Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise BISTURI EMAI-BP400 - estourando FETs quando aumentada a potência de saída.

Avalie este tópico:


raimundoleao

Posts em destaque

Bom dia pessoal, trabalho com manutenção de equipamentos médicos, e recebi para manutenção esse referido equipamento e o mesmo estoura os FETs ao subir a potencia de saída para 100watts, até 80 watts de saída, trabalha normal, o estranho é que o acionamento dos FETs é feito através de um conjunto de Transistores acionados pelo SG3526AN, mas são separados por dois trafos isoladores no acionamento e isolado dá saida por um outro trafo, os FETS originais são os 10N60, na falta do mesmo usamos o 13N60C, gostaria da ajuda dos amigos, pois incrivelmente estoura os FETs e queima os resistores de desarme dos FETs, vou anexar imagem da parte do esquema. O Q3 é que estoura primeiro e os outros queimam desde já meu muito obrigado a todos.

fontech.thumb.jpg.7f4b101eddcb6109f3e4f8aa3e1fe4d0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, alguma ajuda ? Gostaria de entender por quais motivos os FETs isolados estourariam nos formatos que estão dispostos no esquema, porque não queima nada antes e nem depois deles, somente eles estouram, seria por corrente alta demais, tensão elevada, travamento de Travo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses mosfets são(PTH) ou são SMT/SMD, se forem PTH, são montados em dissipadores?

F1 de 5A não está atuando? 

 

Você já monitorou a tensão de entrada?

 

Já mediu todos transistores drivers?

Já mediu os capacitores (C1, C6 e C7)?

 

Flw...
 

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, nagkiller disse:

Esses mosfets são(PTH) ou são SMT/SMD, se forem PTH, são montados em dissipadores?

F1 de 5A não está atuando? 

 

Você já monitorou a tensão de entrada?

 

Já mediu todos transistores drivers?

Já mediu os capacitores (C1, C6 e C7)?

 

Flw...
 

Olá boa noite,

1 - os mosfets são PTH montados em dissipador.

2 - F1 de 5A queima junto com o estouro dos mosfets, então de certa maneira, não está atuando.

3 - A tensão de entrada foi monitorada e se manteve estável.

4 - os transistores drivers, foram medidos porem pela medição estavam normais, mas por questão de teste acabei de substituir todos por novos, porem só poderei testar amanha.

5 -sim os capacitores foram medidos e estão normais.

 

obs: quando ligo a penas essa placa fonte e aplico tensão VC com fonte assimétrica, ela gera a tensão no secundário normalmente sem estourar os mosfets, desde que estejam desligados os cabos do conector CN5, que sai para alimentar a placa que transforma essa tensão em alta tensão.

 

por exemplo essa placa fontech que postei o esquema, quando recebe sinal VC de 3,3VDC, gera uma saída de 70VAC, que se transforma em 70VDC após BRE1 e sai para o conversor de alta tensão(PLACA CHFET) pelo conector CN5, essa outra placa é responsável por converter os 70VDC em alta tensão e gerar a amperagem de corte.

 

o problema justamente ocorre quando aumento a carga de corte, se eu usar uma carga de 50 watts tudo funciona normal, porem se passo disso, os mosfets estouram. Ao que me parece, quanto maior a carga, mas exige dos mosfets e eles acabam estourando, o que não entendo é que se eles são isolado no circuito tendo trafos de ambos os lados, o que poderia causar esse efeito, onde somente eles queimam chegando a estourar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, nagkiller disse:

Excesso de corrente e/ou curto nos ou em apenas um dos drenos pode estourar esses mosfets.

 

Usando um valor próximo 80W, antes deles entrarem em curto e queimarem, ele aquece muito ou trabalha frio?

 

Flw...

aquece muito, tanto que o dissipador pode queimar o dedo.

1 minuto atrás, nagkiller disse:

Excesso de corrente e/ou curto nos ou em apenas um dos drenos pode estourar esses mosfets.

 

Usando um valor próximo 80W, antes deles entrarem em curto e queimarem, ele aquece muito ou trabalha frio?

 

Flw...

e basta segundos de acionamento para que estourem, quando a potencia está em 80watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, raimundoleao disse:

aquece muito, tanto que o dissipador pode queimar o dedo.

e basta segundos de acionamento para que estourem, quando a potencia está em 80watts.

você levantou uma questão interessante, ainda não reparei como fica o aquecimento em 50watts, ele não estoura, mas não verifiquei se chega a aquecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, nagkiller disse:

Então já é um sinal de que não está funcionando corretamente... verifique a carga... pode ser ela.

 

Flw...

vou fazer um teste sem conectar a carga a saída, porque a CHFET gera a alta tensão e solta em uma bobina de alta frequência, essa bobina e que libera para eletrodo de corte, que no caso faz o papel de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, não, um teste que eu gostaria que fizesse também era ver se ele funciona sem o TR1... primeiro sem o secundário ligado, removendo o CN6 ( se não me engano, estou usando celular e não tenho como toda hora ver o esquema)... se funcionar aos 100%, pode ser a ponte ou algo para frente dele...

 

Flw...

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, nagkiller disse:

Não sei, não, um teste que eu gostaria que fizesse também era ver se ele funciona sem o TR1... primeiro sem o secundário ligado, removendo o CN6 ( se não me engano, estou usando celular e não tenho como toda hora ver o esquema)... se funcionar aos 100%, pode ser a ponte ou algo para frente dele...

 

Flw...

sem o secundário ligado funciona 100%, mas não gera o corte porque fica sem potência.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, nagkiller disse:

Não sei, não, um teste que eu gostaria que fizesse também era ver se ele funciona sem o TR1... primeiro sem o secundário ligado, removendo o CN6 ( se não me engano, estou usando celular e não tenho como toda hora ver o esquema)... se funcionar aos 100%, pode ser a ponte ou algo para frente dele...

 

Flw...

outra questão é que mesmo com CN6 ligado ou não, ele funciona 100%, desde que CN5 esteja desligado, mas não gera potencia, então gera a tensão corretamente mas nesse caso não há consumo de amperagem, talvez por isso não estoure.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, nagkiller disse:

Ops... enquanto eu escrevia, você postou nova mensagem...

 

Essa é a parte que recebe a tensão gerada no secundário e faz a amplificação.

No conector CN4, ela recebe a tensão gerada no secundário da FONTECH(onde ficam os mosfets).

Já no conector CN1 ela recebe os sinais que determinam o tipo de corte e frequência a ser usada (pulsos), como também recebe um valor IC, que é o limite máximo da corrente para cada tipo de corte, quando a corrente excede esse limite deveria atuar uma proteção desligando a alta tensão, mas pelo fato dos mosfets estarem estourando, acredito que não esteja havendo a proteção.

CHFET.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, nagkiller disse:

Desculpe, o forum bloqueou a minha conta, o consumo de corrente sem o CN5, nos leva a desconfiar da carga.

 

Se você tiver outra pra testar, seria interessante fazer este teste.

 

Flw...

sem problema, amigo.

já testei a carga(eletrodo de corte em outros aparelhos e funcionou normalmente, estou desconfiando de haver algo na placa de saída onde o eletrodo é conectado, porque eles estouram mesmo sem eu acionar a carga.

 

porque funciona assim, quando aciono o pedal ele gera tensão no secundário que é transferida para a placa CHFET onde gera a alta tensão e carrega uma bobina de alta frequência chamada de ampola, essa ampola libera no eletrodo a amperagem quando o eletrodo toca o paciente e embaixo dele fica uma placa inox, chamada placa neutra por onde essa corrente retorna ao aparelho, ou seja a corrente sai pelo eletrodo, atravessa o paciente e retorna ao aparelho pela placa neutra, então suspeito que no circuito de sída haja algum problema ou no controle de frequência do corte.

 

obs: que a alta tensão é gerada por um conjunto de Mosfets NTW10N100E, que estão na imagem postada agora pouco.

 

estou subindo outra imagem com varias marcacoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo essa outra parte do esquema vejo que, pode ser algo relacionado ao circuito de proteção... Como são definidos os "pulsos a serem usados", vem de onde?

 

Pode ser necessário averiguar algumas etapas nessa área também.

 

Flw...

 

 

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, nagkiller disse:

Vendo essa outra parte do esquema vejo que, pode ser algo relacionado ao circuito de proteção... Como são definidos os "pulsos a serem usados", vem de onde?

 

Pode ser necessário averiguar algumas etapas nessa área também.

 

Flw...

 

 

os pulsos a serem usados, vem direto do processador U8 do esquema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica, verifique as caracteristicas dos componentes comprados para substituir, existem muitas, mas muitas mesmo, falsificações no mercado de peças . Use o datasheet e verifique, tensão, corrente,  ganho  e caracteristicas dinamicas tais como tempo de subida, descida e frequencia de operação. faça uma giga de teste para testar os parametros principais do compnente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, mariomendes77 disse:

Uma dica, verifique as caracteristicas dos componentes comprados para substituir, existem muitas, mas muitas mesmo, falsificações no mercado de peças . Use o datasheet e verifique, tensão, corrente,  ganho  e caracteristicas dinamicas tais como tempo de subida, descida e frequencia de operação. faça uma giga de teste para testar os parametros principais do compnente.

Obrigdo amigo, eu fiquei uns dois dias parado, mas amanhã vou verificar isso, e quanto a giga de testes, não conheço o que seria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um osciloscópio e estou aguardando ele chegar, para que eu possa verificar frequencia de pulso, tempo morto, tempo de subida e tempo de descida. Estou achando que em alta frequência o tempo morto configurado não está sendo suficiente e doia fets comutam ao mesmo tempo causando o estouro, ja que olhando o esquema é sempre o Fet de alta que estoura, ou seja sempre estoura o fet que está ligado aos 360v e não o que está ligado ao terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, nagkiller disse:

A giga é um circuito que pode ser montado com base no datasheet para testar se os componentes estão dentro dos parâmetros pré-definidos.

 

No próprio datasheet tem uns exemplos de testes paramétricos.

 

Flw...

Obrigado, vou estudar sobre o assunto amanhã e montar o circuito que vem no datasheet. Do FQP13N60C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...