Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung RV411 BD4BR - Scala2 14R-VE Rev.1.1 BA41-01885A GBM - Não Carrega a bateria, mas reconhece

Avalie este tópico:

Gledson Jalles

Posts em destaque

Boa tarde pessoal!

Venho mais uma vez expor um problema e pedir a ajuda de alguém que já tenha passado por algo parecido.

Recebi em meu laboratório um notebook Samsung RV411 BD4BR e que segundo a cliente o mesmo não carrega. Ela chegou a comprar uma outra bateria e mesmo assim nada de carregar. No sistema chega a reconhecer que a bateria está conectada, reconhece sua porcentagem, no caso 86%, porém não carrega. A bateria nova não é original é uma da Bright It, modelo AA-PB9NS6B R470, 6 Células 11.1v daquelas que tem leds indicadores de carga. 

O notebook liga normalmente, funciona tanto no carregador sozinho, na bateria somente e com ambos conectados. O problema é somente não carregar a bateria.

Fiz alguns testes nos pinos de carga da placa mãe.

Pinos de carga - Bateria desconectada.

P1= 2.87v

P2= 2.87v

P3= 3.32v

P4= 3.32v

P5= 2.64v

P6= GND

P7= GND

Pinos de carga - Bateria conectada

P1= 12.02v

P2= 12.02v

P3= 3.30v

P4= 3.30v

P5= 0.30v

P6= GND

P7= GND

Cheguei a testar os pinos do PWM de charger BQ24735GRR

P1= 19.36v

P2= 19.36v

P3= 19.26v

P4= 24.30v 

P5= 2.65v

P6= 2.51v

P7= 0v

P8= 3.33v

P9= 3.33v

P10= 0.77v

P11= 11.93v

P12= 12.01v

P13= 12.01v

P14= GND

P15= 0v

P16= 6.05v

P17= 11.67v

P18= 12.01v

P19= 12.01v

P20= 18.73v

P9 = 3.33v Sinal KBC3_SMCLK# - OK

P8 = 3.33v Sinal KBC3_DATA# - OK

No SIO 

Bateria desconectada.

P91= 2.60v - Sinal KBC3_BATDET# - OK

Bateria conectada.

P91= 0.29v - Sinal KBC3_BATDET# - OK

Editado: por Gledson Jalles
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2021 às 14:23, Gledson Jalles disse:

Pinos de carga - Bateria desconectada.

P1= 2.87v

P2= 2.87v

P3= 3.32v

P4= 3.32v

P5= 2.64v

P6= GND

P7= GND

@Gledson Jalles tensões a meu ver normais ok. Ou vai ser problema de bateria não compatível ou o PWM de Charger com defeito. Com um Osciloscópio ficaria bem melhor de ver e analise mais precisa.

• Joinha 1
Link para o comentário

@arles @FLAVIOTECH @Odenir Vaz Junior, também tenho fortes suspeitas de ser bateria incompatível. Essa de 11.1V testei em uma placa Jinmao L que usa o ISL6255 para ver se carregava e carregou normalmente. Falei para a cliente devolver essa de 11.1V e adquirir uma de 14.8V, estou aguardando chegar para testar.

Eu estava pensando, será que o PWM de charger tem algo a ver com o modelo da bateria, por exemplo BQ24735 bateria de 14.8V e ISL6255 11.1V nunca reparei nisso, mas será que pode ter sentido esse pensamento para possíveis questões como essa de qual seria a bateria correta? Alguém já chegou a pensar  ou notar isso nas placas dos Samsungs?

Link para o comentário

Entendi @FLAVIOTECH, no caso deste RV411 com certeza ele já foi mexido, uma vez que a cliente o adquiriu em um lote de notebooks com defeito. Ai já viu né?! MB deu defeito e o antigo dono vendeu o que funcionava e pra vender esse RV deve ter pego uma bateria qualquer e colocado nele rs.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Pessoal boa tarde! Agradeço a todos pelas informações e boa vontade em ajudar, infelizmente até hoje a cliente terceirizada não me deu resposta se a bateria deu certo ou não, disse que comprou, mas até hoje nada de uma resposta. Vou finalizar o post como devolvido pra não deixar ele em aberto por muito tempo.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...