Jump to content
djsync

notícia O que é a taxa de atualização de um monitor de TV ou monitor de computador?

Rate this topic

Recommended Posts

O que significa taxa de atualização e como isso afeta os jogos? Explicamos os monitores de 144Hz e além, e por que mais hertz nem sempre é melhor (mas geralmente é).

 

1189788110_monitor-27-gamemax-144hz-1ms-gmx27c144-preto-1533323398377_1000x1000fill_ffffff.thumb.png.50a11d859e1a0682e2cc51df655b1d6a.png

 

A taxa de atualização é a referência para os gamers escolherem um monitor há muitos anos. Se você não sabe o que é exatamente essa taxa de atualização, e como ela se relaciona com outros aspectos da tecnologia de monitores, como tipo de painel e tempo de resposta, aqui vamos tentar explicar isso da forma mais didática possível.

 

O que é taxa de atualização?

 

A taxa de atualização de um monitor é a velocidade na qual a imagem do monitor é atualizada. Quanto mais rápida a taxa de atualização, mais vezes a imagem pode ser atualizada a cada segundo, e mais suave será a imagem. Esse número de alterações por segundo é medido em hertz (Hz).

 

O nível geralmente aceito de taxa de atualização que leva a uma imagem satisfatória depende do aplicativo. Os cinemas rodam em apenas 24Hz, enquanto os antigos padrões de TV PAL e NTSC rodam em 50Hz e 60Hz, respectivamente. Um monitor de PC típico terá uma taxa de atualização de 60Hz, mas os monitores gamers mais recentes podem chegar até 240Hz.

 

A busca por taxas de atualização maiores é crucial para os jogos, pois permite que a tela acompanhe os movimentos rápidos de um jogador. Por exemplo, um mouse moderno pode relatar sua posição até 1000 vezes por segundo, enquanto PCs modernos podem executar jogos competitivos, como Counter-Strike: Global Offensive ou Overwatch a centenas de quadros por segundo. Ter um monitor que possa acompanhar essa velocidade pode potencialmente dar ao jogador uma vantagem crucial de segundos.

 

750xNxalex-haney-xwkryosf8-c-unsplash.jpg.pagespeed_ic.fb701ac3b9.jpg.197ffa1c7e8b044fa778b4dcaf292b77.jpg

 

No entanto, há retornos decrescentes. Por um longo tempo, 144Hz foi a taxa de atualização de fato do monitor gamer padrão (porque é de 6 x 24Hz), mas agora estamos vendo painéis de 240Hz. Além disso, quando você atinge altos níveis na taxa de atualização, outros fatores se tornam mais visíveis quando se trata de tentar obter a imagem mais clara, como tempo de resposta e desfoque de movimento.

 

Tempo de resposta

O tempo de resposta é o tempo que um pixel demora mudar de uma cor para outra. Geralmente medido em milissegundos (ms), está diretamente relacionado à taxa de atualização, pois um monitor pode realmente atualizar sua imagem rapidamente apenas se os pixels puderem responder com rapidez suficiente. Um tempo de resposta de 16ms se traduz em um máximo teórico de uma taxa de atualização de 60Hz 1s / 60 = 16,6ms.

 

O tempo de resposta é o motivo pelo qual os monitores gamers ainda usam painéis TN LCD com ângulos de visão ruins, enquanto a maioria dos outros monitores e telas de LCD de smartphones, tablets e notebooks adotaram tecnologias melhores, como o IPS e VA. O TN LCD pode responder tão rapidamente quanto 1ms, enquanto as telas IPS mais rápidas demoram cerca de 4ms, sendo que a maioria demora 8ms ou mais.

 

Enquanto isso, o tempo de resposta é a grande vantagem que os monitores OLED têm sobre o LCD, e é a razão pela qual muitos gamers se empolgam com a possibilidade da tecnologia OLED ficar barata o suficiente para substituir o LCD nos monitores de computador.

 

A tecnologia LCDs funciona movendo fisicamente pequenos cristais embutidos na superfície da tela e, portanto, é relativamente lenta para responder. Os monitores OLED, por outro lado, são puramente eletrônicos, tornando-os várias ordens de magnitude mais rápidos - um painel OLED típico tem um tempo de resposta de apenas 0,01ms.

 

É importante levar em conta que não há um padrão de medida aceito. Geralmente, é medido por uma figura chamada cinza-a-cinza, que se refere ao tempo que um pixel leva para passar do cinza para branco e vice-versa, em vez de preto para branco, que leva mais tempo. Mas não há um padrão que defina isso.

 

Como tal, às vezes você pode ter situações em que um monitor 4 ms possa parecer muito mais lento que isso. Infelizmente, não há como testar isso além de ler comentários de pessoas que usaram os monitores.

 

Desfoque de movimento

Um dos efeitos de uma taxa de atualização lenta é que uma imagem pode parecer borrada. Isso pode acontecer por algumas razões diferentes.

O primeiro motivo é devido ao tempo de resposta. Com um tempo de resposta lento, os pixels podem demorar um pouco para fazer a transição completa. Isso pode resultar em uma imagem à direita ou fantasma atrás da nova. Quanto mais lenta a resposta dos pixels, maior a trilha e menos nítida a imagem.

 

O outro tipo de desfoque de movimento é o de rastreamento ocular. É aqui que seu cérebro pode perceber uma imagem embaçada, não porque seus olhos acompanham naturalmente o movimento de uma imagem na tela, mas porque a imagem é realmente estática, mesmo que seja por uma fração de segundo. Seus olhos acabam desfocando a imagem enquanto eles se movimentam.

 

Isso pode ser reduzido com uma taxa de atualização mais rápida. No entanto, ainda mais benefício é uma técnica conhecida como inserção de moldura preta. É aqui que uma imagem completamente em branco é inserida entre cada quadro, reduzindo o tempo de exibição e ocultando o efeito de seus olhos rastreando o movimento.

 

 A taxa de atualização é dobrada, mas sem a necessidade de informações adicionais sobre a imagem, e é por isso que funciona ao assistir a vídeos com taxa de atualização fixa nas TVs também.

 

750xNxfabio-silva-nmtm7knunqs-unsplash.jpg.pagespeed_ic.6b2db6b845.jpg.3c43b20d7af10b811bfcf7fb7ba31ecc.jpg

 

Como isso é feito depende do tipo de tecnologia da tela. As telas OLED podem simplesmente ligar e desligar, mas com o LCD, é a luz de fundo que é ligada e desligada.

 

O interessante desse efeito é que ele pode ser muito eficaz em monitores com tempos de resposta rápidos. Isso ocorre por quanto tempo a imagem é exibida, não pela rapidez com que ela pode ser alterada, e é por isso que ainda é eficaz, mesmo em displays OLED com tempos de resposta super rápidos.

 

Dito isto, a inserção de quadro preto tem uma vantagem dupla no que diz respeito ao LCD, uma vez que oculta o efeito fantasma do seu lento tempo de resposta.

 

Então, você precisa de uma taxa de atualização rápida?

Então, os monitores de jogos com taxa de atualização rápida valem a pena? Absolutamente. Se você joga jogos competitivos e rápidos, a sensação de resposta de um monitor de 100Hz + com um tempo de resposta inferior a 4ms é inegável, e pode lhe dar uma vantagem competitiva real.

 

Entretanto, se você não joga jogos competitivos multiplayer - principalmente FPS -, é melhor priorizar a qualidade da imagem sobre a taxa de atualização e o tempo de resposta.

 

De um modo geral, 60Hz é o mínimo para uma boa qualidade e sólida experiência em um monitor. Se você é um gamer, quanto maior a taxa de atualização, melhor. Para os jogadores, é importante ter uma taxa de atualização rápida para manter as coisas nítidas e os tempos de reação altos. As taxas de quadros mais rápidas nos jogos os tornam super suaves.

 

Mesmo para não jogadores, ficar abaixo de 60Hz começará a prejudicar sua experiência geral com o PC. Se você dissesse, 30Hz, são apenas 30 frames por segundo, o que não será ótimo. A boa notícia é que os 60Hz são uma opção viável atualmente.

Porém, à medida que você aumenta a resolução do seu monitor, diminui a taxa de atualização. Você não encontrará um monitor 4K com taxa de atualização de 240Hz no momento, por exemplo, mas encontrará um em 60Hz. Isso é algo para equilibrar, principalmente se você é gamer. Você tem que fazer um sacrifício em algum lugar.

 

Se você estava se perguntando sobre o que é o jargão, espero que essa história ajude. Se você é um jogador de PC, um monitor de 144Hz será um ótimo grito. Um jogador de console ou um usuário comum de PC vai se sair bem com 60Hz por enquanto. No entanto, se você está no limite e gosta de coisas mais rápido que rápido, 240Hz está chamando seu nome.

 

 E no caso das TVs?

A maioria das HDTVs tem apenas 60 hz. As taxas de atualização "mais altas" são devidas à Interpolação de Quadros, que, em resumo, cria quadros falsos para dar a aparência de taxas de atualização mais rápidas.

 

Mas comparar uma HDTV com uma taxa de atualização de 240 com um monitor que suporta 144 FPS seria uma enorme diferença, pois os quadros do monitor seriam muito mais claros. Se você está pensando em usar uma HDTV para um monitor, basta optar pelo modelo mais barato (120 vs 240+), pois você estará utilizando apenas os 60 FPS.

 

750xNxdavid-svihovec-zg-eid3ep-q-unsplash.jpg.pagespeed_ic.757e19b83a.thumb.jpg.092cb0c90e9efeccee3d4df689144096.jpg

 

Você não pode comparar uma HDTV com uma taxa de atualização muito alta com um monitor de 144 hz. O monitor que usa 144 hz, na verdade, usa 144 FPS (observando que o PC é poderoso o suficiente), enquanto uma HDTV de 240 hz (+) utiliza apenas 60FPS (ou menos, dependendo do conteúdo), enquanto insere "quadros falsos" para fornecer aparência semelhante ao monitor.

 

Portanto, uma TV com 60 hz é mais do que o suficiente.

 

fonte: oficinadanet.com.br

 

 

  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Rods
      Esse é um chamado técnico bom de resolver!!
       
      https://www.techtudo.com.br/google/amp/noticias/2020/09/tv-antiga-deixou-cidade-inteira-sem-internet-pela-manha-por-18-meses.ghtml
    • By SouzaJ
      Bom dia amigos, estou com um monitor LG W2253V apresentando diversos defeitos (ora ele liga funciona normal um tempo e depois só fica travado na logo LG, ora ele nem se quer liga e nem acende o painel, ora acende o painel mais não dá imagem) já substitui todos os capacitores da fonte, as tensões da fonte tudo ok.
       
      Estou desconfiado da BIOS, porém em minha cidade não tem eu encontrei no mercado livre mas fico com receio de comprar pagar frete e quando chegar for outro problema
       
      Alguem já pegou esse tipo de defeito para dar uma dica?
       
       
    • By jojomanjo58
      💥Essa daqui vai para os fãs de um futebol! 💥

      Quando virar pai, se eu puder dizer uma coisa ao meu filho sobre essa quarentena, com certeza será: foi o ano em que joguei tudo que tinha para jogar em relação a futebol. Eu não estou brincando.
      .
       Segue a lista dos jogados até agora: Brasfoot, Sokker, FIFA , PES... Enjooei tanto desses que fui procurar por novos, e deu vontade de compartilhar esse com vcs!
      (afinal, jogo bom merece ser promovido)
      .
      Estou falando desse cara aqui:  br.footballteamgame.com/join
      .
      Simplismente é o browser game que mais estou ansioso para jogar nesse ano, e acho q vcs vão gostar. Digo ansioso pq ele está para lançar mês que vem. Nele, a ideia é que criemos um jogador, gerenciemos um time e treinemos as habilidades do jogadores, entre outras coisas. Achei ele genial pq me pareceu q eles conseguiram misturar elementos de outros clássicos dessa pegada, sem deixar de lado o moderno e atual - dá até para montarmos um time com outras pessoas!
      .
      Bom, é isso, espero que curtam essa recomendação! Para desktop,  tbm ando jogando TF2, Foundation e Fall Guys, hehehhee.
      .
      Mas quem pilhar de se resgistrar nele, deixe o nick nos comentários, vai ser um prazer montar um time com vcs futuramente!
    • By elias.girardi
      Novo projetor pode ser colocado perto da parede para projeção — Foto: Divulgação/Epson
       
      O projetor Epson EpiqVision Ultra LS500 é o modelo mais recente da marca no mercado. Anunciado na última quarta-feira (16), o modelo chega para concorrer diretamente com o The Premiere, da Samsung, que foi revelado às vésperas da IFA 2020, em evento próprio. O modelo da Epson fica próximo à parede na qual vai exibir as imagens, que podem chegar a até 120 polegadas e têm resolução 4K.
       
      Com Android TV, o produto promete substituir uma smart TV, oferecendo os principais apps de streaming do mercado, como Netflix, Amazon Prime Vídeo, entre outros. Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o produto já está à venda nos Estados Unidos por US$ 4.999, cerca de R$ 26.200 na cotação atual, sem frete e possíveis impostos.
       
      O grande diferencial do EpiqVision é poder ser montado muito perto da área de projeção, o que dispensa a instalação de suportes adicionais e impede que pessoas atrapalhem a exibição passando na frente, por exemplo. A distância adequada para projetar em 120” é de cerca de 85 cm.
       
      Ao todo, o projetor tem medidas de 45,72 x 37,33 x 20,82 cm e pesa, ao todo, 9,29 kg. O produto pode transmitir em até 4K com brilho de 4.000 lumens, além de contraste em 2.000.000:1. O modelo também promete imagens em 3D através de óculos especializados.
       

      Projetor da Epson funciona "colado" à parede e tem design premium — Foto: Divulgação/Epson
       
      A TV possui ainda processamento HDR avançado de 10 bits e três chips 3LCD, sendo capaz de exibir todo o espectro de cores no padrão Rec. 709. A imagem também terá a capacidade de processar vídeos do analógico para digital em tempo real.
       
      A compatibilidade com Android TV é outro diferencial do modelo. Isto permite ao projetor rodar diversos tipos de apps, seja para assistir a filmes e séries via streaming ou ouvir músicas em serviços como Spotify e Deezer, entre outros. O projetor também conta com um controle remoto que permite acessar o Google Assistente para comandos de voz, entre outras possibilidades.
       
      O produto também traz alto-falantes em estéreo com 10 Watts RMS de potência. O número fica na média de televisores de entrada, mas deve ser suficiente para ambientes menores. Apesar disso, para compensar as 120 polegadas, deve ser mais interessante conectar uma caixa de som via cabo P2, ou até uma soundbar via HDMI.
       
      Vale ressaltar que a fabricante não fala sobre conectividades Bluetooth e Wi-Fi, trazendo como interfaces apenas uma porta LAN, três HDMI 2.0 de até 18 Gb/s e duas entradas USB tipo A.
       
      Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/09/projetor-epson-promete-substituir-tv-com-imagens-de-ate-120-polegadas.ghtml
    • By FDONATO
      Monitor dell e2210hc bios
      Sempre faça backup antes de gravar a bios.
      Uploader Enviado 22-09-2020 Categoria You are not allowed to view links. Sign in or sign up.  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...