Postado 6 de Julho de 2021 4 anos Boa meus amigos. Eu sempre tive uma dúvida quando surgiu o lance do EC, ex: BIOS + EC, ou BIOS + Clear ME. É uma coisa que eu já deveria saber faz muito tempo, mas como eu só tenho regravador de BIOS Genius G540, eu não entendi até hoje como eu regravo isso, o que é, e qual a diferença do arquivo EC, ou Clear para a BIOS. Desculpem minha ignorância nesse assunto, mas alguém poderia me dar um feedbeck? Editado: 6 de Julho de 2021 4 anos por 3D Infoshop
Postado 6 de Julho de 2021 4 anos Ec = Embedded controller = Controlador embutido É a sigla designada para o super i/o, multi i/o ou seja um controlador com múltiplas funções de entrada e saída (i/o = input / output. O que é região ME? Intel Management Engine é uma parte do BIOS / UEFI, Management ou Trusted Execution Engine (CSME / CSTXE / ME / TXE, contém o firmware do motor que foi configurado para um sistema específico) e o BIOS. Que é responsável por ajustar o clock da CPU, EIST, estágios de economia de energia, etc. podem ser Stock ou Extraído : RGN, imagens limpas / de estoque / não configuradas fornecidas pela Intel para OEMs Extraídas : EXTR, imagens sujas / extraídas / configuradas de vários SPI / BIOS, este firmware no sistema O chip SPI / BIOS é sempre EXTR. Existem duas seções em CÓDIGO e DADOS do firmware Me . Códigoé o firmware e os dados do motor onde todas as configurações específicas do sistema são armazenadas. A seção DATA pode estar em um dos três estados: Não Configurado, Configurado ou Inicializado. Para fazer limpeza da região me, precisa de um software, existe o FIT = flash image tools (para cada região existe a versão do fit a ser usada). Em inúmeros casos podemos usar o me inject, também há um software chamado lbe++, onde tenho alguns tópicos mostrando suas funcionalidades. Para gravar o ec necessita-se de um programador específico, existem alguns no mercado, tais como svod3, rt809h, vertyanov. Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas Editado: 6 de Julho de 2021 4 anos por Átomos
Postado 6 de Julho de 2021 4 anos @3D Infoshop seu tópico foi movido para a área correta » Treinamento Notebooks Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »
Postado 8 de Julho de 2021 4 anos Autor Em 06/07/2021 às 09:50, Átomos disse: Ec = Embedded controller = Controlador embutido É a sigla designada para o super i/o, multi i/o ou seja um controlador com múltiplas funções de entrada e saída (i/o = input / output. O que é região ME? Intel Management Engine é uma parte do BIOS / UEFI, Management ou Trusted Execution Engine (CSME / CSTXE / ME / TXE, contém o firmware do motor que foi configurado para um sistema específico) e o BIOS. Que é responsável por ajustar o clock da CPU, EIST, estágios de economia de energia, etc. podem ser Stock ou Extraído : RGN, imagens limpas / de estoque / não configuradas fornecidas pela Intel para OEMs Extraídas : EXTR, imagens sujas / extraídas / configuradas de vários SPI / BIOS, este firmware no sistema O chip SPI / BIOS é sempre EXTR. Existem duas seções em CÓDIGO e DADOS do firmware Me . Códigoé o firmware e os dados do motor onde todas as configurações específicas do sistema são armazenadas. A seção DATA pode estar em um dos três estados: Não Configurado, Configurado ou Inicializado. Para fazer limpeza da região me, precisa de um software, existe o FIT = flash image tools (para cada região existe a versão do fit a ser usada). Em inúmeros casos podemos usar o me inject, também há um software chamado lbe++, onde tenho alguns tópicos mostrando suas funcionalidades. Para gravar o ec necessita-se de um programador específico, existem alguns no mercado, tais como svod3, rt809h, vertyanov. Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas Obrigado meu amigo, me esclareceu muito, agradeço muito por sua explicação e por seu tempo. Tenha um bom dia.
Postado 8 de Julho de 2021 4 anos já vi um cara ensinando como regravar I/O's usando uma gravadora de BIOS simples, porém é possível apenas a gravação e somente! achei bem interessante! link do artiho
Postado 12 de Julho de 2021 4 anos @Franklin Ericles Não achei tão caro assim. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 17 de Julho de 2021 4 anos Autor Em 12/07/2021 às 15:35, Gilson Macedo disse: @Franklin Ericles Não achei tão caro assim. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Muito bom esse preço, vou tentar convencer a loja comprar. Obrigado a todos.
Postado 12 de Janeiro de 2023 3 anos @Átomos Olá... Pode me ajudar com uma duvida, por favor...??? Estou com um Bios que usa a versão 14.0.37.1165, porem não encontro uma versão RGN somente a EXTR. Qual o melhor caminho nestes casos...? Obrigado
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.