Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

O que é EC ou Clear ME? Como regravar?

Featured Replies

Postado

Boa meus amigos.

Eu sempre tive uma dúvida quando surgiu o lance do EC, ex: BIOS + EC, ou BIOS + Clear ME. É uma coisa que eu já deveria saber faz muito tempo, mas como eu só tenho regravador de BIOS Genius G540, eu não entendi até hoje como eu regravo isso, o que é, e qual a diferença do arquivo EC, ou Clear para a BIOS.

Desculpem minha ignorância nesse assunto, mas alguém poderia me dar um feedbeck? 

Editado: por 3D Infoshop

Postado

Ec = Embedded controller = Controlador embutido

É a sigla designada para o super i/o, multi i/o ou seja um controlador com múltiplas funções de entrada e saída (i/o = input / output.

O que é região ME? 

Intel Management Engine é uma parte do BIOS / UEFI,  Management ou Trusted Execution Engine (CSME / CSTXE / ME / TXE, contém o firmware do motor que foi configurado para um sistema específico) e o BIOS. Que é responsável por ajustar o clock da CPU, EIST, estágios de economia de energia, etc.
podem ser Stock ou Extraído 
: RGN, imagens limpas / de estoque / não configuradas fornecidas pela Intel para OEMs
Extraídas : EXTR, imagens sujas / extraídas / configuradas de vários SPI / BIOS,  este firmware no sistema O chip SPI / BIOS é sempre EXTR.
Existem duas seções em CÓDIGO e DADOS do firmware Me .
Códigoé o firmware e os dados do motor onde todas as configurações específicas do sistema são armazenadas.
A seção DATA pode estar em um dos três estados: Não Configurado, Configurado ou Inicializado.

Para fazer limpeza da região me, precisa de um software, existe o FIT = flash image tools (para cada região existe a versão do fit a ser usada). Em inúmeros casos podemos usar o me inject, também há um software chamado lbe++, onde tenho alguns tópicos mostrando suas funcionalidades.

Para gravar o ec necessita-se de um programador específico, existem alguns no mercado, tais como svod3, rt809h, vertyanov.

Espero  ter ajudado a esclarecer suas dúvidas

Editado: por Átomos

Postado

@3D Infoshop 

seu tópico foi movido para a área correta » Treinamento Notebooks

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico » 4Rds7S

Postado
  • Autor
Em 06/07/2021 às 09:50, Átomos disse:

Ec = Embedded controller = Controlador embutido

É a sigla designada para o super i/o, multi i/o ou seja um controlador com múltiplas funções de entrada e saída (i/o = input / output.

O que é região ME? 

Intel Management Engine é uma parte do BIOS / UEFI,  Management ou Trusted Execution Engine (CSME / CSTXE / ME / TXE, contém o firmware do motor que foi configurado para um sistema específico) e o BIOS. Que é responsável por ajustar o clock da CPU, EIST, estágios de economia de energia, etc.
podem ser Stock ou Extraído 
: RGN, imagens limpas / de estoque / não configuradas fornecidas pela Intel para OEMs
Extraídas : EXTR, imagens sujas / extraídas / configuradas de vários SPI / BIOS,  este firmware no sistema O chip SPI / BIOS é sempre EXTR.
Existem duas seções em CÓDIGO e DADOS do firmware Me .
Códigoé o firmware e os dados do motor onde todas as configurações específicas do sistema são armazenadas.
A seção DATA pode estar em um dos três estados: Não Configurado, Configurado ou Inicializado.

Para fazer limpeza da região me, precisa de um software, existe o FIT = flash image tools (para cada região existe a versão do fit a ser usada). Em inúmeros casos podemos usar o me inject, também há um software chamado lbe++, onde tenho alguns tópicos mostrando suas funcionalidades.

Para gravar o ec necessita-se de um programador específico, existem alguns no mercado, tais como svod3, rt809h, vertyanov.

Espero  ter ajudado a esclarecer suas dúvidas

Obrigado meu amigo, me esclareceu muito, agradeço muito por sua explicação e por seu tempo. Tenha um bom dia.

Postado

já vi um cara ensinando como regravar I/O's usando uma gravadora de BIOS simples, porém é possível apenas a gravação e somente! achei bem interessante!

link do artiho

• 1 ano depois...
Postado

@Átomos Olá...

Pode me ajudar com uma duvida, por favor...???

Estou com um Bios que usa a versão 14.0.37.1165, porem não encontro uma versão RGN somente a EXTR.

Qual o melhor caminho nestes casos...?

Obrigado

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.