Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Samsung RV411 BD4BR - Scala2 14R-VE Rev.1.1 BA41-01885A GBM - Não Carrega a bateria, mas reconhece

Featured Replies

Postado

Boa tarde pessoal!

Venho mais uma vez expor um problema e pedir a ajuda de alguém que já tenha passado por algo parecido.

Recebi em meu laboratório um notebook Samsung RV411 BD4BR e que segundo a cliente o mesmo não carrega. Ela chegou a comprar uma outra bateria e mesmo assim nada de carregar. No sistema chega a reconhecer que a bateria está conectada, reconhece sua porcentagem, no caso 86%, porém não carrega. A bateria nova não é original é uma da Bright It, modelo AA-PB9NS6B R470, 6 Células 11.1v daquelas que tem leds indicadores de carga. 

O notebook liga normalmente, funciona tanto no carregador sozinho, na bateria somente e com ambos conectados. O problema é somente não carregar a bateria.

Fiz alguns testes nos pinos de carga da placa mãe.

Pinos de carga - Bateria desconectada.

P1= 2.87v

P2= 2.87v

P3= 3.32v

P4= 3.32v

P5= 2.64v

P6= GND

P7= GND

Pinos de carga - Bateria conectada

P1= 12.02v

P2= 12.02v

P3= 3.30v

P4= 3.30v

P5= 0.30v

P6= GND

P7= GND

Cheguei a testar os pinos do PWM de charger BQ24735GRR

P1= 19.36v

P2= 19.36v

P3= 19.26v

P4= 24.30v 

P5= 2.65v

P6= 2.51v

P7= 0v

P8= 3.33v

P9= 3.33v

P10= 0.77v

P11= 11.93v

P12= 12.01v

P13= 12.01v

P14= GND

P15= 0v

P16= 6.05v

P17= 11.67v

P18= 12.01v

P19= 12.01v

P20= 18.73v

P9 = 3.33v Sinal KBC3_SMCLK# - OK

P8 = 3.33v Sinal KBC3_DATA# - OK

No SIO 

Bateria desconectada.

P91= 2.60v - Sinal KBC3_BATDET# - OK

Bateria conectada.

P91= 0.29v - Sinal KBC3_BATDET# - OK

Editado: por Gledson Jalles

Postado

esse modelo usa bateria de 14.8v teria alguma dessa para testa?

Editado: por arles

Postado

de cabeça eu não lembro, mas sei que intel e o amd são diferente as baterias.

Postado
Em 27/08/2021 às 14:23, Gledson Jalles disse:

Pinos de carga - Bateria desconectada.

P1= 2.87v

P2= 2.87v

P3= 3.32v

P4= 3.32v

P5= 2.64v

P6= GND

P7= GND

@Gledson Jalles tensões a meu ver normais ok. Ou vai ser problema de bateria não compatível ou o PWM de Charger com defeito. Com um Osciloscópio ficaria bem melhor de ver e analise mais precisa.

Postado

Já peguei esse modelo de notebook que utiliza bateria de 14,8v, as baterias de 11,1v geralmente não carrega. Se as voltagens estão normal, o problema provavelmente é a bateria com voltagem errada.

Postado
  • Autor

@arles @FLAVIOTECH @Odenir Vaz Junior, também tenho fortes suspeitas de ser bateria incompatível. Essa de 11.1V testei em uma placa Jinmao L que usa o ISL6255 para ver se carregava e carregou normalmente. Falei para a cliente devolver essa de 11.1V e adquirir uma de 14.8V, estou aguardando chegar para testar.

Eu estava pensando, será que o PWM de charger tem algo a ver com o modelo da bateria, por exemplo BQ24735 bateria de 14.8V e ISL6255 11.1V nunca reparei nisso, mas será que pode ter sentido esse pensamento para possíveis questões como essa de qual seria a bateria correta? Alguém já chegou a pensar  ou notar isso nas placas dos Samsungs?

Postado
  • Autor

Entendi @FLAVIOTECH, no caso deste RV411 com certeza ele já foi mexido, uma vez que a cliente o adquiriu em um lote de notebooks com defeito. Ai já viu né?! MB deu defeito e o antigo dono vendeu o que funcionava e pra vender esse RV deve ter pego uma bateria qualquer e colocado nele rs.

Postado

Muita coincidência, mas hj recuperei uma bateria original de Rv 411! vou lhe mandar uma foto dela, com as voltagens e o modelo.

20210902_200523.jpg

20210902_200509.jpg

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor

Pessoal boa tarde! Agradeço a todos pelas informações e boa vontade em ajudar, infelizmente até hoje a cliente terceirizada não me deu resposta se a bateria deu certo ou não, disse que comprou, mas até hoje nada de uma resposta. Vou finalizar o post como devolvido pra não deixar ele em aberto por muito tempo.

• 4 anos depois...
Postado

@Gledson Jalles Pena que ficamos sem resposta mas ja testei dois modelos e led alterna entre verde e vermelho não fixa vermelho quando termina acende o verde, não ta enviando carga para bateria. Replica mensagem anterior "me encontro na mesma situação meu caro colega espero que possamos nos ajudar pois estou com notebook deste modelo e com mesmo modelo de bateria e efetuei as mesmas medições sem variações porém bateria não carrega apenas descarrega."

Editado: por Júlio César Ferreira Brandão

Postado
57 minutos atrás, Júlio César Ferreira Brandão disse:

@Gledson Jalles Pena que ficamos sem resposta mas ja testei dois modelos e led alterna entre verde e vermelho não fixa vermelho quando termina acende o verde, não ta enviando carga para bateria. Replica mensagem anterior "me encontro na mesma situação meu caro colega espero que possamos nos ajudar pois estou com notebook deste modelo e com mesmo modelo de bateria e efetuei as mesmas medições sem variações porém bateria não carrega apenas descarrega."

tenta uma bateria igual e veja se sobe a carga, se não subir o problema poderá estar no IC Charge ok

Postado
1 hora atrás, Júlio César Ferreira Brandão disse:

Detalhe, abra um novo tópico a respeito deste seu defeito ok, desta forma manteremos o fórum organizado e evite enviar ou responder tópicos antigos, devolvidos e ou abandonados ok

Boa Sorte    :)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.