Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Itautec W7410 - VME40 VME40MB 50 71608 22 VER 0.3 - Sem Sinal INVENA Inverter Enable

Avalie este tópico:

Gledson Jalles

Posts em destaque

Boa tarde pessoal, tudo joia?

Pessoal, recebi em meu laboratório um Itautec W7410 que ao apertar a tecla power ele ligava por 5 segundos e desligava. Nesse período não subia vídeo nem nada.

Desmontei-o e numa análise visual ví que a tecla power estava afundada, ou seja, sempre pressionada. Fiz a troca da mesma e agora o notebook liga e se mantém ligado.

O notebook mesmo ligando não apresentava vídeo, medi as tensões na placa e não tinha nenhuma tensão faltando. Ligando ele num monitor externo o vídeo apareceu, porém na tela do notebook não, descartei então a bios.

Testando numa tela 100% funcional, vi que subia vídeo, porém sem o Back Light (tudo apagado).

Medindo o circuito LVDS tenho todas as principais tensões necessárias para o conjunto funcionar, faltando somente o sinal INVENA (Inverter Enable de 3.3V) que vem do SIO (pino 25).

No SIO tenho todas as tensões de entrada pra poder liberar este sinal, mesmo assim nada dele.

Procurei em minhas sucatas e não achei, é um PMX 00F 9018. Procurei pelo ML e por lá também não encontrei novo, somente em sucatas.

Fiz uma ressolda no SIO pra descartar alguma solda fria e mesmo assim nada do sinal aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Moderador Global

@Gledson Jalles , se esse sinal INVENA está presente no SIO e não chega no conector CN1, ou o R335 está aberto ou a trilha rompida.     Se tiver tensão nos 2 pinos do resistor, só sobra a trilha.    Faça um teste de continuidade nela.

• Joinha 1
Link para o comentário

Após isso desliguei e liguei novamente o notebook, tensão de INVENA não apareceu.

Resolvi embeber a ponta de um cotonete em álcool isopropílico e passar sobre uma área menor e ver se a tensão subia novamente, foi quando passei sobre o resistor R327 e na serigrafia dos R331 e R336 que a tensão foi liberada hahahaha. Medi estes resistores e estão todos ok, nenhum alterado.

Link para o comentário

5 minutos atrás, curtolo disse:

@Gledson Jalles , se esse sinal INVENA está presente no SIO e não chega no conector CN1, ou o R335 está aberto ou a trilha rompida.     Se tiver tensão nos 2 pinos do resistor, só sobra a trilha.    Faça um teste de continuidade nela.

Então @curtolo, só tenho a tensão de INVENA no pino 5 se passo o álcool nessa área do R327, R331 e R336. Rsrs

Link para o comentário

1 minuto atrás, curtolo disse:

@Gledson Jalles , na mensagem #3 vc disse q ela estava presente.     Está presente ou não no pino 25 do SIO?

Então, a tensão ENBKL, pino 50 sim, está presente. A tensão de INVENA, pino 25 não está presente. Ela (INVENA) só aparece quando alcoolizo os resistores.

Link para o comentário

• Moderador Global

@Gledson Jalles , se vc não tem tensão no pino 25 do SIO, a não ser quando passa o álcool, provavelmente vc tem solda fria nele, como já ressoldou, retire o SIO, limpe bem o local e solde novamente.    Se o problema persistir, troque.    Mas eu insistiria um pouco mais em solda fria nessa região.     A hipótese de trilha rompida se torna mais remota pelo fato de vc não ter o sinal aparecendo no pino 25.

Link para o comentário

Então @curtolo, retirei o SIO e limpei os pads dele na placa, ressoldei o mesmo SIO e nada do sinal INVENA aparecer, somente na base do álcool mesmo rsrs. Estou achando essa placa muito instável, até pensei que houvesse a possibilidade de puxar esses 3V de algum lugar e mandar pro pino 5 do CN1, mas mesmo assim fico receoso, pois após ressoldar o SIO a placa mãe ficou quase 30 minutos sem ligar, depois desse tempo ela voltou a ligar (mas sem o sinal INVENA). Estou pensando seriamente em devolver essa máquina.

Link para o comentário

• Moderador Global

@Gledson Jalles , bom dia.    Tente uma ressolda nos componentes dessa região onde vc passa o álcool, e também no R335.

Sobre jogar 3V diretamente no pino 5, é uma possibilidade, mas não é o mais aconselhável, o correto seria restabelecer o sinal faltante.    Porém, quando não tem jeito, esse é o jeito.    Se resolver fazer isso, fique esperto com algum efeito colateral e avise o cliente.

Link para o comentário

4 horas atrás, curtolo disse:

@Gledson Jalles , bom dia.    Tente uma ressolda nos componentes dessa região onde vc passa o álcool, e também no R335.

Sobre jogar 3V diretamente no pino 5, é uma possibilidade, mas não é o mais aconselhável, o correto seria restabelecer o sinal faltante.    Porém, quando não tem jeito, esse é o jeito.    Se resolver fazer isso, fique esperto com algum efeito colateral e avise o cliente.

Verdade @curtolo, anteriormente havia testado todos estes componentes dessa linha e ressoldado todos eles, continuidade e valores todos ok, mas sem resultado algum. Fico realmente sem saber o que fazer, pois acredito que essa placa ainda tenha alguma trilha interna rompida próxima a este componentes. Fiz um teste e até tocando o dedo nesses resistores, a estática faz aparecer o sinal INVENA.

Quanto a puxar um jumper pro pino 5 seria uma possibilidade, mas em último caso e se o cliente quiser. Caso ele opte por querer, vou precisar de uma dica de como fazer, pois embora saiba que é possível eu nunca fiz.

Editado: por Gledson Jalles
Errei no quanto
Link para o comentário

• 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...