Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida O que é EC ou Clear ME? Como regravar?

Avalie este tópico:


3D Infoshop

Posts em destaque

Boa meus amigos.

Eu sempre tive uma dúvida quando surgiu o lance do EC, ex: BIOS + EC, ou BIOS + Clear ME. É uma coisa que eu já deveria saber faz muito tempo, mas como eu só tenho regravador de BIOS Genius G540, eu não entendi até hoje como eu regravo isso, o que é, e qual a diferença do arquivo EC, ou Clear para a BIOS.

Desculpem minha ignorância nesse assunto, mas alguém poderia me dar um feedbeck? 

Editado: por 3D Infoshop
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ec = Embedded controller = Controlador embutido

É a sigla designada para o super i/o, multi i/o ou seja um controlador com múltiplas funções de entrada e saída (i/o = input / output.

O que é região ME? 

Intel Management Engine é uma parte do BIOS / UEFI,  Management ou Trusted Execution Engine (CSME / CSTXE / ME / TXE, contém o firmware do motor que foi configurado para um sistema específico) e o BIOS. Que é responsável por ajustar o clock da CPU, EIST, estágios de economia de energia, etc.
podem ser Stock ou Extraído 
: RGN, imagens limpas / de estoque / não configuradas fornecidas pela Intel para OEMs
Extraídas : EXTR, imagens sujas / extraídas / configuradas de vários SPI / BIOS,  este firmware no sistema O chip SPI / BIOS é sempre EXTR.
Existem duas seções em CÓDIGO e DADOS do firmware Me .
Códigoé o firmware e os dados do motor onde todas as configurações específicas do sistema são armazenadas.
A seção DATA pode estar em um dos três estados: Não Configurado, Configurado ou Inicializado.

 

Para fazer limpeza da região me, precisa de um software, existe o FIT = flash image tools (para cada região existe a versão do fit a ser usada). Em inúmeros casos podemos usar o me inject, também há um software chamado lbe++, onde tenho alguns tópicos mostrando suas funcionalidades.

Para gravar o ec necessita-se de um programador específico, existem alguns no mercado, tais como svod3, rt809h, vertyanov.

 

Espero  ter ajudado a esclarecer suas dúvidas

Editado: por Átomos
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@3D Infoshop 

seu tópico foi movido para a área correta » Treinamento Notebooks

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/07/2021 às 09:50, Átomos disse:

Ec = Embedded controller = Controlador embutido

É a sigla designada para o super i/o, multi i/o ou seja um controlador com múltiplas funções de entrada e saída (i/o = input / output.

O que é região ME? 

Intel Management Engine é uma parte do BIOS / UEFI,  Management ou Trusted Execution Engine (CSME / CSTXE / ME / TXE, contém o firmware do motor que foi configurado para um sistema específico) e o BIOS. Que é responsável por ajustar o clock da CPU, EIST, estágios de economia de energia, etc.
podem ser Stock ou Extraído 
: RGN, imagens limpas / de estoque / não configuradas fornecidas pela Intel para OEMs
Extraídas : EXTR, imagens sujas / extraídas / configuradas de vários SPI / BIOS,  este firmware no sistema O chip SPI / BIOS é sempre EXTR.
Existem duas seções em CÓDIGO e DADOS do firmware Me .
Códigoé o firmware e os dados do motor onde todas as configurações específicas do sistema são armazenadas.
A seção DATA pode estar em um dos três estados: Não Configurado, Configurado ou Inicializado.

 

Para fazer limpeza da região me, precisa de um software, existe o FIT = flash image tools (para cada região existe a versão do fit a ser usada). Em inúmeros casos podemos usar o me inject, também há um software chamado lbe++, onde tenho alguns tópicos mostrando suas funcionalidades.

Para gravar o ec necessita-se de um programador específico, existem alguns no mercado, tais como svod3, rt809h, vertyanov.

 

Espero  ter ajudado a esclarecer suas dúvidas

 

 

Obrigado meu amigo, me esclareceu muito, agradeço muito por sua explicação e por seu tempo. Tenha um bom dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franklin Ericles Não achei tão caro assim. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...