Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

bios Incompatibilidade de memória ram, motherboard Prime B450M

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia prezados, tenho uma placa mãe Prime B450M Gaming/BR da Asus Rev1.00, que está apresentando problemas de incompatibilidade quando uso duas memórias ram de mesmas especificações, antigamente logo quando eu comprei o mesmo, não tinha observado que estava funcionando em outros slots, por exemplo: estava utilizando as duas memórias ram no slot DIMM_A1 e DIMM_A2, depois de um tempo as mesmas começaram a dar incompatibilidade causando desligamento e as vezes quando ligava, ao iniciar passava um minuto e desligava. Procurei no manual e vi que a forma correta é colocar os dois pentes na seguinte ordem DIMM_A2 e DIMM_B2 porém ainda assim apresenta incompatibilidade, já fiz teste de memória nas duas e estão ok. Outra coisa que fiz, foi atualizar a bios para a versão 3604 que era a mais recente do tempo, não tenho muito recordação mas a bios que veio foi a versão 1820 ou 1823 no site oficial da Asus. Detalhe atualização diretamente para a versão 3604 e vi que dentre as bios disponíveis tinha a versão 2202 que fala algo a respeito de "Improve DRAM stability". Minha dúvida é, será que essa versão eu consigo resolver meu problema, tendo em vista que a placa tem apenas 2 anos de uso, tenho muito zelo, sempre faço manutenção preventiva e outra coisa, vi a um tempo atrás que eu teria que regravar a bios para a versão que estava, para em seguida atualizar uma por uma, até chegar na versão mais que eu queira ou a versão mais recente, teria como fazer o downgrade sem precisar regravar?

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente, improve dram stability significa que aumenta a estabilidade das ram's, pode corrigir seu problema. pode atualizar diretamente para a mais atualizada, essa de autualizar bios por bios fazendo downgrande era coisa da gigabyte e ficou no passado, pode atualizar  diretamente para a mais recente.

Link para o comentário

Atualizei direto para a versão 2202, porém não funcionou, algo estranho que estive pesquisando, é que no site 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

na parte do qvl, verifiquei que minha memória ram em específico não tem compatibilidade tratando-se do modelo GAEXSY416GB3200C16ADC

da marca Geil.

Tem vários outros modelos da mesma marca que são suportados pela fabricante Asus.

Link para o comentário

Não faço mais a mínima ideia do que está acontecendo, passei a tarde toda atualizando bios e em seguida fiz um novo teste e não deu certo. Coloquei uma memória da team group, estava até que funcionando, mas depois de um tempo desligou e agora desde as 20:00 coloquei as memórias de especificações iguais sendo uma no DIMM_A1 e outra no DIMM_A2 e estão funcionando, vai entender.

Link para o comentário

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...