Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placas que não seguram dados da BIOS - Todas as alternativas possíveis

Avalie este tópico:

DobloClick

Posts em destaque

Companheiros, não vou citar modelo de placa por que esse caso pode acontecer com qualquer placa mas peguei uma placa  de um Desktop da STI que me deu um trabalhão. Essa placa não segurava os dados do CMOS (BIOS), melhor, segurava mas no máximo um dia. Fiz os seguintes procimentos:

1º - Verifiquei a bateria de 3v, estava boa, mas troquei por outra melhor, de marca de mais confiança.

2º - Verifiquei aquelas hastes que tem no soquete e que fazem contato com o positivo e o terra, muitas das vezes elas perdem a pressão.

3º - Verifiquei o diodo duplo, estava bom mas troquei.

4º - Verifiquei o capacitor cerâmico que fica após o pino do Clear CMOS, estava bom.

5º - Verifiquei o resistor que fica entre o soquete da pilha e o diodo, estava bom mas troquei também.

6º - Desconfiei de solda fria no soquete da bateria então retirei o soquete e soldei novamente.

7º - Retirei o pino do Clear CMOS (Jumper) e soldei novamente desconfiando de solda fria.

8º - Fiz o jumper entre a bateria e o pino (jumper) do Clear CMOS.

Até aqui o problema não foi resolvido, ficava desligado e funcionando por 12 a 24 horas e voltava o problema. Então fiz mais alguns procedimentos:

9º - Troquei a flash (CI que armazena a BIOS) e regravei um novo arquivo baixado do site do fabricante.

10º - Fiz um reflow no PS com uma mistura de fluxo AMTECH e álcool isopropílico.

Mesmo fazendo os procedimentos acima o problema ainda persistia, já estava para desistir quando resolve observar a medição na bateria conectada no soquete que a tensão da pilha estava caindo do nada, não zerava e não acontecia com frequência, mas caia para 0.76v ou um pouco a mais. Se pressionasse a pilha contra o soquete a tensão subia. Como eu já tinha testado o soquete usando a escala de continuidade e o soquete passou no teste não troquei o mesmo, foi ai que troquei o soquete por outro e o problema não voltou mais. Depois de três dias em teste entreguei a maquina para o cliente (amigo meu) e fui pensar: O problema poderia ser oxidação na parte do contato do soquete com a pilha, é a única explicação que achei !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  estou com o mesmo problema com uma POS, já fiz os mesmos procedimentos , vou acompanhar seu tópico.

Link para o comentário

Ja tive varios problemas assim minha conclusão e que o socket da pilha perde a pressão não cheguei a trocar so concertei o mesmo e caso resolvido mas de 6 meses e não deu mais problema. A pilha fica frouxa.

simmuitas vezes é so dar uma raspada comuma chave de fenda no socket da bateria e resolve

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...