Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

LAPTOP - SONY VAIO - VGN-C250N - PCG6R3L

Avalie este tópico:

Lucas Mattos

Posts em destaque

Esse é de um parceiro da escola.

Esse note liga (os leds), mas não carrega

o sistema operacional e desliga logo a seguir:

Verificado o de praxe como: hd, memórias, baterias, fonte, (...)

Para teste, foi usado, sistema operacional que roda pelo CD (xp e linux kurumin)

mas também não carrega o sistema e desliga logo a seguir.

As vezes o cooler é acionado(funciona) outras vezes não, mas independente do seu funcionamento o desligamento acontece.

Como não entendo nada de referências dessas placas, parece ser algo como

Sony MS60 xxxxxxxx (etiqueta toda ilegível)

Em pesquisa, vi algo similar, compartilhado pelo Elder (Oficina)

Preciso de esquema elétrico e também agradeço dicas e sugestões!!

Na necessidade de um email: Enviar via Mensagem Privada

Lucas Mattos,

[]

Tico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!!

Parceiros,

o processador usado é INTEL, é possível entrar no Setup (Bios), o sistema operacional

XP, inicia com a mensagem típica do F8 - mesmo optando para entrar no modo de segurança,

ele inicia o boot e após alguns minutos desliga, no caso da opção última configuração válida,

o boot de XP naquela evolução da barrinha na parte inferior não ocorre, é como se travasse

e logo após segundos desliga.

Retirando o hd e colocando via Driver o sistema para rodar com um Cd, inicia todo o procedimento,

porém quando começa a carregar o sistema após algumas evoluções, trava e desliga.

Também retirado, placa Wireless, Card, substituição das memórias para teste, tudo na mesma.

Quando há um aquecimento alto no dissipador do processador, em alguma situações o cooler é acionado,

mesmo assim, após alguns segundos entra na mesmice de desligar.

Outra situações o cooler nem liga, e o desligamento é certo.

Apesar de não ser um expert no assunto/equipamento, minhas dúvidas e suspeitas, recaem sobre o micro e possível

necessidade de reballing em um dos chipsets.

Algo que notei é que a bateria (demonstra está viciada - perdeu a capacidade de recarregar) pois numa

carga normal de 8 horas,  a autonomia não chega a 15 minutos.

Aviso antecipadamente que tenho pouca familiaridade com esse tipo de equipamento (não sou nenhum expert),

mas acredito que conciliando meu conhecimento de eletrônica e seguindo as opiniões/sugestões dos parceiros,

posso realizar o reparo/conserto.

Aliado a isso, trabalho num laboratório, que poderá garantir recursos eficientes ao objetivo.

Ao parceiro que sugeriu a Bios, onde conseguiria os dados?

Por momento, obrigado aos parceiros pela opiniões/sugestões.

Lucas Mattos,

[]

Tico

Link para o comentário

Amigo, fabio. Dá pra atualizar a bios dessoldando a mesma  da placa e regravando  num gravador de eprom(assim que faço) e sobre o arquivo de atualização ,na área de gerenciamento do forum tem vários arquivos de  bios , bem como pode ser solitado na área certa pra isso ou até mesmo no site do fabricante. Espero te ajudado em alguma coisa e se foi útil não esqueça da joinha :)

Link para o comentário

Ok parceiros, em análise, praticarei as dicas-opiniões.

Ricardo,

vou aferí-los com um medidor de ESR, obrigado pela dica e compartilhamento.

Marcos,

o procedimento indicado pelo parceiro, já havia realizado, inclusive indexado uma pequena quantidade de pasta térmica (apropriada) ao dissipador/cristal/chipset.

Quanto ao processador terei que descolar um para teste (essa é a parte mais difícil) uma vez

que não desejo investir, "imediatamente", num componente que não tenho a certeza que esteja com problemas.

Por isso, a necessidade da realização de análises eficiente e coerente aos objetivos.

Me desculpe por não ter comentado, e obrigado pelo compartilhamento.

Noteboot,

Obrigado pelas dicas e compartilhamento. Acho que não tenho créditos suficientes para esses

privilégios !!

E ainda assim, tal procedimento exigiria, maiores informações quanto a versão e referência

exata da placa-mãe do equipamento.

A gravação não será problema visto a variedade de gravadores disponíveis para as finalidades.

Poderei salvar os meus dados do equipamento (Bios) e arriscar outros.

Desejo fazer uma análise técnica correta e eficiente, pois por se tratar de equipamento com alguns anos de uso,  ainda acredito que pelos sintomas o caminho será outro, como

por exemplo excesso de corrente ou voltagem em algum estágio ou  "riples" provocados por deficiência de filtragens,  como as informadas pelo parceiro Ricardo.

Por isso a insistência de esquema elétrico (diagramas)

Vida que segue,

Continuo renovando meu obrigado aos que ajudaram e ajudarão!!

Nota: 

As joinhas vou deixar para o final, e será com satisfação que farei isso,

em favor do reconhecimento às disponibilidade e do altruísmo daqueles que participam

para às finalidades.

Depois retorno com o andamento das pesquisas e resultados.

Por momento,

Lucas Mattos,

[]

Tico

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...