Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Montando uma bancada para reparo em placas mãe

Featured Replies

Postado

Estou montando uma bancada para estudo e reparos de placas mãe de notebook e tenho muitas dúvidas quanto ao investimento de equipamentos.

O que tenho que levar em consideração é que o investimento tem que ser custo beneficio mas focando a longo prazo tambem.

Pois é interessante levar em consideração que para estudar preciso praticar.

Lembrando que cada técnico tem suas próprias formas de atuação e ferramentas distintas que mais facilmente atende as suas necessidades.

A intensão aqui é formar uma lista para que eu vá comprando com o tempo conforme a necessidades da minha bancada e se ajudar a quem está começando a estudar e treinar para formar um bom técnico.

Qualquer sugestão estou a disposição.

Estacao de Solda e ar Quente

Estação De Solda E Retrabalho De Ar Quente Ya Xun 868d+

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Gravadora de BIOS

Universal USB Programmer G540 EPROM EEPROM FLASH for MCU GAL AVR PIC

Medidor de ESR

Osciloscopio

Multimetro Digital

Multimetro Analogico

Frequencimetro

Omimetro

Termometro Canhao

Base para BGA

Testador de Cristal

Pincas: Reta, Curva, Xanfrada, Succao

Pinças de Dentista

Pincel Antiestatico

Placa de diagnostico

Fonte Assimetrica (Bancada)

Kit Stencil BGA

Estacao de Retrabalho BGA

Estufa de Pré-Aquecimento

@@@ Insumos

Fluxo de Solda

Estanho para Solda

Pasta de Solda

Sulfato de Cobre

Sulfato de Prata

Pasta Termica Arthic Silver 5 Prata

Fita de Aluminio Refletiva

Luva anti Estatica

Máscara

Óculos de Protecao

Spray Congelante - Refrigerador

Obrigado e abraços

Postado

Se tiver um Frequencímetro não vai precisar do testador de cristal. Ohmímetro (já tem no multímetro). Com relação à pinça, eu particularmente só tenho a reta(dificilmente a utilizo) e curva e me servem em todas as ocasiões. Eu acho que um medidor de esr é muito útil(se bem que em notebooks dificilmente irá utilizá-lo com capacitores no circuito - mas tem o carregador). Também, uma fonte de alimentação com corrente controlada creio que seria ótimo para injetar tensão(mais propriamente, corrente). Além da estação de retrabalho, uma estufa e um pré-aquecedor também é muito interessante(até mesmo pra tirar um simples CI, se aquecer em baixo e for com o soprador de ar quente por cima, irá tirar o CI em muito menos tempo e não precisa colocar temperaturas muito altas).

Sulfato de cobre e prata, eu particularmente nunca precisei. Luva antistática eu só utilizo para não deixar minhas digitais em certas superfícies - eu utilizo somente a pulseira antiestática pois na minha bancada eu fiz um fio grosso que a circunda e está ligado direto no terra.

width=50Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.[/img]

Se bem que se eu tivesse coragem, compraria uma manta antiestática (ou utilizo um EVA onde eu trabalho com placas de Desktops). Eu não utilizo máscara, acho que vou morrer de outra coisa e não de envenenamento por vapores de chumbo (e mesmo não sou louco de engolir solda em pasta).

Bom, tem muito mais coisas que só quem trabalha com notebooks é que pode te orientar. E aqui os caras são feras!

Postado
estou iniciando também amigo. preciso duma bancada também. kkkkk

comecei com um multimetro, estacao ferro-ar e fluxo. depois vai comprando o resto, o importante e o conserto naum muitas coisas para enfeitar, depois vai turbinando com as ferramentas.

Postado
  • Autor

Obrigado pelos comentários. Estou muito feliz em poder ter esta área com muitos profissionais que realmente ajudam e entendem do assunto. É um privilégio fazer parte de um forum tão bacana.

Seguindo com as ms dúvidas o que seria um medidor de esr?

Sobre a injeção de energia, na lista ja esta mencionado Fonte Assimétrica que creio que uma de 30v 5A seja apropriada para fazer estes reparos e em breve também para reparos em placas de smartphones.

Abraço

Se tiver um Frequencímetro não vai precisar do testador de cristal. Ohmímetro (já tem no multímetro). Com relação à pinça, eu particularmente só tenho a reta(dificilmente a utilizo) e curva e me servem em todas as ocasiões. Eu acho que um medidor de esr é muito útil(se bem que em notebooks dificilmente irá utilizá-lo com capacitores no circuito - mas tem o carregador). Também, uma fonte de alimentação com corrente controlada creio que seria ótimo para injetar tensão(mais propriamente, corrente). Além da estação de retrabalho, uma estufa e um pré-aquecedor também é muito interessante(até mesmo pra tirar um simples CI, se aquecer em baixo e for com o soprador de ar quente por cima, irá tirar o CI em muito menos tempo e não precisa colocar temperaturas muito altas).

Sulfato de cobre e prata, eu particularmente nunca precisei. Luva antistática eu só utilizo para não deixar minhas digitais em certas superfícies - eu utilizo somente a pulseira antiestática pois na minha bancada eu fiz um fio grosso que a circunda e está ligado direto no terra.

width=50Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.[/img]

Se bem que se eu tivesse coragem, compraria uma manta antiestática (ou utilizo um EVA onde eu trabalho com placas de Desktops). Eu não utilizo máscara, acho que vou morrer de outra coisa e não de envenenamento por vapores de chumbo (e mesmo não sou louco de engolir solda em pasta).

Bom, tem muito mais coisas que só quem trabalha com notebooks é que pode te orientar. E aqui os caras são feras!

Postado
  • Autor

Olá amigo

Estou iniciando os estudos para valer, é uma jornada dificil e que requer muita dedicação.

Eu tenho na minha bancada um multimetro ferro de solda e muita dedicação.

Fiz uma estufa para limpeza e desumidificação para placas e encomendeu uma estacao de ar quente.

Com isso ja consigo fazer alguns reparos.

Postado
  • Autor

comecei com um multimetro, estacao ferro-ar e fluxo. depois vai comprando o resto, o importante e o conserto naum muitas coisas para enfeitar, depois vai turbinando com as ferramentas.

Concordo que o mais importante é o conhecimento.

Mas quando se entende do assunto todos as ferramentas que diminuam o tempo de reparo e auxilie o técnico é fundamental.

Pois acho que trabalhando com equipamentos caros você deve investir para melhorar o trabalho.

Eu acho que uma assistência técnica que oferece retrabalho em BGAs tem muito mais lucro e bons resultados.

Abraço

Postado

é isso, estou querendo trabalhar com BGA também, acredito que hoje num mercado de trabalho tão competitivo é encessario ter conhecimentos aançados, é isso que eu quero pra mim.

Postado
  • Autor

é isso, estou querendo trabalhar com BGA também, acredito que hoje num mercado de trabalho tão competitivo é encessario ter conhecimentos aançados, é isso que eu quero pra mim.

É isso ai amigo.

Com esta lista minha intensão é verificar quais marcas e especificações de ferramentas comprar e assim definir uma lista de compras para ir comprando conforme a necessidade e possibilidades.

Muito importante é a informação e muito treino.

Abraços

Postado
  • Autor

Seguindo com as ms dúvidas o que seria um medidor de esr?

veja em Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Amigo. Ótima dica sobre ESR

Achei este medidor de ESR o que você acha?

Obs. Atualizaei a lista adicionando a descrição do produto e o link que achei de possivel fornecedor.

abraços

Postado

Bom, o meu é este: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Além de medir esr e capacitância (20pf~20mF), ele também mede algumas características e também faz a identificação de vários componentes como: transistores, (MOS)Fets, diodos, tiristores... e blá, blá... Também ele mede resistência (de frações de Ohms até uns 20M) - para mim ele é bom pois de vez em quanto eu faço algumas montagens e ele facilita muito a escolha de componentes.

Eu estou só esperando chegar uns 'hooks probes' (agora me esqueci como é em português) pra mim colocar ele numa caixinha.

Postado

A estação de solda é boa (a minha é uma Yaxun 850+ um pouco modificada por mim mesmo).

Aqui tem muita informação sobre reballing mas uma coisas que pouco vejo comentarem é sobre o bocal - o melhor resultado vai ter quando usa um bocal do mesmo tamanho do chip que vai retirar, o calor precisa alcançar o chip por igual, claro, não pode esquecer do pré-aquecedor pois isto facilita muito.

O bocal ao qual me refiro é como este: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Postado
  • Autor

Qual frequencímetro você recomenda?

O que preciso para iniciar é a estacao de ar quente com ferro de solda, um frequencimetro, multimetro e uma gravadora de eprom.

Com isso já consigo fazer um bom trabalho concorda?

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., eu não gosto de recomendar pois isto depende do que cada um pretende fazer, prefiro mostrar qual eu compraria.

Eu já tenho algumas coisinhas mas eu trabalho com Desktops (prefiro de empresas pois neste caso os administradores delas querem a todo custo cortar gasto então é melhor pagar conserto do que comprar a peça nova) e gosto de ficar montando coisas então, para um trabalho deste creio que este() dá conta do recado. Também, não trabalho só com Informática, faço também serviços de montagem/manutenção/instalação de recepção via satélite e também sou programador Web(então não posso me dedicar a uma coisa só) além de gostar de mexer em tudo que é eletroeletrônico.

Este foi o mais barato que encontrei aqui no Brasil - mas não leve em consideração o barato pois tem outros que são a mesma coisa e custa até 3 vezes mais. O barato para mim é em relação ao custo/benefício.

E não se preocupe com o que tem, só vai saber do que precisa quando começar - aí dependendo do que fazer mais vai saber escolher bem o que é prioridade ou não. Com o que citou já é mais do que o suficiente para começar e ir investindo em equipamentos.

Postado

Há... esqueçe ficar comprando solda no metro ou naquelas embalagens de 3m, compre logo um carretel de 500g que vai durar bastante 8)

Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., eu não gosto de recomendar pois isto depende do que cada um pretende fazer, prefiro mostrar qual eu compraria.

Eu já tenho algumas coisinhas mas eu trabalho com Desktops (prefiro de empresas pois neste caso os administradores delas querem a todo custo cortar gasto então é melhor pagar conserto do que comprar a peça nova) e gosto de ficar montando coisas então, para um trabalho deste creio que este() dá conta do recado. Também, não trabalho só com Informática, faço também serviços de montagem/manutenção/instalação de recepção via satélite e também sou programador Web(então não posso me dedicar a uma coisa só) além de gostar de mexer em tudo que é eletroeletrônico.

Este foi o mais barato que encontrei aqui no Brasil - mas não leve em consideração o barato pois tem outros que são a mesma coisa e custa até 3 vezes mais. O barato para mim é em relação ao custo/benefício.

E não se preocupe com o que tem, só vai saber do que precisa quando começar - aí dependendo do que fazer mais vai saber escolher bem o que é prioridade ou não. Com o que citou já é mais do que o suficiente para começar e ir investindo em equipamentos.

Mas com sua experiência podes me dizer se o frequencímetro qual escala de frequencia mais indicada para notebooks e/ou desktop usaria?

Este que enviou existe alguma descrição para que eu possa procurar outras opções?

Obrigado pela atenção.

Abraços

Postado

Normalmente, pelo menos em placas Desktops, encontrará até uns 300MHz (que o processador usa e até onde talvez precise medir) - mas leve em consideração as tensões de entrada (neste aí acima de 50MHz ele só aguenta até 3V - normalmente encontrará até 5V nos circuitos lógicos, mas pela sensibilidade dele creio que dá pra utilizar uma ponta redutora tipo 10x1).

Postado

Caro amigo também concordo com o que algumas pessoas falaram aqui , se você esta no mesmo barco que eu não vai adiantar ter na sua bancada ferramentas pra isso e para aquilo .

Primeiramente nossa bancanda precisa de um técnico , as necessidades vão aparecer a medida que for adquirindo conhecimento, que novos serviços forem aparecendo .

Comece com o básico -  uma bancada , um local para acomodar os aparelhos o mais protegido possível , espuma, borracha  ou outro material  que não venha danificar o gabinete dos aparelhos .

Comece com um multimetro digital , outro analógico, um ferro de solda , um sugador de soldas , uma boa lupa , uma pinça, boa iluminação, chave daquelas que muita gente chama de chave estrela , phillips , não sei como chamam aí na sua região , pincel para limpeza , pasta térmica pois  independente do defeito .

Deve sempre começar por limpar os dissipadores que sempre estão tomados por poeira , outra coisa trocar a pasta térmica , assim o aparelho vai sair bonitinho . Novas dicas apareceram e certamente eu venha a ter me esquecido de alguma coisa ,  o mais importante é que precisamos colocar na nossa bancada um técnico .  Se nos der a honra de continuar  aqui conosco , volte para buscar dicas , mas volte também para postar suas experiencias , sempre que puder deixe para seus amigos aqueles  que te ajudaram  naquela sua dificuldade ou dúvida , pelo menos um muito obrigado , melhor ainda um  joinha , isto vai incentiva-los a voltar , como deve saber contribuindo com o seu joinha o favorecido vai poder baixar mais esquemas , acessar áreas que talvez para ele no momento esteja bloqueada .

• 1 ano depois...
Postado

troque essa genius 540 por uma tl866 verá que o investimento vale a pena. verifique a infinidade de material sobre as tl866 aqui do fórum. é a mais recomendada.

Postado

Fiquei curioso vc disse "Sulfato de Cobre"

que uso vc faz nele em eletrônica pratico?

eu quando criança meu pai tinha um sitio e ele comprava saco de sulfato de cobre e sulfato de zinco para pulverizar em lavouras

e eu estragava um monte fazendo experiências como galvanizar moedas  elas pegavam o cobre mas depois oxidava rápido saia de casquinha.

Bem se tem um uso legal na eletrônica queria aprender. pode dizer mais? do Sulfato de Cobre.

sds silvanoservitec

Postado

Estou montando minha bancada do zero tbm tenho muitas ferramentas pequenas e já faço alguns trabalhos pequenos, mas quero  aumentar meu leque podendo assim oferecer manutenção de placas aos meus clientes.

Estou de olho nessa estação de solda e ar quente.

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

O que acham para iniciar? Ou tem outra melhor nessa faixa de preço?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.