Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar um bom PERFIL

Avalie este tópico:

Daniel

Posts em destaque

• Administrador

Sobre o problema do nosso amigo de perder PADS e chip não soltar, eu creio que seja erro nas temperaturas.

Eu tenho uma Achi Ir6000 e faço qualquer placa de notebook sem problemas, uma coisa que aprendi é que, nem sempre os

perfis de um dá certo para um, dá para outro, o ideal é cada um montar seu próprio perfil, a troca de perfis serve mais para trocar idéias.

A primeira coisa a ser feita é, saber segundo a sua temperatura ambiente quanto tempo leva para que o pré atinja a temperatura ideal na placa.

No meu caso, trabalho entre 110 a 130°C na placa, por isso ajustei meu pré em 330 para HL e AL.

Para definir isso é bem simples, basta ligar a máquina em qualquer perfil, apertar a tecla RUN/PROG que vai pausar o topo e apenas o pré vai esquentar. Medindo com o termopar da Achi e mais um externo, observe qual o tempo que leva para que o pré aqueça a placa. Acho muito útil o programa da Achi justamente por isso, com ele eu consigo ver quanto tempo levou e onde a temperatura estabilizou. Com isso em mãos eu consigo ajustar meu perfil.

No meu caso por exemplo, leva cerca de 6 minutos, então ajustei as rampas iniciais para que o tempo de subida do topo seja suficiente para aquecer o pre, ou a placa como se deve. Sem fazer isso, você chega ao final da última rampa sem que o pré tenha efeito na placa., com isso acaba arrancando PADS da placa.

Minha rampa inicial é

R1=0,3 L1=110 D1=60

Nessa rampa, dará tempo suficiente (no meu caso) para o aquecimento completo do pré, mas isso ainda não significa que a placa tenha absorvido essa temperatura por completo, mas no entanto, nas rampas seguintes vai atingir a temperatura necessária.

R2=0,5 L1=150 D2=30

Nessa rampa, eu já diminuí o tempo para 30 segundos em D2, por que o pré já estará mandando em torno de 130°C para placa, e mais o topo ajudando, não precisa mais tempo.

Outra observação, setar a rampa em 0,5 no máximo 0,6 por que não adianta apressar essa máquina em 1 por que ela vai te dar uma temperatura falsa, está mandando calor mas a placa não está absorvendo.

R3=0,5 L3=190 D3=30

R4=0,5 L4=225 D4=120

O tempo da última rampa não é problema, pois esse perfil que uso é para retirada, quando o valor setado em L4 atinge os 225°C o chip já está solto ou quase solto, já removo e dou stop no programa.

Outro detalhe, não uso nenhum tipo de laminado na volta do chip, apenas nas partes de plástico por precaução, pois isso já muda o perfil da máquina. Não uso o termopar original da Achi, uso um termopar comum que tem mais precisão e uso o HB em 15 que, geralmente a diferença entre o valor setado e o monitorado fica em torno de 10°C.

Autor: Não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 meses depois...

Muito bom tuto, acho que já tinha lido ele no outro fórum, não lembro o autor também, mas de qualquer forma é bom para a nossa base de dados! Eu já utilizo essa ideia da configuração de tempo para se ajustar a curva do pre-aquecedor. muito útil, nunca mais arranquei pad depois disso.

Link para o comentário

r1-0.50, L1-100, D1-50

R2-0,50, L2-175, D2-25

R3-0,40, L3-190, D3-20

R4-1,00, L4-215, D4-25

R5-END

HB-20

e o mesmo perfil que tem no forum postado so alterei o L4 pois um chip com essa configuracao tirei bem os outros

chega na hora de tirar ele fica um pouco solta mais nao total parece que nao aquece parelho

Link para o comentário

Bom, eu utilizo uma configuração bem próxima da sua. Observe se o chip esta ficando bem centralizado em relação ao top-heater, e a distancia do top também é importante, eu uso 4cm da placa. A temperatura do pré também pode interferir, eu aconselho a ir subindo ela e ir testando, a minha no pre eu uso em 500 pra você ter uma ideia, quando usava em 300 custava a tirar os chip.

Link para o comentário

vou aumentar o pre pq nao esta saindo vou descrever como estou fazendo talvez esteja fazendo algo erado

bom centralizo o chip esta com 3,5 cm de distancia do chip clico em run/prog  cuido com um outro termopar que coloco embaixo da placa quando chega nuns 120 graus mais ou menos eu clico em start pra liga a parte de cima mais o chip nao sai esse danado

Link para o comentário

Bem, faça os ajustes pra ficar assim:

IR9000

Pré-heater:

AH - 500

AL - 450

oA - 0000

Top-heater:

Para remover chip (esferas lead-free)

r1 - 0.80 l1 - 100 d1 - 60

r2 - 0.40 l2 - 150 d2 - 70

r3 - 0.40 l3 - 200 d3 - 60

r4 - 0.40 l4 - 225 d4 - 50

r5 - end

Hb - 30

Para colocar chip (esferas com chumbo)

r1 - 0.50 l1 - 85 d1 - 85

r2 - 0.50 l2 - 120 d2 - 40

r3 - 0.50 l3 - 200 d3 - 40

r4 - end

Hb -30

-Top-heater a 4cm da placa.

-Pressiona start e logo em seguida Run/prog para parar o top-heater e aguardar o termômetro superior marcar 80 graus. Depois pressiona start novamente e siga o processo normal.

-Quanto a temperatura do top-heater marcar perto de 190 graus, comece a acompanhar o processo de perto, e já comece a dar uns toquinhos na lateral do chip, assim que o mesmo balançar remova, não fique aguardando ate a maquina apitar pois assim você evita Stress no chip.

Não se esqueça de dar um aplaud rsrsrsrsrs

Link para o comentário

• 7 meses depois...

wandersonlucena ,

isso que eu não entendo, nas ACHI e na HT380 que usam o controlador PC410 o pessoal usa rampa 0,5graus e no máximo 1grau,  já na HT490 vem tudo setado em 3graus, eu acho isso muito rápido.  e o ultimo step é só para garantir se não sair no anterior tem mais um para não perder o processo, certo?

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

cada maquina com sua configuração ! sobre como justar e verificar o perfil e simples colocar um termopar independente na lateral do chip e verifica quantos graus esta chegando no caso se for lead -free então vai chegar no maximo 230º se não atingir essa temperatura vc vai ajustando ate chegar entendeu

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Bem, faça os ajustes pra ficar assim:

IR9000

Pré-heater:

AH - 500

AL - 450

oA - 0000

Top-heater:

Para remover chip (esferas lead-free)

r1 - 0.80 l1 - 100 d1 - 60

r2 - 0.40 l2 - 150 d2 - 70

r3 - 0.40 l3 - 200 d3 - 60

r4 - 0.40 l4 - 225 d4 - 50

r5 - end

Hb - 30

Para colocar chip (esferas com chumbo)

r1 - 0.50 l1 - 85 d1 - 85

r2 - 0.50 l2 - 120 d2 - 40

r3 - 0.50 l3 - 200 d3 - 40

r4 - end

Hb -30

-Top-heater a 4cm da placa.

-Pressiona start e logo em seguida Run/prog para parar o top-heater e aguardar o termômetro superior marcar 80 graus. Depois pressiona start novamente e siga o processo normal.

-Quanto a temperatura do top-heater marcar perto de 190 graus, comece a acompanhar o processo de perto, e já comece a dar uns toquinhos na lateral do chip, assim que o mesmo balançar remova, não fique aguardando ate a maquina apitar pois assim você evita Stress no chip.

Não se esqueça de dar um aplaud rsrsrsrsrs

Posso usar na IR6000 ou vc teria outro perfil pra ela?

Link para o comentário

• 5 meses depois...

Novato sofrendo

como posso evoluir se não posso postar perguntas e respostas?

achei este que não tava bloqueado =/

Como já informado anteriormente pelo moderador, use áreas abertas e mostre o seu conhecimento com dicas,  tem de software, de virus de hardware de PC e etc

assim que for ganhando joinhas vai abrindo as outras áreas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...