Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Mancer/A520M-DB Gaming motherboard/ 5 beeps ao ligar

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Placa mãe está com um ryzen 5 3600, ddr 4 corsair 8gb 2666 e uma placa de video de teste, nvidia 210.

A placa foi atualizada para a ultima versão de bios do site da mancer,  estava apresentando imagem e subindo sistema, mas não desligava, foi realizado o clear cmos, e retirado a bateria para ver se o problema de reiniciar parava,

mas após esse procedimento, a placa começou a apresentar os 5beeps, ela da um beep de start e logo em seguido vem os 5 beeps de erro.

Já testei com outro processador sendo esse um ryzen 5 1400, outro pente de memoria, outras placas de video, tanto amd quanto nvidia, já regravei a memoria eprom para ver se era defeito de bios, e o erro permanece, gostaria de achar a bios original da placa mas não achei em lugar nenhum, nem por aqui, se alguem tiver alguma ideia do que possa ser o defeito ou tiver a bios original, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo 5 beeps de em quase todas as Mobo acusam problema com o processador. Realizar um clear cmos apenas nao causaria isso. No seu relato esta confuso se estava apresentando o defeito antes ou depois de subir a Bios. Comecou a nao desligar sozinho depois que atualizou? Atualizou para ver se sanava o defeito? Teste com outra fonte!

Link para o comentário

@Rods No caso, a placa veio para realizar atualização da bios, e antes de atualizar com a bios original, ela funcionava normal, mas ocorria de na hora de desligar a placa, ela reiniciava e não desligava, somente tirando a energia. Foi efetuado a atualização da bios para ver se o problema resolvia, mas continuou a apresentar o mesmo defeito, após isso, foi realizado um clear CMOS, e retirado a bateria para resetar a placa, foi ai que começou o código de erro dos 5 beeps. Foi testado como vc mencionou a cima, com outras memorias, outra placa de video e um processador que eu sei que esta funcionando. O estranho é que ela apresenta um beep, como se fosse iniciar o boot, e logo em seguida apresenta os 5 beeps seguidos. Por garantia eu regravei o arquivo manualmente para ver se solucionava, mas apresentou o mesmo defeito.

• Joinha 1
Link para o comentário

Algumas placas usam beeps secundários, informando algum problema de configuração, após o beep de start, por isso pedi para monitorar o Capslock se possível. Essa mancer aqui para mim aqui não apareceu! Precisa mesmo encontrar um arquivo, vamos ver se algum amigo ajuda. Como fez essa gravação 'manualmente? Com qual arquivo?

• Joinha 1
Link para o comentário

@Rods bom dia, o Capslock, funcionava sim, eu testei conforme você passou, ele acendia e apagava, hj para testar, eu achei uma placa com o chip A520 da gigabyte, modelo Gigabyte A520M S2H, e regravei a bios manualmente na versão F3 dela, e ela voltou a apresentar imagem e não apresentou o erro, mas o defeito de não desligar continua, a placa esta sequelada, normalmente quem controla o start da placa é o PCH em conjunto com AIO, agradeço as resposta, vou continuar os testes, com essa bios que funcionou, para ver se tem mais algum defeito.

Link para o comentário

Feliz por seu reparo parcial amigo, veja 3 problemas geralmente causam esse sintoma de 'não desligar'. Fonte, incompatibilidade do processador com o BIOS, e um defeito nos sinais do IO. Vc chegou a formatar essa maquina ou usar qq outro sistema operacional para dar o comando de desligar e ver o sintoma? Faria isso tbm.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

5 bipes significa que não reconheceu a placa de vídeo / GPU, e o processador não tem vídeo integrado.
Essas placas mãe modernas vêm pré configuradas para GPU UEFI apenas (modernas), e para fazer suportar GPU Legacy (antiga) às vezes precisa colocar uma GPU moderna, mudar configurações de CSM e / ou Fast Boot, isso pode fazer aparecer as opções "Video ROM", alternar entre UEFI e Legacy, salvar, desligar, e daí colocar a GPU Legacy (antiga).

Funcionava antes do Clear porque outro técnico havia feito a configuração como eu descrevi.
Parou de funcionar após o Clear porque o "default" dela é vídeo UEFI apenas. A GT 210 não suporta vídeo UEFI.

Isso é normal acontecer em placas H410, H510 (de quase todas as marcas) e em B450 de marcas secundárias (Biostar, por exemplo).

Se ajudei a esclarecer, deixa um joinha.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...