Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hyperlink

Membros
  • Posts Por Dia

    0.09
  • Posts

    263
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    199 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Aracaju - SE

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de Hyperlink

  1. Fiz a substituicao do c945 pelo 1850 que são equivalentes, troquei um resistor de 10 ohms que tava alterado mas ainda nao resolveu. Ta chegando cerca de 0,9 volts na saida. Caso o problema não seja o 13002 que não está funcionando no lugar do 13001, acredito que o problema só pode estar no fotoacoplador. Ou algum componente no secundário. O fotoacoplador está com uma perna ressoldada, nao lembro se eu ja fiz algum teste nele. Uma duvida, esses fotoacopladores são todos compatíveis?
  2. Achei um c945 com problema. Ta conduzindo entre todos os terminais, por volta de 120 a 250 na escala de diodo. Assim que conseguir um vou fazer a substituição pra ver o que acontece.
  3. Certo amanha vou retirar os diodos retificadores e talvez alguns resoistores pra testar fora.
  4. Fiz a substituicão mas nao funcionou. Vi que tava chegando cerca de 1,8v na saida. Tem maai alguma coisa ruim ou o 13002 nao funcionou. Testei os resistores proximos diodos e estão aparentemente bons. Depois vou ver se acho um 13001 pra ver se da certo.
  5. Ok João, amanhã vou fazer a substituição pra ver se resolve o problema. Depois volto pra postar o resultado. Valeu.
  6. Senhores, estou tentando reparar uma fonte de carregador 5v, detectei o 13001 danificado. Achei um 13002 em um carregador antigo aqui. Observando o datasheet eles sao bem semelhantes sendo que collector current do 13001 é 0,3A e do 13002 é 0,2A. Total dissipation do 13001 é 0,75W e do 13002 é 0,60W. Será que posso substituir o 13001 pelo 13002 sem problemas?
  7. Fiz o teste com a fonte ligada direto na tomada. Ela ligou acendeu uma lâmpada de pisca mas a ventoinha nao girou, quando empurro ela começa a girar, deve ser falta de lubrificação, depois vou ver se consigo consertar. Ps: nao consegui consertar a ventoinha. Ela é lacrada a parte de tras do pcb, quando fui abrir empurrando a helice quebrou uma pá. Aparentemente tava bem lubrificada devia ser problema na bobina. Coloquei a de uma cx que eu tinha e funcionou. Coloquei a fonte no pc antigo com um phenom de 95w e o pc ligou normalmente. Vou dar por encerrado o reparo. Agradeço ao colega @Maru pela ajuda! VID_20230825_130020.mp4 VID_20230825_125009.mp4 VID_20230826_124821.mp4
  8. Fiz uma limpeza mais profunda, nao cheguei a lavar mas tirei toda sujeira que consegui com um pincel e tambem usei alcool isopropilico pra limpar a placa principal e a placa dc-dc. Fiz o teste com a lampada série de 100w e ela piscou como se tivesse tentando dar partida subiu os 12v e a ventoinha tentou girar. Acho que a fonte ja está funcionando. Vou colocar mais uma lampada de 60 pra ver se ela da partida. Depois volto com o resultado. VID_20230825_112227.mp4
  9. Bom dia Maru! Ja estou usando lampada serie sim pra evitar queima de componentes. Infelizmente nao tenho banheira de ultra som. Será que posso lavar ela com detergente neutro? Sempre faço isso quando tento recuperar placas mãe. Lavo com detergente e depois deixo secar no sol por um dia inteiro. Seria bom pra limpar e tirar a maresia encrustada na placa. Daqui a pouco vou começar limpar ela.
  10. Aproveitei que ela tava aberta e fiz uma limpeza superficial, tirei crosta se poeira de um mosfet do pfc, ponte retificadora e placa dc-dc. Liguei a fonte na tomada e ja surgiu os 5vsb e o Pson! Amanha vou tirar a placa e fazer uma limpeza mais profunda e tentar ligar a fonte pra ver o que acontece.
  11. Abri a fonte e vi que ela está bem suja, varios componentes com muita sujeira grudada e tambem tem muita oxidação porque aqui é região litorânea. Primeiro vou fazer uma limpeza geral nela e depois fazer medições nos componentes.
  12. Ok Maru obrigado pela orientação! Amanhã ou depois começo a analisar ela e posto mais informações.
  13. Pessoal, peguei essa cx450 no olx pra tentar reparar, o ex dono disse que uma vez foi ligar o pc e não ligou nada nem a fonte funcionou. Pelo que vi já abriram ela mas eu perguntei se ele levou pra fazer reparo e ele disse que não. Pelo que vi o defeito deve estar no primário, assim que tiver tempo vou abrir pra analisar melhor. Alguem que ja mexeu com essas cx tem alguma dica?
  14. Hoje, troquei o capacitor do standby e dos 12v. O do standby tava dando Vloss de 8,7% e aproximadamente 1,4 de esr. O o dos 12v tava aparentemente normal. Coloquei no pc com o phenom 2 x4 que nao ligava com essa fonte e ele ligou normalmente, rodei o teste de stress do cpuz por mais de meia hora e tudo normal. Vou dar como resolvido, agradeço aos colegas que ajudaram!
  15. Coloquei a fonte em um pc com um athlon arquitetura ryzen de 35w e ela funcionou o pc ligou normalmente rodou ate videos no youtube. O outro teste que o pc nao ligou foi em um phenom 2 x4 de 95w. Entao a fonte nao esta aguentando uma carga mais alta. Sera que os capacitores do primário podem causar esse defeito?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...