Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entrando no ramo + Proposta - Leia!

Avalie este tópico:


blopes

Posts em destaque

Boa tarde.

Meu nome é Bruno, moro em Belo Horizonte / MG. Trabalho com consultoria em informática (manutenção, vendas, servidores, redes, etc...) tenho uma empresa (sem loja física), mas esse ano pretendo abrir a loja e começar oferecer manutenção em notebook também.

 

Gostei muito do fórum, pessoas empenhadas em ajudar, trocar informações, bastante transparência, pelo pouco que vi muita gente com experiência.

 

Como disse, quero entrar no ramo de manutenção de notebooks. Trabalho a 10 anos com manutenção de computadores, instalação de servidores, redes e venda.

Mas antes que me perguntem, não entendo nada de eletrônica e manutenção (física) de notebook

 

Não conheço ninguém aqui em belo horizonte de confiança ou com um bom preço (para terceirizar), para que eu pegue os notebook.

E sem falar, que cada dia que passa, a demanda de computador vai só abaixando principalmente pelos baixos preços dos notebooks. Daqui uns dias teremos so notebooks.

 

Então... Estou procurando alguem que possa me ajudar nisso, e estou disposto a paga-lo.

 

O que pretendo:

 

1º - fazer um levantamento, de todos os equipamentos que preciso comprar.

* Quero comprar os equipamentos para que eu posso tentar arrumar todos os notebooks que entrar na assistência, sei que é difícil, que depende muito da habilidade da pessoa, mas quero ter as ferramentas para isso, caso eu não consiga arrumar, que seja por falta de competência, não por falta de material. A experiência e prática vem com o tempo.

 

Não estou com dinheiro sobrando, pelo contrario, dinheiro está escasso, ainda mais que preciso ajuntar pra poder montar a loja física.

 

Ja dei uma lida sobre as maquinas de retrabalho em BGA e vou investir na Shuttle Star SP 360C ou Honton HT-R490.

 

2º - Realizar a compra dos equipamentos, já vi que a galera importa pelo ebay, nunca fiz isso, mas ví que sai muito mais barato, e preciso de ajuda nisso também.

 

 

3º - Realizar o treinamento/cursos  de preferencia nos meus equipamentos. Para isso, estou disposto a combinar com a pessoa os valores, caso ele seja de belo horizonte, fica mais fácil, mas caso não seja, eu pagaria a passagem, a pessoa fica em minha casa (para diminuir os custos).

 

Como sei que a maioria está empregada, ou é dono do próprio negocio, podemos marcar num feriado que de para emendar no final de semana, pode ser no carnaval, ou quando a pessoa desejar.

 

Caso ninguém tenha interesse ou disponibilidade. gostaria de saber se alguém conhece uma empresa que possa me dar esses cursos de preferencia em BH, caso não tenha e o curso seja realmente bom, estou disposto a ir até o local.

 

Bom pessoal, por enquanto acho que é isso,

Deixo aqui meus contatos e conto com a ajuda de vocês;

 

Bruno Vasconcelos Lopes

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai Bruno...td beleza. Muito bom seu posicionamento e humildade. Eu sou de Santos e vou relatar resumidamente apenas a minha experiencia.

 

Primeiro, trabalhar com eletrônica nao e tão simples. Sou formado desde 1995, e vc terá que estudar pro resto da vida, pois a tecnologia muda e vc tem que se adaptar a elas.

E precisa gostar muito de trabalhar com conserto e manutenção.

Alguns equipamentos realmente sao necessários para começar, mas invista de acordo com o tempo e volume de serviço.

Mas se realmente vc quer ser um bom profissional.....estude, estude, trabalhe, que consiguira tambem, assim como eu e outros amigos daqui do forum.

 

Seja bem vindo e vamos encontrar as soluções .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta amigo.

 

Minha intensão inicial é aprender, mas infelizmente os contatos que tive com eletronica não foram muito bons.

Sei que é um ramo muito complexo e requer anos de aprendizado.

 

O que eu quero da eletronica é uma eletronica somente voltada para notebooks como pro exemplo o inglês tecnico.  (não sei se existe isso).

 

Não quero ser um expert em eletronica, quero em um primeiro momento aprender para conseguir resolver os problemas, pois futuramente caso realmente meu projeto funcione, quero ter um Proficional para realizar essas atividades para que eu possa ficar gerenciando a loja.

 

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bruno. Terceirizo alguns serviços (reballing/retrabalho de alguns bgas) com o Dárlan em BH, colega aqui do forum, login ojouberth , excelente profissional.

 

    R. São Paulo, 1071, sl 702

    30170-907 Belo Horizonte

 

Telefone (31) 2531-3733

E-mail contato@dcnotebooks.com.br

Website

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se postei algo contra as normas do forum , peço desculpas e algum moderador apague por favor

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Bruno

 

 

O primeiro empecilho que vejo na sua empreitada é o fato de não conhecer nada de eletrônica. Sugiro que leia, livros ou artigos da internet, referentes a eletrônica básica, isso irá te ajudar bastante se pretende atender de forma ampla seu cliente de notebooks. Não adianta pensar que o tempo é curto e não dá tempo, pois sem o básico você ficará perdido e posso te garantir que vai ter muita dor de cabeça, perder serviços e de repente até irritar clientes, se não até mesmo danificar aparelhos.

Com um curso ou alguns estudos a respeito de eletrônica básica, você aprenderá a identificar os componentes na placa mãe e saberá como é seu funcionamento e o porquê dele estar ali, sabendo disso fica mais fácil saber como testá-lo e identificar se há ou não defeito nele.

Quanto ao material, não é preciso muito. Se você tem orçamento para adquirir uma máquina de reballing, ótimo, mas sua demanda por esse serviço irá pagar essa máquina? Eu por exemplo tenho no máximo 03 serviços de reballing por semana, então eu uso estação de SMD e um pre heater. Mas vamos a lista:

02 multímetros de preferência com frequencímetro e termômetro;

01 multímetro analógico;

chaves phillips e fendas de diversos tamanhos (se conseguir encontrar adquira um kit de relojoeiro)

alicates de corte, bico e universal;

Ferros de solda 40w e 60w;

Estação de retrabalho SMD;

Manta antitérmica para forrar a bancada;

Insumos para soldagem eletrônica;

Fonte variável 0V a 30V e até 5A;

Quanto ao material de reballing, você vai precisar de:

Stencil, esferas (0,35mm - 0,4mm - 0,45mm - 0,5mm - 0,6mm e 0,7mm - esse último nunca precisei usar), fluxo de solda de boa qualidade, máquina de reballing ou como mencionei estação SMD e pre-heater.

Bom isso é o que consigo lembra agora acho que os outros usuários irão acrescentando mais informações como o passar do tempo.

Um detalhe que não posso deixar de citar, estamos aqui para ganhar dinheiro, mas não o seu, queremos dinheiro de forma limpa e honesta, antes de mais nada, se alguém se interessar em lhe prestar consultoria e cobrar por isso, não estará agindo de forma desonesta, mas é que a informação está aqui e de graça, basta você ter: força de vontade para pesquisar e aprender, eu pessoalmente não me sentiria bem lhe cobrando por informações que recebi daqui de graça. Então, amigo arregace as mangas e leia bastante os tópicos aqui presentes e em outros fóruns que abordam o tema você aprenderá muita coisa, escutei certa vez que o segredo para ganhar dinheiro é:

Acordar cedo, tomar um banho e ir trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Romero,

Desde já obrigado pela resposta.

 

Então romero, acho que no começo se eu tiver 1 ou 2 notebooks para fazer o reparo já é muito.

Mas estou fazendo isso não pensando em curto prazo e sim a longo prazo.

 

Vou trabalhar com uma margem de prejuizo de 6 meses ao abrir a loja.

 

A abertura da loja deve ser no segundo semestre de 2013 ou no começo de 2014. E quando for abrir a loja já quero ter o maquinario de notebook todo pronto.

Enquanto não abro a loja, o maquinario ficará em meu labaratorio em casa mesmo, ate mesmo para eu ir treinando.

 

Meu foco é contrato com as empresas, prestando consultoria, mas como vou abrir loja preciso abrir meu leque. e acredito que daqui alguns anos acredito que não terá mais computadores desktop no mercado.

 

Como eu disse, o primeiro contato que tive com eletronica não foi dos melhores, então o que eu quero da eletronica é so para arrumar notebooks mesmo, mas como disse não sei se é possivel. preciso de uma direção por onde começar.

E se tudo correr bem, pretendo contratar um profissional para dar a manutenção nos notebooks e eu me dedicar no gerencimento da loja e captção de novos clientes.

 

Sei que o pessoal está aqui pra trocar informações sem cobrar, mas estou pedindo muito. hehehe

 

Não digo que eu não tenho tempo, tempo todos temos, mas preciso otimizar o meu ao maximo nesse momento, e sei que fazendo o curso, ou de preferencia pagando uma pessoa que já trabalha no ramo, eu coseguirei pular etapas e direcionar a eletronica diretamente para o que eu preciso.

Já pegando as apostilas e lendo, com certeza terá coisas que eu não vou entender, que terei dificuldades e talvez eu nem era necessarioeu  estar lendo isso. (posso estar enganado)

 

Mas de qualquer forma, se alguem tiver disposto a me dar esse curso/ aula, agente negocia o preço.

 

mais uma vez.

obrigado

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
como vai?

pretendo iniciar no ramo com um conhecimento semelhante ao seu,porém no interior do MT. Gostaria de pedir, como está andando seu negócio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara tudo bem? estou quase na mesma situação sua.

Porém não acredito que os computadores irão acabar, hoje a demanda é menor? é. mais não conte com o seu fim, na informática tudo pode acontecer.

Na eletrônica o básico é sempre está pesquisando e entender os funcionamentos de alguns componentes, quando for fazer um serviço não passe do seu limite (técnico) para não danificar as placas, ex: você não sabe trocar um jack, tente pelo menos uma parceria com alguém pra efetuar esse serviço. Antes você subir um pouco o preço ou até menos lucrar um pouco menos mantendo o cliente satisfeito do que um serviço porco e seu cliente torrando a paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...