Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

BISTURI EMAI-BP400 - estourando FETs quando aumentada a potência de saída.

Featured Replies

Postado

Bom dia pessoal, trabalho com manutenção de equipamentos médicos, e recebi para manutenção esse referido equipamento e o mesmo estoura os FETs ao subir a potencia de saída para 100watts, até 80 watts de saída, trabalha normal, o estranho é que o acionamento dos FETs é feito através de um conjunto de Transistores acionados pelo SG3526AN, mas são separados por dois trafos isoladores no acionamento e isolado dá saida por um outro trafo, os FETS originais são os 10N60, na falta do mesmo usamos o 13N60C, gostaria da ajuda dos amigos, pois incrivelmente estoura os FETs e queima os resistores de desarme dos FETs, vou anexar imagem da parte do esquema. O Q3 é que estoura primeiro e os outros queimam desde já meu muito obrigado a todos.

fontech.thumb.jpg.7f4b101eddcb6109f3e4f8aa3e1fe4d0.jpg

Postado
  • Autor

Bom dia pessoal, alguma ajuda ? Gostaria de entender por quais motivos os FETs isolados estourariam nos formatos que estão dispostos no esquema, porque não queima nada antes e nem depois deles, somente eles estouram, seria por corrente alta demais, tensão elevada, travamento de Travo ?

Postado

Esses mosfets são(PTH) ou são SMT/SMD, se forem PTH, são montados em dissipadores?

F1 de 5A não está atuando? 

Você já monitorou a tensão de entrada?

Já mediu todos transistores drivers?

Já mediu os capacitores (C1, C6 e C7)?

Flw...

Editado: por nagkiller

Postado
  • Autor
54 minutos atrás, nagkiller disse:

Esses mosfets são(PTH) ou são SMT/SMD, se forem PTH, são montados em dissipadores?

F1 de 5A não está atuando? 

Você já monitorou a tensão de entrada?

Já mediu todos transistores drivers?

Já mediu os capacitores (C1, C6 e C7)?

Flw...

Olá boa noite,

1 - os mosfets são PTH montados em dissipador.

2 - F1 de 5A queima junto com o estouro dos mosfets, então de certa maneira, não está atuando.

3 - A tensão de entrada foi monitorada e se manteve estável.

4 - os transistores drivers, foram medidos porem pela medição estavam normais, mas por questão de teste acabei de substituir todos por novos, porem só poderei testar amanha.

5 -sim os capacitores foram medidos e estão normais.

obs: quando ligo a penas essa placa fonte e aplico tensão VC com fonte assimétrica, ela gera a tensão no secundário normalmente sem estourar os mosfets, desde que estejam desligados os cabos do conector CN5, que sai para alimentar a placa que transforma essa tensão em alta tensão.

por exemplo essa placa fontech que postei o esquema, quando recebe sinal VC de 3,3VDC, gera uma saída de 70VAC, que se transforma em 70VDC após BRE1 e sai para o conversor de alta tensão(PLACA CHFET) pelo conector CN5, essa outra placa é responsável por converter os 70VDC em alta tensão e gerar a amperagem de corte.

o problema justamente ocorre quando aumento a carga de corte, se eu usar uma carga de 50 watts tudo funciona normal, porem se passo disso, os mosfets estouram. Ao que me parece, quanto maior a carga, mas exige dos mosfets e eles acabam estourando, o que não entendo é que se eles são isolado no circuito tendo trafos de ambos os lados, o que poderia causar esse efeito, onde somente eles queimam chegando a estourar.

Postado

Excesso de corrente e/ou curto nos ou em apenas um dos drenos pode estourar esses mosfets.

Usando um valor próximo 80W, antes deles entrarem em curto e queimarem, ele aquece muito ou trabalha frio?

Flw...

Postado
  • Autor
1 minuto atrás, nagkiller disse:

Excesso de corrente e/ou curto nos ou em apenas um dos drenos pode estourar esses mosfets.

Usando um valor próximo 80W, antes deles entrarem em curto e queimarem, ele aquece muito ou trabalha frio?

Flw...

aquece muito, tanto que o dissipador pode queimar o dedo.

Flw...

e basta segundos de acionamento para que estourem, quando a potencia está em 80watts.

Postado
  • Autor
1 minuto atrás, raimundoleao disse:

aquece muito, tanto que o dissipador pode queimar o dedo.

e basta segundos de acionamento para que estourem, quando a potencia está em 80watts.

você levantou uma questão interessante, ainda não reparei como fica o aquecimento em 50watts, ele não estoura, mas não verifiquei se chega a aquecer.

Postado
  • Autor
2 minutos atrás, nagkiller disse:

Então já é um sinal de que não está funcionando corretamente... verifique a carga... pode ser ela.

Flw...

vou fazer um teste sem conectar a carga a saída, porque a CHFET gera a alta tensão e solta em uma bobina de alta frequência, essa bobina e que libera para eletrodo de corte, que no caso faz o papel de consumo.

Postado

Não sei, não, um teste que eu gostaria que fizesse também era ver se ele funciona sem o TR1... primeiro sem o secundário ligado, removendo o CN6 ( se não me engano, estou usando celular e não tenho como toda hora ver o esquema)... se funcionar aos 100%, pode ser a ponte ou algo para frente dele...

Flw...

Postado
  • Autor
2 minutos atrás, nagkiller disse:

Não sei, não, um teste que eu gostaria que fizesse também era ver se ele funciona sem o TR1... primeiro sem o secundário ligado, removendo o CN6 ( se não me engano, estou usando celular e não tenho como toda hora ver o esquema)... se funcionar aos 100%, pode ser a ponte ou algo para frente dele...

Flw...

sem o secundário ligado funciona 100%, mas não gera o corte porque fica sem potência.

Postado
  • Autor
4 minutos atrás, nagkiller disse:

Flw...

outra questão é que mesmo com CN6 ligado ou não, ele funciona 100%, desde que CN5 esteja desligado, mas não gera potencia, então gera a tensão corretamente mas nesse caso não há consumo de amperagem, talvez por isso não estoure.

Postado
  • Autor
17 minutos atrás, nagkiller disse:

Ops... enquanto eu escrevia, você postou nova mensagem...

Essa é a parte que recebe a tensão gerada no secundário e faz a amplificação.

No conector CN4, ela recebe a tensão gerada no secundário da FONTECH(onde ficam os mosfets).

Já no conector CN1 ela recebe os sinais que determinam o tipo de corte e frequência a ser usada (pulsos), como também recebe um valor IC, que é o limite máximo da corrente para cada tipo de corte, quando a corrente excede esse limite deveria atuar uma proteção desligando a alta tensão, mas pelo fato dos mosfets estarem estourando, acredito que não esteja havendo a proteção.

CHFET.jpg

Postado

Desculpe, o forum bloqueou a minha conta, o consumo de corrente sem o CN5, nos leva a desconfiar da carga.

Se você tiver outra pra testar, seria interessante fazer este teste.

Flw...

Postado
  • Autor
8 minutos atrás, nagkiller disse:

Desculpe, o forum bloqueou a minha conta, o consumo de corrente sem o CN5, nos leva a desconfiar da carga.

Flw...

sem problema, amigo.

já testei a carga(eletrodo de corte em outros aparelhos e funcionou normalmente, estou desconfiando de haver algo na placa de saída onde o eletrodo é conectado, porque eles estouram mesmo sem eu acionar a carga.

porque funciona assim, quando aciono o pedal ele gera tensão no secundário que é transferida para a placa CHFET onde gera a alta tensão e carrega uma bobina de alta frequência chamada de ampola, essa ampola libera no eletrodo a amperagem quando o eletrodo toca o paciente e embaixo dele fica uma placa inox, chamada placa neutra por onde essa corrente retorna ao aparelho, ou seja a corrente sai pelo eletrodo, atravessa o paciente e retorna ao aparelho pela placa neutra, então suspeito que no circuito de sída haja algum problema ou no controle de frequência do corte.

obs: que a alta tensão é gerada por um conjunto de Mosfets NTW10N100E, que estão na imagem postada agora pouco.

estou subindo outra imagem com varias marcacoes.

Postado
  • Autor
21 minutos atrás, nagkiller disse:

Flw...

CHFET.jpg

Postado

Vendo essa outra parte do esquema vejo que, pode ser algo relacionado ao circuito de proteção... Como são definidos os "pulsos a serem usados", vem de onde?

Pode ser necessário averiguar algumas etapas nessa área também.

Flw...

Postado
  • Autor
40 minutos atrás, nagkiller disse:

Vendo essa outra parte do esquema vejo que, pode ser algo relacionado ao circuito de proteção... Como são definidos os "pulsos a serem usados", vem de onde?

Pode ser necessário averiguar algumas etapas nessa área também.

Flw...

os pulsos a serem usados, vem direto do processador U8 do esquema

Postado

Uma dica, verifique as caracteristicas dos componentes comprados para substituir, existem muitas, mas muitas mesmo, falsificações no mercado de peças . Use o datasheet e verifique, tensão, corrente,  ganho  e caracteristicas dinamicas tais como tempo de subida, descida e frequencia de operação. faça uma giga de teste para testar os parametros principais do compnente.

Postado
  • Autor
3 horas atrás, mariomendes77 disse:

Uma dica, verifique as caracteristicas dos componentes comprados para substituir, existem muitas, mas muitas mesmo, falsificações no mercado de peças . Use o datasheet e verifique, tensão, corrente,  ganho  e caracteristicas dinamicas tais como tempo de subida, descida e frequencia de operação. faça uma giga de teste para testar os parametros principais do compnente.

Obrigdo amigo, eu fiquei uns dois dias parado, mas amanhã vou verificar isso, e quanto a giga de testes, não conheço o que seria ?

Postado

A giga é um circuito que pode ser montado com base no datasheet para testar se os componentes estão dentro dos parâmetros pré-definidos.

No próprio datasheet tem uns exemplos de testes paramétricos.

Flw...

Postado
  • Autor

Comprei um osciloscópio e estou aguardando ele chegar, para que eu possa verificar frequencia de pulso, tempo morto, tempo de subida e tempo de descida. Estou achando que em alta frequência o tempo morto configurado não está sendo suficiente e doia fets comutam ao mesmo tempo causando o estouro, ja que olhando o esquema é sempre o Fet de alta que estoura, ou seja sempre estoura o fet que está ligado aos 360v e não o que está ligado ao terra.

Postado
  • Autor

A giga é um circuito que pode ser montado com base no datasheet para testar se os componentes estão dentro dos parâmetros pré-definidos.

No próprio datasheet tem uns exemplos de testes paramétricos.

Flw...

Obrigado, vou estudar sobre o assunto amanhã e montar o circuito que vem no datasheet. Do FQP13N60C.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.