Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Xbox One Fat - Fonte PA-2221-02MX em curto

Avalie este tópico:

Meirelles Fabio

Posts em destaque

Prezados Amigos, boa noite!
Estou precisando de uma ajuda dos Srs com esta fonte.

Aproveitei a foto que o colega Wagner Antonio colocou em outro tópico, pois a minha está toda desmontada.

Alguém sabe dizer que componente é esse indicado na seta abaixo? Ele está em curto, na placa está escrito BC 152, ele parece um capacitor, mas não tenho certeza.

Uma outra dúvida é com relação ao IC 001, ele está medindo curto entre os pinos 1,2,3 e 4, sabem dizer se essa medição é normal?

Desde já agradeço.
image.png.7849bb6d4c8756d99f6cd22908892719.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca peguei esse modelo porem o IC001 como pode ser visto está ligado no R004 e R003 ou seja, pino 1,2, 3 e 4 estão em um resistor e  5, 6, 7 e 8 no outro resistor.

Faz parte do circuito de proteção e filtragem da entrada.

Qual o defeito da sua fonte? Essa area faz parte da entrada AC, um curto ai faria queimar o fusível.

O componente BC152 está logo apos a ponte retificadora. Poste uma foto da SUA placa sem a cola dessa area, dessa forma fica mais fácil identificar a ligação do componente.
image.png.be98700860a22eeceb9c84e6f0c9154d.png

Link para o comentário

Bom dia Daniel, obrigado pela sua ajuda.

Essa fonte estava apresentando um curto, eu encontrei alguns componentes queimados, por exemplo o Q101= Mosfet K20A60U, resistores RF 101 e RF 102 torrados e também o componente identificado na placa como BC 152, mas não sei que componente é esse, coloquei ele na placa e tirei uma foto, segue abaixo

image.thumb.png.fb8326ddbd0a90ebc4a62e2c9eb5b0d8.png

image.thumb.png.c62f32426a61bcd83d5e0b747fea00ce.png

Link para o comentário

O BC 152 parece um indutor. Ao que parece está ligado ao gate do K20A60U e também ao R125, ignore por enquanto.

Nessa ultima foto esse componente que parece um zener, é um diodo de germânio, deve ter um do outro lado da bobina (no mesmo sentido).

Estão como supressores (também circuito de proteção), só da para testar eles fora da placa pois então ligados em paralelo com a bobina (vai sempre mostrar continuidade). Para testes pode deixar sem se estiverem ruim.

Vejo que já removeu a ponte, ligue com uma lampada serie e veja se a tensão está chegando corretamente na entrada da ponte. Se estiver normal então o circuito de filtro/proteção está OK, você deve seguir vendo o restante apos a ponte, circuito DC. O varistor que fica ao lado do K20A60U também queimou?

image.png

Editado: por Daniel Alves Costa
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...