥Essa daqui vai para os fãs de um futebol! 💥

      Quando virar pai, se eu puder dizer uma coisa ao meu filho sobre essa quarentena, com certeza será: foi o ano em que joguei tudo que tinha para jogar em relação a futebol. Eu não estou brincando.
      .
       Segue a lista dos jogados até agora: Brasfoot, Sokker, FIFA , PES... Enjooei tanto desses que fui procurar por novos, e deu vontade de compartilhar esse com vcs!
      (afinal, jogo bom merece ser promovido)
      .
      Estou falando desse cara aqui:  br.footballteamgame.com/join
      .
      Simplismente é o browser game que mais estou ansioso para jogar nesse ano, e acho q vcs vão gostar. Digo ansioso pq ele está para lançar mês que vem. Nele, a ideia é que criemos um jogador, gerenciemos um time e treinemos as habilidades do jogadores, entre outras coisas. Achei ele genial pq me pareceu q eles conseguiram misturar elementos de outros clássicos dessa pegada, sem deixar de lado o moderno e atual - dá até para montarmos um time com outras pessoas!
      .
      Bom, é isso, espero que curtam essa recomendação! Para desktop,  tbm ando jogando TF2, Foundation e Fall Guys, hehehhee.
      .
      Mas quem pilhar de se resgistrar nele, deixe o nick nos comentários, vai ser um prazer montar um time com vcs futuramente!
    • By elias.girardi
      Novo projetor pode ser colocado perto da parede para projeção — Foto: Divulgação/Epson
       
      O projetor Epson EpiqVision Ultra LS500 é o modelo mais recente da marca no mercado. Anunciado na última quarta-feira (16), o modelo chega para concorrer diretamente com o The Premiere, da Samsung, que foi revelado às vésperas da IFA 2020, em evento próprio. O modelo da Epson fica próximo à parede na qual vai exibir as imagens, que podem chegar a até 120 polegadas e têm resolução 4K.
       
      Com Android TV, o produto promete substituir uma smart TV, oferecendo os principais apps de streaming do mercado, como Netflix, Amazon Prime Vídeo, entre outros. Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o produto já está à venda nos Estados Unidos por US$ 4.999, cerca de R$ 26.200 na cotação atual, sem frete e possíveis impostos.
       
      O grande diferencial do EpiqVision é poder ser montado muito perto da área de projeção, o que dispensa a instalação de suportes adicionais e impede que pessoas atrapalhem a exibição passando na frente, por exemplo. A distância adequada para projetar em 120” é de cerca de 85 cm.
       
      Ao todo, o projetor tem medidas de 45,72 x 37,33 x 20,82 cm e pesa, ao todo, 9,29 kg. O produto pode transmitir em até 4K com brilho de 4.000 lumens, além de contraste em 2.000.000:1. O modelo também promete imagens em 3D através de óculos especializados.
       

      Projetor da Epson funciona "colado" à parede e tem design premium — Foto: Divulgação/Epson
       
      A TV possui ainda processamento HDR avançado de 10 bits e três chips 3LCD, sendo capaz de exibir todo o espectro de cores no padrão Rec. 709. A imagem também terá a capacidade de processar vídeos do analógico para digital em tempo real.
       
      A compatibilidade com Android TV é outro diferencial do modelo. Isto permite ao projetor rodar diversos tipos de apps, seja para assistir a filmes e séries via streaming ou ouvir músicas em serviços como Spotify e Deezer, entre outros. O projetor também conta com um controle remoto que permite acessar o Google Assistente para comandos de voz, entre outras possibilidades.
       
      O produto também traz alto-falantes em estéreo com 10 Watts RMS de potência. O número fica na média de televisores de entrada, mas deve ser suficiente para ambientes menores. Apesar disso, para compensar as 120 polegadas, deve ser mais interessante conectar uma caixa de som via cabo P2, ou até uma soundbar via HDMI.
       
      Vale ressaltar que a fabricante não fala sobre conectividades Bluetooth e Wi-Fi, trazendo como interfaces apenas uma porta LAN, três HDMI 2.0 de até 18 Gb/s e duas entradas USB tipo A.
       
      Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/09/projetor-epson-promete-substituir-tv-com-imagens-de-ate-120-polegadas.ghtml
    • By msgrillo
      essa tv eu ligo e ela funciona normal. apos desligar, nao liga imediatemente de novo. tem q esperar horas pra religar.
      acontece depois de muito tempo ligado, mas ja aconteceu depois de apenas um minuto ligada.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...