Postado 27 de Janeiro de 2022 4 anos Nobreak veio para oficina com uma trilha interrompida por baixo da pci, trilha grossa do Neutro IN. Restaurei, troquei varistor e aparelho voltou a funcionar normalmente. Porém em testes ele desligou intermitente a saída 120v. Fazendo algumas análises constatei que para isso acontecer necessita armar o RL3 que passa NA o contato. Sem motivo aparente, pois 0R10 sensor de corrente está bom(mas não troquei). TL431 2,5v está bom. desconfiei do driver ULN2003 mas nos testes funcionando conforme recebe o comando do Micro pino 19. Quando desliga a saída basta remover plugue da tomada, em modo bateria volta a funcionar. Plugando na rede as vezes não desliga a saída mas se insistir desligando e ligando rede ele volta a falhar(por isso intermitente) VAC in tudo ok também. Enfim preciso uma ajuda de alguém com experiência nesta placa. Defeito bem estranho para mim, preciso ter uma certeza se é algum recurso de proteção ou sensoriamento falhando. Suspeitei do próprio relé, troquei mas defeito persistiu, depois disso percebi que relamente sempre que ocorre o desligamento da saída é quando o rl3 é energizado. Monitorei os 12v dos relés RL3 e RL1. E quando ocorre o desligamento RL3 arma junto com RL1, ouvesse os clicks também.
Postado 27 de Janeiro de 2022 4 anos Autor Após eu escrever aqui pensei que deveria trocar 0R10. Fiz a troca e nada mudou. Enganar o circuito IAC seria um teste? Tenho sempre 2,53volts no pino 25 IAC. Com qualquer carga que for led Atenção pisca apenas 2x ou seja 20% Agora soltei R3 10k Nível no pino IAC ficou alto 5,08v, NB liga e se desliga emitindo bips sem parar junto com led amarelo piscando. Creio que o sensoriamento está ok. Mas porque continua com os desligamentos ainda não consegui concluir. Editado: 27 de Janeiro de 2022 4 anos por Niemeyerd
Postado 27 de Janeiro de 2022 4 anos Autor Fiz um jump no resitor sensor de corrente R1 com estanho de solda mesmo e funcionando sem desligamentos até o momento.
Postado 28 de Janeiro de 2022 4 anos Autor O reset é para quando led Amarelo está aceso sempre e desligando em modo inversor, não é o caso mas valeu. Continua com alguns desligamentos, notei que ao ligar um chuveiro estralou relé e desligou saída. Hoje ao ligar um compressor mesma coisa. Pensando aqui....será que está trilha que refiz pode estar apresentando uma certa resistencia? enganando o sensor de carga, mas se não me engano é trilha após o 0r10. Editado: 28 de Janeiro de 2022 4 anos por Niemeyerd
Postado 28 de Janeiro de 2022 4 anos Autor São só 6, qual voce desconfiaria? Tens o esquema? Editado: 28 de Janeiro de 2022 4 anos por Niemeyerd
Postado 28 de Janeiro de 2022 4 anos Acho que ele tem publicado para download Eu começaria com os da fonte
Postado 31 de Janeiro de 2022 4 anos Autor Não troquei ainda. Estou com ele ligado em minha oficina. Led Azul "normal" piscando sempre em modo rede observei agora. Não estou com manual em mãos no momento mas se não me engano isso quer dizer que está carregando a bateria?
Postado 8 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor Em testes com carga mais alta notei que a piscada do led atenção era sempre a mesma 1x independente da carga. Utilizei uma lampada de microondas e uma resistencia de secador cabelo, dei um susto no aparelho kkkkk. Analisando o circuito que monitora a carga na saída IAC desconfiei de D4 1n4148 com fuga, fiz a troca e problema resolvido. Antes disso eu já havia trocado todos relés novamente, feito jumper no relé 2 e 3, resooldado os cis e pic, faltou pouco para efetuar a troca do uln2003 e lm324 mesmo eu não desconfiando nada deles. Agora montar tudo e por em testes.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.