Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Fonte Corsair CX430 V2 com capacitor do primario Estufado

Featured Replies

Postado

Ola peguei uma fonte corsair do meu amigo pra dar uma olhada ele disse que deu so um estalo.Examinei vi o capacitor do primario estufado(medindo 0.246 nas escala de diodo dos 2 lados nao carrega nem descarrega) e fusivel aberto.Fiz as medicooes os chaveadores e os do pfc parecem tudo ok a ponte tambem ainda nao troquei o fusivel e liguei na lampada para ver.

Minha grande duvida e um resistor minusculo perto do trafinho de filtro que liga no mosfet de 330k laranja laranja amarelo aparece como aberto na pcb e fora so que na placa a referencia dele e J19. E resistor? Vejam nas imagens e me deem uma luz ai por favor.

Picture_20212508012553.jpg

Picture_20212508012533.jpg

Picture_20210707090704.jpg

Editado: por Junior Santos Gerry

Postado
  • Autor

Essa fonte foi fabricada em 2011 ja se passaram 10 anos e normal estufar uma capacitor que trabalha sozinho por contensao de custos durou bastante agora e trocar ele o resistor e o fusivel e ver com a lampada. se der stand by e power on e se ao armar a lampada ficar piscando rapido vou pra primeira prova de fogo tentar armar sem a lampada. e ver se arma

Postado

Olá,

@Junior Santos Gerry pode ser resistor do divisor da tensão do feedback do pfc. Aí subiu um pouco a tensão, uma hipótese da causa do capacitor estudar.

Eu aconselhou aumentar o valor da lâmpada série em vez de ligar sem, caso necessário.

Postado
8 horas atrás, Junior Santos Gerry disse:

Ola peguei uma fonte corsair do meu amigo pra dar uma olhada ele disse que deu so um estalo.Examinei vi o capacitor do primario estufado(medindo 0.246 nas escala de diodo dos 2 lados nao carrega nem descarrega) e fusivel aberto.Fiz as medicooes os chaveadores e os do pfc parecem tudo ok a ponte tambem ainda nao troquei o fusivel e liguei na lampada para ver.

Minha grande duvida e um resistor minusculo perto do trafinho de filtro que liga no mosfet de 330k laranja laranja amarelo aparece como aberto na pcb e fora so que na placa a referencia dele e J19. E resistor? Vejam nas imagens e me deem uma luz ai por favor.

Picture_20212508012553.jpg

Picture_20212508012533.jpg

Picture_20210707090704.jpg

Se estiver em paralelo com o capacitor estufado do primário é o resistor de descarga. Costuma mesmo ter este valor de 330K. Talvez por isso marcado como "J" 19 (jumper) na placa.

Postado
  • Autor
5 horas atrás, laxbenedito disse:

Se estiver em paralelo com o capacitor estufado do primário é o resistor de descarga. Costuma mesmo ter este valor de 330K. Talvez por isso marcado como "J" 19 (jumper) na placa.

Bem pensado ai faz sentido a queima do fusivel ja que o capacitor virou uma barreira voltou pra rede provavelmente pra sorte do meu amigo.Vou trocar essas pecas e iniciar com a lampada. serie pra ver.

Postado
  • Autor
19 horas atrás, ohm disse:

Olá,

@Junior Santos Gerry pode ser resistor do divisor da tensão do feedback do pfc. Aí subiu um pouco a tensão, uma hipótese da causa do capacitor estudar.

Eu aconselhou aumentar o valor da lâmpada série em vez de ligar sem, caso necessário.

Eu so vou ligar sem a lampada apos confirmar que nao tem nada em curto ou fuga.A lampada ja na ligacao simples(sb) o correto e piscar e apagar ai e bom sinal.Depois ao armar ela deve ficar piscando indicando que tenta partir.Se ficar acesa direto grandes chances de haver coisa errada ainda.

Postado
  • Autor

O Capacitor onde estou esta em falta sp tem ate tensoes de 250 volts.Eu tenho um mas e de 330uF x 400 sera que vai ja que o original e de 180uF?

Agora, Junior Santos Gerry disse:

O Capacitor onde estou esta em falta sp tem ate tensoes de 250 volts.Eu tenho um mas e de 330uF x 400V sera que vai ja que o original e de 180uF?

Postado
10 horas atrás, laxbenedito disse:

Talvez não seja, pois, deve ser superior a 0,5w  de potência em 330k que não é o caso 

Postado
  • Autor
19 horas atrás, laxbenedito disse:

Bem pensado ai faz sentido a queima do fusivel ja que o capacitor virou uma barreira voltou pra rede provavelmente pra sorte do meu amigo.Vou trocar essas pecas e iniciar com a lampada. serie pra ver.

A principio era so estas pecas mesmo

Sem Armar

Stand by 5.05

Power on 1.98

Armada Fonte

Amarelo 12.25

Vermelho 4.95

Laranja 3.31

Azul -11.38

Power Good 4.95

Acho que pode ter sido so sobretensao o Capacitor Original 10 anos tipo nao passou de 500 volts suficiente para levar os chaveadores muita sorte e com corrente baixa ai deve ter so levado resistor que fez o capacitor Estufar e queimar o fusivel.

Coloquei carga pequena 10 watts de lampada 12volts comportamento normal.Esperar o amigo testar no final de semana ai posto o resultado.Essa e a Cx430 V2 e melhor para trabalhar que as outras 430 da corsair a meu ver.

IMG_20211209_115733740.jpg

• 7 meses depois...
Postado

boa noite a todos. cara estou com uma dessa aqui com o mesmo defeito e acabei de achar o defeito e sim e um jumpe J19 só coloquei um fio soldado e pronto a cx430 está fuicionando de boa.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.