Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Yaxun 881D não esquenta

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde, apenas gostaria de deixar registrado na internet a solução que eu cheguei para resolver o problema que tive com a minha estação de solda/retrabalho, depois de quebrar um pouco a cabeça. 

 

Após algumas semanas de uso, o ferro de solda de minha estação de solda Yaxun 881D estava tendo dificuldade para esquentar, com o tempo, tive de aumentar a temperatura cada vez mais para conseguir derreter o estanho, até que cheguei ao limite máximo, sem conseguir ainda assim derreter o estanho. Troquei de ponteira e melhorou um pouco a situação, mas logo outras ponteiras apresentaram o mesmo problema. Neste caso o que estava acontecendo era oxidação na parte interna da ponteira de solda. removi com uma pequena escova que tinha a oxidação e pareceu resolver o problema por certo tempo. 

 

Após mais algumas semanas, o problema retornou, e persistiu com ponteiras novas. Para tentar mitigar o problema e melhorar a troca térmica entre a resistência e a ponteira, encurtei a parte  de trás da ponteira de solda alguns milímetros, com um esmeril. Por mais algumas semanas, pareceu resolver o problema, mas eventualmente, ele se repetiu.

 

Tentei repetir os passos que haviam funcionado antes, mas não consegui o mesmo efeito. Resolvi então abrir a fonte e inspecionar com mais cuidado, . Após um tempo testando, percebi que o conector molex de 4 pinos que sai da placa para o jack do ferro de solda tinha um pino bem oxidado. Troquei o conector e voila, voltou a funcionar. Tenho tido problemas de oxidação com essa estação. Deixar ela ligada por muito tempo, em temperatura acima do necessário tende a agravar esse problema. 

 

É isso aí, espero que ajude mais pessoas!

 

Valeu

 

 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...