Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell Latitude 3540 | LA-A491P | Bobina de 5V apresentando 2V

Avalie este tópico:

Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Estou com essa placa, cliente derrubou água no notebook e deixou secar, ele não lembra a quanto tempo o note está parado antes de trazer mas acredito que seja mais de 3 meses. A placa apresentava curto logo ao plugar energia. Removi o capacitor que estava causando o curto e começou a dor de cabeça. Logo na entrada, a PL701 tem uma queda de tensão (dos 19V que entram, após os mosfets PQ703 e PQ705 saem 17V) e não apresentava nem 3 nem 5V. Deixei de lado o problema dos 17V e fui pra cima do PU100 (TPS51225), em volta dele todos os componentes estavam oxidados. Limpei, substitui grande parte dos resistores e capacitores e mesmo assim não apresentou tensão. Então abri os PJP100, 101 102 e 103. Apareceu os 3V na Bobina de 3 e 2V na bobina de 5v. Tenho as tensões EN corretas, VBST1 até a conexão com LX5 antes do capacitor apresenta 5V, tenho as duas tensões LDO3 e 5 corretas, cheguei até a trocar PQ103 e PQ104 mas ficou na mesma. Tem alguma coisa que estou deixando passar mas não sei o que. Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas placas que sofrem esse problema de derramarem líquido sobre elas é sempre complicado, principalmente quando está com muitas oxidações.

A princípio essa tensão de 17v ( ou 17.7v ) na PL701 está normal conforme o esquema elétrico dessa placa.

Não vi vc mencionar a substituição de PU100, pois se não apresenta nenhum curto nas bobinas e nem nos componentes ao redor, o recomendado é a troca do mesmo, ok.

Sem título.png

Editado: por joaosantos
Link para o comentário

Esses eu já havia trocado, 104 14,98K e 106 9,99K. O que achei estranho e pode ter acontecido é a PR111 (VBST1), quando estava oxidada o resistor batia na escala de mohms, mas depois de limpar estava marcando 2,2K, segui o esquema e coloquei um resistor de 2,2ohm, como no lado dos 3v, será que pode ser isso, no esquema apresenta 2,2ohm, é a unica coisa que lembro que me chamou atenção de diferente.

Link para o comentário

percebi que não havia contato entre o PU100 e pin a PR111, estou tentando refazer a trilha, na primeira tentativa deu certo mas o pwm não gerou tensão, nesse momento, a tensão B+ que estava em 13V, subiu para 17V, agora acabei deslocando um capacitor e um resistor. Vou dar um tempo nessa placa e volto quando estiver arrumado a casa.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...