Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

VU Meter com LM3915

Featured Replies

Postado

Bom dia a todos. Sou iniciante em eletronica e tentei fazer a montagem deste projeto numa placa perfurada. Acontece que só o 9 led acende normal e o primeiro bem fraquinho. Será que esse esquema eletrico esta certo? Pq segui todas as ligações com todo o cuidado do mundo. Exceto que tirei os resitores de 120R pois estou usando leds de alto brilho. Alguem pode me ajudar?

VU 20 leds.jpg

Editado: por ma.azuosr

Postado

Tirou os resistores e ligou direto os leds ?

Os resistores são para limitar a corrente nos led (lei de ohm V=RxI)

Para acender o led o pino de saida vai para 0V . O anodo do led esta em VCC (12v) , portanto a corrente no led sera 12-1,6/120=8,5ma.

Se voce ligou direto o catodo do led no CI provavelmente queimou os leds e o CI. Teste os leds , remonte o circuito com os resistores para testar o CI

Postado
  • Autor

Oi João. Bom dia. Antes de mais nada, obrigado pela resposta e pela ajuda. Quando eu montei o circuito na protoboard,, montei com os resistores. Funcionou ate o 10 led. O potenciometro dava uma desregulada, mas ate o decimo led funcionava como deveria com entrada de audio. Achei que poderia ser algum mal contato nas conexoes e como tudo parecia estar em ordem soldei numa placa perfurada. Sobre estar acendendo apenas aqueles dois leds que citei no começo, após uma minuciosa conferencia percebi que faltava a ligação entre dois pontos da placa que alimetavam o pino 3 de um CI e o pino 9 do outro 3915. Apos a correção todas as 1as 10 lampadas acenderam, porem direto, e a partir das lampadas do 2 ci nem sinal. Bem estranho. Sobre a corrente nos leds, vc nao considerou a resistencia interna do CI, que apos calculos na formula fornecida no datasheet do componente ( sou matematico 🙂 ), fica em torno de 10mA, o que nao danifiicaria os leds e nem o CI. Tanto que agora todos os 10 primeiros acendem de uma vez, sem queimar, mesmo sem fonte de audio. Tenho certeza de que segui exatamente o esquema. Mas nao funciona. Troquei o potenciometrro por uma resistencia de 44k (2 em serie verm. verm. laranja 22k) e mesmo assim as 10 primeiras acendem direto. Onde sera que estou errando? Sera que o 2 CI, esta com defeito? Ja testei a tensão nos pinos e estao corretas... É um circuito super simples, mas nao consigo fazer funcionar. A proposito... ele esta ligado em uma fonte de 12V com capacidade de 500mA.  Outra coisa, no datasheeet ha uma aplicação tipica sugerida que tbm nao usa resitores nos leds, o que nao me parece ser um problema para o CI. 

Editado: por ma.azuosr

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.