Postado 25 de Agosto de 2021 4 anos Boa tarde caros colegas, estou com esse modelo nas minhas mãos que já substituí os que estavam queimados mais um eletrolítico estufado e dois IRF 540, mas sempre que ligo no botão, mesmo sem carga, estoura um ou dois IRF 8010, de um módulo em dissipadores de dois em dois. Gostaria que me disponibilizassem algum Norte, como um diagrama ou Tuto. Desde já agradeço.
Postado 25 de Agosto de 2021 4 anos Autor Não tinha me atentado ao detalhe das saídas, apesar de estar queimando sem eu ligar carga nenhuma. Amanhã vou fazer alguns testes no sinal e relé de saída de tensão. Obrigado
Postado 25 de Agosto de 2021 4 anos @naldo silva @Lacerdaclaudio , boa noite Os resistores de gate abertos também podem causar a queima. Sem o resistor o fet, como tem uma impedancia muito alta , pode entrar em condução Além da saída , pode ser que o trafo esteja em curto. , Para testar alimento ele com um transformador de nobreak (sucata) , alimentado com uma lâmpada serie , solto todos os fios do trafo do no break e alimento ele pelos fios dos braços , ou seja braço de um trafo ligado aos fios dos braços do outro , se a lâmpada serie acender forte é porque o trafo esta em curto. Antes de conectar as baterias para testar , uso uma fonte de 6 ampere ( também feita de sucata) , caso vove não tenha a fonte use um resistor de 0R1 em serie com a bateria, em caso de falha o resistor aquece e abre. Sem os fets ligue o equipamento e meça a tensão nos gates, pode ser que algum transistor de drive esteja em curto. Para teste não é necessário montar todos os fets , se não for colocar carga somente 1 é suficiente Veja também os diodos do circuito do carregador/desmagnetizador. Espero ter ajudado , qualquer duvida entre em contato.
Postado 25 de Agosto de 2021 4 anos Você tem que substituir todos os MOSFET pois quando entra em curto um ou dois, pode deixar outros com fuga. Você tem que testar os BC 337 pois pode ter algum em curto. Verifique capacitor eletrolítico próximo. Você retira todos os MOSFETs e testa a frio. Coloque a ponteira vermelha no Gate e feche curto com o Dreno, enquanto vc passa a ponteira preta no source, isso vai ativar o MOSFET para desativar é fazer o contrário. Se não estiver ativando, tá com defeito. Mas tmb pode tá ativando e algum defeito interno, tipo fuga do diodo.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.