Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Mancer/A520M-DB Gaming motherboard/ 5 beeps ao ligar

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Placa mãe está com um ryzen 5 3600, ddr 4 corsair 8gb 2666 e uma placa de video de teste, nvidia 210.

A placa foi atualizada para a ultima versão de bios do site da mancer,  estava apresentando imagem e subindo sistema, mas não desligava, foi realizado o clear cmos, e retirado a bateria para ver se o problema de reiniciar parava,

mas após esse procedimento, a placa começou a apresentar os 5beeps, ela da um beep de start e logo em seguido vem os 5 beeps de erro.

Já testei com outro processador sendo esse um ryzen 5 1400, outro pente de memoria, outras placas de video, tanto amd quanto nvidia, já regravei a memoria eprom para ver se era defeito de bios, e o erro permanece, gostaria de achar a bios original da placa mas não achei em lugar nenhum, nem por aqui, se alguem tiver alguma ideia do que possa ser o defeito ou tiver a bios original, eu agradeço.

Postado

Amigo 5 beeps de em quase todas as Mobo acusam problema com o processador. Realizar um clear cmos apenas nao causaria isso. No seu relato esta confuso se estava apresentando o defeito antes ou depois de subir a Bios. Comecou a nao desligar sozinho depois que atualizou? Atualizou para ver se sanava o defeito? Teste com outra fonte!

Postado

@Rods No caso, a placa veio para realizar atualização da bios, e antes de atualizar com a bios original, ela funcionava normal, mas ocorria de na hora de desligar a placa, ela reiniciava e não desligava, somente tirando a energia. Foi efetuado a atualização da bios para ver se o problema resolvia, mas continuou a apresentar o mesmo defeito, após isso, foi realizado um clear CMOS, e retirado a bateria para resetar a placa, foi ai que começou o código de erro dos 5 beeps. Foi testado como vc mencionou a cima, com outras memorias, outra placa de video e um processador que eu sei que esta funcionando. O estranho é que ela apresenta um beep, como se fosse iniciar o boot, e logo em seguida apresenta os 5 beeps seguidos. Por garantia eu regravei o arquivo manualmente para ver se solucionava, mas apresentou o mesmo defeito.

• Joinha 1
Postado

Algumas placas usam beeps secundários, informando algum problema de configuração, após o beep de start, por isso pedi para monitorar o Capslock se possível. Essa mancer aqui para mim aqui não apareceu! Precisa mesmo encontrar um arquivo, vamos ver se algum amigo ajuda. Como fez essa gravação 'manualmente? Com qual arquivo?

• Joinha 1
Postado

@Rods bom dia, o Capslock, funcionava sim, eu testei conforme você passou, ele acendia e apagava, hj para testar, eu achei uma placa com o chip A520 da gigabyte, modelo Gigabyte A520M S2H, e regravei a bios manualmente na versão F3 dela, e ela voltou a apresentar imagem e não apresentou o erro, mas o defeito de não desligar continua, a placa esta sequelada, normalmente quem controla o start da placa é o PCH em conjunto com AIO, agradeço as resposta, vou continuar os testes, com essa bios que funcionou, para ver se tem mais algum defeito.

Postado

Feliz por seu reparo parcial amigo, veja 3 problemas geralmente causam esse sintoma de 'não desligar'. Fonte, incompatibilidade do processador com o BIOS, e um defeito nos sinais do IO. Vc chegou a formatar essa maquina ou usar qq outro sistema operacional para dar o comando de desligar e ver o sintoma? Faria isso tbm.

• 1 ano depois...
Postado

5 bipes significa que não reconheceu a placa de vídeo / GPU, e o processador não tem vídeo integrado.
Essas placas mãe modernas vêm pré configuradas para GPU UEFI apenas (modernas), e para fazer suportar GPU Legacy (antiga) às vezes precisa colocar uma GPU moderna, mudar configurações de CSM e / ou Fast Boot, isso pode fazer aparecer as opções "Video ROM", alternar entre UEFI e Legacy, salvar, desligar, e daí colocar a GPU Legacy (antiga).

Funcionava antes do Clear porque outro técnico havia feito a configuração como eu descrevi.
Parou de funcionar após o Clear porque o "default" dela é vídeo UEFI apenas. A GT 210 não suporta vídeo UEFI.

Isso é normal acontecer em placas H410, H510 (de quase todas as marcas) e em B450 de marcas secundárias (Biostar, por exemplo).

Se ajudei a esclarecer, deixa um joinha.

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...