Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte H310M S2P Não Starta.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite Eletrônica BR!

Estou com uma placa mãe que não starta ao pressionar o botão power. Nenhum componente apresenta aquecimento e nada incinerado ou oxidado na inspeção visual com o microscópio.

Ao medir a resistência nas linhas de entrada do conector ATX não há curto. Chequei todos os mosfets e aparentam estarem bons também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, faz o teste com sem o pino ATX12 do processador. viu se tem algo aquecendo na placa? clean cmos? bateria da bios? tensão do botão power no painel frontal e se o mesmo vai a nível logico baixo ao tentar startar. se tiver osciloscópio, veja se o cristal de 32khz está oscilando! 

• Joinha 1
Link para o comentário

@Emanoel_2.0 Sim, cheguei a fazer o teste sem o pino atx do processador. Mesmo resultado, nada aquece. Sim, a BIOS já foi devidamente resetada. Sim, botão power foi checado. Tensão de 3V. Infelizmente até hoje não tenho um osciloscópio! Uma vergonha não é? rsrs Mas poderia trocar o cristal para fazer um teste.

Link para o comentário

18 minutos atrás, James Walker disse:

@Emanoel_2.0 Sim, cheguei a fazer o teste sem o pino atx do processador. Mesmo resultado, nada aquece. Sim, a BIOS já foi devidamente resetada. Sim, botão power foi checado. Tensão de 3V. Infelizmente até hoje não tenho um osciloscópio! Uma vergonha não é? rsrs Mas poderia trocar o cristal para fazer um teste.

não é vergonhoso, faz parte, até pq é uma ferramenta de alto valor agregado! tenho o meu, mas é um xing ling sem vergonha de 500 pila.. mas me atende bem.. de qualquer forma, faça troca desse cristal. tem o esquema ou boardview dessa placa?

• Joinha 1
Link para o comentário

@Emanoel_2.0 Fiz a troca do cristal e não houve mudança no comportamento.

Fiz mais uma inspeção hoje nas soldas para ver se tem alguma trinca e nada. Não acho que estou lidando com uma placa em curto. Pelo o que deu para perceber, sem aquecimento ou baixa resistência nas linhas e mosfets todos sem curto, deve haver algum componente aberto ou com outra avaria. Estou com o boardview e o esquema da placa, mas para ser honesto, minha capacidade em interpretação de esquemas é muito básica e não consigo pensar em nada nesse caso para se prestar mais atenção ao analisar o esquema.

Link para o comentário

@LEONTEC  Primeiramente muito obrigado pela atenção e boa vontade em me ajudar :)

Bem, como disse, minha capacidade de interpretação de esquemas deixa a desejar...

Mas vamos lá. Tensão de stand seriam as tensões antes do start da placa, certo? Olhando aqui a pagina 50 não consigo diferenciar quais são as tensões de stand. E é variante de cada placa, certo? Por exemplo uma placa (mais recente) pode apresentar os 5V da porta USB em stand e outra (mais antiga) não apresentar.

Enquanto aos sinais, receio que precisaria de um osciloscópio para estar aferindo, certo? Infelizmente até hoje não comprei um.

Link para o comentário

Não fí, não precisa não! Esse equipamento é de grande importância para analise de circuitos elétricos sem sombra de dúvidas. Só que quando mencionei sinais, eu quero dizer tensões. Todas as linhas passam tensões, e posso dizer que o nomenclatura -PSON é o nome (sinal) da tensão de 5v que passa por essa malha. E sim!  As tensões de standby são todas as tensões presente antes do acionamento do power-on.

2 horas atrás, James Walker disse:

Enquanto aos sinais, receio que precisaria de um osciloscópio para estar aferindo, certo? Infelizmente até hoje não comprei um.

3 horas atrás, James Walker disse:

Bem, como disse, minha capacidade de interpretação de esquemas deixa a desejar...

Não esquenta com isso não! Eu também não sei quase nada de esquema. Aprendo muito no dia adia participando ativamente aqui do fórum. kkkkkkkkk Vamos aprender esse negocio agora mano. Vamos praticando e prestando muito atenção na teoria. Vamos fazer esse maquina ligar agora!!!!

Assim, quando a placa não liga nada, eu vou verificando deis do inicio da sequencia de start... Observe que uma tensão sempre vai subir decorrente de outra está alta isso bem óbvio né? Eu tento seguir o regra que é verificando tensões 5V e 3V que são delas que tudo acontece. Se tem 5v, procuro a tensão de 3v que sugi da tensão de 5v. O que as tensão alimenta? IO, botão power, bios e pch etc. Aí nós ver se o botão zera, e sjunto power virtual também. Vejo se rsmrst está alto! E assim vamos indo...Gosto de pressionar o power e aferir se em alguma bobina sobe tesão mesmo que rapido. Vai analisando tudo e passando aqui pra nós...

Capturar.PNG

Capturarff.PNG

Link para o comentário

Em 05/12/2021 às 14:58, LEONTEC disse:

@James Walker checou toda sequencia de tensões de stand da pag. 50? Tensão do power está zerando junto com o power virtual? 

Checou os sinais:

O-RSMRST

-PSON 

PWOK 

O_PWRBTSW 

-PWRBTSW

Tentei fazer as medições que pediu aqui. Peço que me corrija se fiz errado, rsrs.

O-RSMRST        = 3,18v (Medido no pino 114 do superi/o)

PSON                 =4,02V(Medido no pino 105 do super i/o)

pwok                 =0        (Medido no pino 48 do super i/o)

O_PWRBTSW   =3,40v(Medido no pino 101 do super i/o)

PWRBTSW       =3,41v(Medido no pino 3 do OQ5)

• Joinha 1
Link para o comentário

@James Walker veja se o fio verde da fonte ATX vai a nível baixo quando você fecha um curto nos pinos do botão power?

52 minutos atrás, James Walker disse:

Tentei fazer as medições que pediu aqui. Peço que me corrija se fiz errado, rsrs.

Tá beleza. Só ver se quando pressiona o power a placa tenta despertar alguma outra fonte. Vc disse que o power zera quando pressiona ele, mas veja se o fio verde do fonte também vai a nível baixo. 

Link para o comentário

1 hora atrás, James Walker disse:

pwok                 =0        (Medido no pino 48 do super i/o)

Tava deixando escapar esse aqui! Aqui deve ter tensão! Testou essa placa com outra fonte? Veja se quando pressionar o power essa tensão vaí aparecer ok?

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto!
  • Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC @xandy_73 

Sim, o teste foi feito com a fonte do cliente e minha fonte de testes da bancada. A tensão no fio verde não cai ao pressionar o power. Confirmado Não aparece tensão no pino 48 do super i/o ao pressionar o power.

Editado: por James Walker
Link para o comentário

3 horas atrás, James Walker disse:

A tensão no fio verde não cai ao pressionar o power.

Faz o jumper entre fio verde e preto que é gnd pra teste. Fazendo esse teste, me diz se a placa ligou ou não? Se a placa ligar com esse procedimento que mencionei, é bom fazer o que eu já pedi e o nosso colega master7 reforçou. Fui lê tudo novamente e você não fez esse teste, se fez não mencionou aqui. Verifique se a tensão do power está zerando junto com as resposta virtual.

-PWRBTSW 3.3V vai a zero e volta a nível alto! O mesmo faz esse outro sinal O_PWRBTSW.

Link para o comentário

@LEONTEC @master7 A tensão de 3,41V do pino 104 do super i/o zera quando pressionado o power.

Fiz o teste jumpeando o fio verde ao terra. A placa liga, nada esquenta. O_PWRBTSW medido no pino 101 do super i/o e PWRBTSW medido no pino 3 do OQ5 e pino 104 do I/O tambem são de 3,41V e vão a zero quando pressionado o botão power.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...