Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Sony HCD-GPX8G Protect E04 e depois E01

Posts em destaque

Boa noite, amigos. Eu comprei esse aparelho da descrição pela OLX. O vendedor já havia me informado que ele estava dando erro protect E04, e que um técnico havia dito pra ele que o defeito era num dos IRS2092S. Como som não é minha praia e eu não possuo osciloscópio (ainda), comprei logo os 4 IRS e substitui. Feito isso parou de dar erro protect E04, mas passou a dar erro protect E01. Fazendo as medições nos terminais dos IRS, todos tem as voltagem descritas no esquema, exceto o IRS que eu soldei na posição IC 1407, que estava medindo 3,6v no terminal 5. Fazendo o acompanhamento pelo esquema, vi que os 5v que chega nesse terminal, é gerado pelo Q1413 (me corrijam se eu estiver enganado), passando pelo R1488, R1511 e C1505. Como de um lado do R1488 chega os 5v e do outro lado chega 3,5v, achei que o defeito poderia ser no R1488. Mas antes de o remover, resolvi trocar o IRS de posição. Então o ressoldei na posição IC1408, e o da posição IC1408, ressoldei na posição IC1407. Feito isso a voltagem no R1488, R1511 e C1505 voltou a ser de 5v, e esses 5v chegaram no terminal 5 desse IRS, e o defeito passou dessa vez pro R1490 que é ligado ao terminal 5 do IC1408. Não sei se tô sendo claro na explicação. Isso me fez ter praticamente certeza, que o defeito é nesse IRS. Gostaria da opinião de um amigo que trabalha com som, se é isso mesmo. O fato de chegar apenas 3,6v no terminal desse IRS, pode indicar defeito nele e fazer com que a placa apresente erro de proteção? Outra dúvida, se eu remover esse IRS pra fazer mais testes no som, não corre risco de danificar outra coisa, ligando o aparelho sem um IRS?

O cara que me vendeu esses IRS pelo Mercado Livre, disse que eles eram novos, mas que estavam há 2 anos guardados em sua casa, pois havia deixado de trabalhar com conserto de som. Talvez, esses IRS não fosse novos, ou um deles tenha apresentado defeito naturalmente.

Obs: Eu removi o Q1449, Q1474, Q1470 e D1408  pra que eu pudesse ligar o som sem armar proteção e pudesse fazer as medições.

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

@Oseiasgs22 o pino 5 de cada irs indica se está tudo correto com no estágio de saída daquele ic. Se mudou ele é o sintoma passou para outro local é forte indício de defeito no Irs.

Pode ligar sem ele, entretanto remova os mosfet’s de saída ou ligue um resistor de 1k entre gate e source de cada mosfet (do mosfet de alta e baixa do canal sem o ic).

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...