Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica O básico das pontas de ferro de solda - Desgaste

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

O ferro de solda("ferro") é uma das ferramentas essenciais para o técnico em eletrônica, isso acho que todos concordam, então cuidar bem dele deve ser uma obrigação quase religiosa. Aqui destaco uma parte do 'ferro', a sua ponta.
Encontramos muitos tipos de 'ferro' no comércio, e vários modelos ajustáveis com pontas facilmente cambiáveis estão disponíveis, no entanto normalmente o valor investido em sua ferramenta traduz a qualidade... Bom, Bonito e Barato é quase como encontrar um ET de sunga. Toda via tendo que conviver com alguns "ajustes financeiros" me parece importânte minimizar o problema, então a ponta do 'ferro' é uma parte fundamental deste conjunto. Sem entrar no mérito de informações mais técnicas como têmpera, metal e forma, sugiro uma atenção especial para suas pontas('ferro') já que a maioria sofrem desgastes bem visíveis. Limpar a ponta do 'ferro' antes, depois e durante a soldagem é uma boa prática. Utilizar esponja metálica apropriada e esponja vegetal faz parte da rotina de uso, e alguns utilizam as duas dependendo da soldagem...  eu mesmo muitas vezes utilizo as duas. Nunca guarde o 'ferro' com a ponta suja, pois a ação natural do desgaste ficará mais presente e além de acelerar o desgaste os resultados das soldagens serão fortemente comprometidos. Não "entre" na paranóia que o desgaste está muito acelerado, a peça desgasta mesmo o importante é mante-la limpa e ter outras reservas. As pontas mais finas geralmente se entragam mais rápido, por pouco metal na área de soldagem e normalmente temperatura de trabalho mais alta. Mantenha suas pontas('ferro') em local apropriado como um pote plástico ou mesmo um saco plástico, e todas elas devem estar bem limpas. Evite palhas de aço na limpeza, utilize apenas a suas esponjas metálica e vegetal umedecida.
Bom trabalho a todos.:.

Sem título1.jpg

• Joinha 4
Postado (editado)

Eu mesmo, nas emergências da vida já usei o ferro de solda de maneiras erradas, um exemplo é quando preciso fazer algum reparo em carcaças e é necessário calor para derreter o plástico ou mesmo ressoldar os rebites desses teclados novos de notebook que estão vindo.

O calor do ferro em contato com plástico acaba com a ponta do soldador...

Editado: por elias.girardi
Postado
33 minutos atrás, elias.girardi disse:

O calor do ferro em contato com plástico acaba com a ponta do soldador...

Exatamente @elias.girardi. Depois de estragar pontas com os serviços que citou e outras tampas plásticas acabei separando um ferro "genérico" para função. Como também para remover conectores FPC.

• 3 semanas depois...
Postado

@Gercino Satiro Eu prefiro utilizar pasta para soldar da Cobix para limpeza da ponta do ferro de solda. Deixo o potinho junto do suporte do ferro e sempre que preciso mergulho a ponta na pasta. No meu caso, tem me servido melhor que esponja metálica ou vegetal.

Postado
15 horas atrás, RST2112 disse:

@Gercino Satiro Eu prefiro utilizar pasta para soldar da Cobix para limpeza da ponta do ferro de solda. Deixo o potinho junto do suporte do ferro e sempre que preciso mergulho a ponta na pasta. No meu caso, tem me servido melhor que esponja metálica ou vegetal.

Neste caso, usando pasta para auxiliar na limpeza, a esponja vegetal umedecida ou metálica irá limpar a ponta retirando o que sobrou do breu e outros componentes. Experimente a combinação pasta mais esponja, irá perceber o ótimo resultado.

• Joinha 1
Postado
5 horas atrás, Gercino Satiro disse:

Neste caso, usando pasta para auxiliar na limpeza, a esponja vegetal umedecida ou metálica irá limpar a ponta retirando o que sobrou do breu e outros componentes. Experimente a combinação pasta mais esponja, irá perceber o ótimo resultado.

Realmente o resultado é muito bom.

Postado

Vocês costumam deixar a ponta do ferro estanhada quando não está sendo utilizado e depois de desligar ele? Eu sim, e apesar do aspecto feio quando esfria ela não perde a aderência, desde que limpe na esponja antes de soldar de novo.

Não sei vocês, mas já usei pontas feitas de fio rígido de cobre e funcionaram melhor que as originais, para o momento só não estou usando porque meus ferros onde eu as usava queimaram e recentemente, em vez de comprar novas resistências comprei um Hikari Power, mas mais para frente vou recuperá-los para serem o backup.

Postado
17 horas atrás, Guilherme P. disse:

Vocês costumam deixar a ponta do ferro estanhada quando não está sendo utilizado e depois de desligar ele? ................

Deixar estanho na 'ponta' realmente é uma boa prática na conservação, porém me parece ter efeito efetivo para 'pontas' que passam períodos longos sem trabalho. A 'ponta' de solda que uso diariamente não deixo estanho, mas a 'ponta' fixa em outro ferro, de menor uso, deixo com estanho. As 'pontas' guardadas, fora do ferro, não deixo com estanho, mas antes de guardar foram bem limpas.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...