Postado 20 de Abril de 2023 3 anos Preciso da ajuda para fazer backup da programação dessa MCU com tl866 ii Editado: 20 de Abril de 2023 3 anos por FábioJSilva86
Postado 20 de Abril de 2023 3 anos Se o mcu original estiver liberado para ser copiado, o que geralmente não acontece, é só usar um programador USBDM. Já com TL deve ser o mesmo processo de outros comuns, se houver e se tiver suporte. Aqui há uma lista dos CIs suportados: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Flw... Editado: 20 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 20 de Abril de 2023 3 anos Autor Você poderia me ajudar com passo a passo? Comprei uma da china e preciso fazer a programação dele porquê acredito que não vai funcionar do jeito que está. Ela está numa inversora de esteira. Editado: 20 de Abril de 2023 3 anos por FábioJSilva86
Postado 20 de Abril de 2023 3 anos Me desculpe, não tenho o TL... só tenho o USBDM. Mas se vc tiver o USBDM te ajudo sim. Flw...
Postado 20 de Abril de 2023 3 anos Autor Posso te passar as informações dos pinos do tl, desta forma você consegue ajudar?
Postado 20 de Abril de 2023 3 anos Com CH não acho que não vai... MC68HC908 é um microcontrolador, você não faz cópias normalmente como uma EEPROM normal! Você vai precisar de um programador mais específico! Eu lembro que eram os pinos BDM são (não estou com o computador, mas vc pode procurar no google o datasheet): +3V3 NC RST NC GND BKG Flw... Editado: 21 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller Remoção dos pinos, pois se trata de uma arquitetura mais antiga em relação ao USBDM.
Postado 20 de Abril de 2023 3 anos Entretanto acredito que este microcontrolador não use o USBDM... deve ser a versão mais antiga ou diferente. Esse MCU estava em uma central automotiva ECU? Flw... Editado: 20 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 20 de Abril de 2023 3 anos Autor 2 minutos atrás, nagkiller disse: Entretanto acredito que este microcontrolador não use o USBDM... deve ser a versão mais antiga. Esse MCU estava em uma central automotiva ECU? Flw... Não, ele está num inversor de esteira de academia. Editado: 20 de Abril de 2023 3 anos por FábioJSilva86
Postado 21 de Abril de 2023 3 anos Talvez isso te ajude: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Flw... Editado: 21 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 21 de Abril de 2023 3 anos Página 10, pode ser útil: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. PROG08SZ Interactive Programmer : Flw... Editado: 21 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 21 de Abril de 2023 3 anos Autor 1 hora atrás, nagkiller disse: Página 10, pode ser útil: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. PROG08SZ Interactive Programmer : Flw... Página 10 não encontrei , queria só ver como faço pra tirar a programação e fazer o backup.
Postado 21 de Abril de 2023 3 anos Página 10 é o hardware e o PROG08SZ é quem vai realizar a leitura/gravação... Mas, uma pergunta, porque quer tentar copiar algo que certamente vai estar bloqueado contra cópias? Se em sua análise, o mcu está com defeito, então, não será possível copia-lo (caso esteja desbloqueado e se esse for o defeito). Flw... Editado: 21 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 21 de Abril de 2023 3 anos Autor 10 horas atrás, nagkiller disse: Página 10 é o hardware e o PROG08SZ é quem vai realizar a leitura/gravação... Mas, uma pergunta, porque quer tentar copiar algo que certamente vai estar bloqueado contra cópias? Se em sua análise, o mcu está com defeito, então, não será possível copia-lo (caso esteja desbloqueado e se esse for o defeito). Flw... Ele está com defeito só em uma das saídas.
Postado 21 de Abril de 2023 3 anos Entendi... Tudo o que você precisa está no post #11 ... Dê uma estudada nesse material. Inclusive a figura 12 do documento mostra a janela principal do PROG08SZ. Para gravar estes micros da família HC908 eu utilizava a M68EVB908Q modificada com um circuito atrelado para gravar in-circuit (conforme destaque na imagem). Pinos utilizados para gravação (de cima para baixo no conector Molex KF 90graus): 1 - +VCC (5V) 2 - IRQ 3 - PTA0 4 - OSC1 5 - GND Flw... Editado: 21 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 21 de Abril de 2023 3 anos Autor Será se por está informação você consegue explicar como faço?
Postado 21 de Abril de 2023 3 anos MC68HC908 é um microcontrolador da antiga Motorola -> que virou Freescale -> que virou NXP... O processo de gravação é diferente de um Atmel ou Microchip! Você chegou a verificar se o dispositivo existe na gravadora? Se não tiver, não vai ser possível gravar ou tentar copiar algo. Monte o circuito do Application Note e use o software PROG08SZ! Será mais fácil, são poucos componentes (Figure 5. Simpler Monitor Mode Circuit)! A frequência de 9,8304MHz pode ser gerada através de um gerador ou conforme o próprio circuito do Application Note. Flw... Editado: 21 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 22 de Abril de 2023 3 anos Autor 23 horas atrás, nagkiller disse: MC68HC908 é um microcontrolador da antiga Motorola -> que virou Freescale -> que virou NXP... O processo de gravação é diferente de um Atmel ou Microchip! Você chegou a verificar se o dispositivo existe na gravadora? Se não tiver, não vai ser possível gravar ou tentar copiar algo. Monte o circuito do Application Note e use o software PROG08SZ! Será mais fácil, são poucos componentes (Figure 5. Simpler Monitor Mode Circuit)! A frequência de 9,8304MHz pode ser gerada através de um gerador ou conforme o próprio circuito do Application Note. Flw... No caso eu preciso montar o circuito com esses componentes? E depois como faço pra se comunicar com ele?
Postado 22 de Abril de 2023 3 anos Usa uma porta serial DB9 conectada nesse circuito e o programa acima mencionado... O restante das configurações é só seguir o AN. Flw...
Postado 22 de Abril de 2023 3 anos Caso não tenha a serial, você pode tentar usar um conversor usb serial no lugar dos pinos 10 e 9 do Max, uma tensão de 9V no pino IRQ no lugar do pino 2 do Max, e uma fonte de 5V para alimentar o mcu. Pode ser que funcione. Terá que testar. Flw... Editado: 22 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 22 de Abril de 2023 3 anos Autor Não teria como fazer backup pelo pino tx e rx com ttl USB? Eu ligaria o inversor e colocaria esses pinos para fazer backup dos dados Editado: 22 de Abril de 2023 3 anos por FábioJSilva86
Postado 23 de Abril de 2023 3 anos Cara, preste bem atenção, eu acho que você não está entendendo muito bem o que eu quero dizer: Este microcontrolador não é só inserir um TX, RX, VCC e GND em alguns pinos ali e sair copiando com qualquer gravadora e software (mais uma vez: há uma grande possibilidade de você não conseguir copiar, pois o fabricante da esteira deixa o microcontrolador bloqueado contra leitura em gravadores, etc... mas quem sabe, não é? Vai que ele está desbloqueado!), aliás, a grande maioria, senão todos, os microcontroladores tem um processo um pouco mais complicados do que só inserir uma gravadora ou um simples conversor serial e utilizar qualquer software para realizar a cópia ou gravação. Entretanto, eu posso até estar enganado! Ele deve ter a frequência específica no OSC1, tensão de programação no pino IRQ, tensão no RESET e dados bidirecionais no PTA0. Então você precisa seguir o fluxo deste microcontrolador (mais uma vez, está tudo no AN). Ainda mais por ele ser de uma tecnologia mais antiga. Você pode até tentar, mas não é assim que esse microcontrolador funciona! A melhor maneira é seguir a documentação, conforme já fiz a referencia algumas vezes. Desta maneira talvez o sucesso seja maior. Boa sorte!!! Flw... Editado: 23 de Abril de 2023 3 anos por nagkiller
Postado 4 de Setembro de 2025 4 Set Fábio, não sei se vc ainda precisa, mas seguem informações sobre os HC908 em geral: se trata de uma família bem antiga, nasceu Motorola depois virou Freescale e hoje são NXP. Vc precisa de ferramentas específicas para gravar um HC908, que acessam um software bootloader em ROM do HC908. BDMs não funcionam, o protocolo é pré-BDM, baseado em interface serial. Basicamente primeiro vc carrega um bacalhau em RAM, que executando permite que sejam baixados bytes e programados na flash. Se vc tem um notebook super antigo com uma serial RS232 nativa (não pode ter adaptador USB serial, por problemas com geração de break), vc até pode montar um esquema como o que foi fornecido acima (ou similar) para tentar entrar em boot mode SE o micro não se encontra protegido. Existem várias ferramentas para acessar o HC908, quase todas legacy. Eu tenho algumas delas como P&E Cyclone, PGMR Boards, etc. Mas não é garantido que vc vai conseguir ler a flash protegida. Alguns HC908 protegidos podem ser acessados por meio de clock glitch. Se vc quiser fazer um crack, sugiro que vc consiga um microcontrolador com flash apagada - com a mesma Mask, importante! Daí vc gera um dump da área de boot (que varia) e faça um disassembly do bootloader firmware. Vc passará a saber como funciona o boot, gravação de flash,etc, e pode identificar as possibilidades. Em suma, uma trabalheira do caramba! E não há garantias de sucesso. Boa sorte!
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.