Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida MC68HC908MR16 / preciso de ajuda para programar esse MCU

Avalie este tópico:


FábioJSilva86

Posts em destaque

  • FábioJSilva86 alterou o título para MC68HC908MR16 / preciso de ajuda para programar esse MCU

Se o mcu original estiver liberado para ser copiado, o que geralmente não acontece, é só usar um programador USBDM.

 

Já com TL deve ser o mesmo processo de outros comuns, se houver e se tiver suporte.

 

Aqui há uma lista dos CIs suportados:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com CH não acho que não vai... MC68HC908 é um microcontrolador, você não faz cópias normalmente como uma EEPROM normal!

Você vai precisar de um programador mais específico!

 

Eu lembro que eram os pinos BDM são (não estou com o computador, mas vc pode procurar no google o datasheet):

+3V3         NC
RST           NC
GND          BKG 


Flw...

Editado: por nagkiller
Remoção dos pinos, pois se trata de uma arquitetura mais antiga em relação ao USBDM.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, nagkiller disse:

Entretanto acredito que este microcontrolador não use o USBDM... deve ser a versão mais antiga.

Esse MCU estava em uma central automotiva ECU?

 

 

Flw...

Não, ele está num inversor de esteira de academia.

Screenshot_20230420-205858.png

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez isso te ajude:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Página 10, pode ser útil: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


PROG08SZ Interactive Programmer : 
Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Página 10 é o hardware e o PROG08SZ é quem vai realizar a leitura/gravação...

Mas, uma pergunta, porque quer tentar copiar algo que certamente vai estar bloqueado contra cópias?


Se em sua análise, o mcu está com defeito, então, não será possível copia-lo (caso esteja desbloqueado e se esse for o defeito).

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, nagkiller disse:

Página 10 é o hardware e o PROG08SZ é quem vai realizar a leitura/gravação...

Mas, uma pergunta, porque quer tentar copiar algo que certamente vai estar bloqueado contra cópias?


Se em sua análise, o mcu está com defeito, então, não será possível copia-lo (caso esteja desbloqueado e se esse for o defeito).

Flw...

Ele está com defeito só em uma das saídas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi...


Tudo o que você precisa está no post #11 ... Dê uma estudada nesse material.

 

Inclusive a figura 12 do documento mostra a janela principal do PROG08SZ.

 

Para gravar estes micros da família HC908 eu utilizava a  M68EVB908Q modificada com um circuito atrelado para gravar in-circuit (conforme destaque na imagem).

 

M68EVB908Q.jpg.d1e4b08d5f3e6b952dfec847933bdbd1.jpg

 

 

Pinos utilizados para gravação (de cima para baixo no conector Molex KF 90graus):
1 - +VCC (5V)

2 - IRQ
3 - PTA0

4 - OSC1

5 - GND 

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MC68HC908 é um microcontrolador da antiga Motorola -> que virou Freescale -> que virou NXP...

O processo de gravação é diferente de um Atmel ou Microchip! Você chegou a verificar se o dispositivo existe na gravadora?

Se não tiver, não vai ser possível gravar ou tentar copiar algo. Monte o circuito do Application Note e use o software PROG08SZ! Será mais fácil, são poucos componentes (Figure 5. Simpler Monitor Mode Circuit)!

 

image.thumb.png.ccac4d60cbf417c3a2571fedd00ca531.png

 

A frequência de 9,8304MHz pode ser gerada através de um gerador ou conforme o próprio circuito do Application Note.


Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, nagkiller disse:

MC68HC908 é um microcontrolador da antiga Motorola -> que virou Freescale -> que virou NXP...

O processo de gravação é diferente de um Atmel ou Microchip! Você chegou a verificar se o dispositivo existe na gravadora?

Se não tiver, não vai ser possível gravar ou tentar copiar algo. Monte o circuito do Application Note e use o software PROG08SZ! Será mais fácil, são poucos componentes (Figure 5. Simpler Monitor Mode Circuit)!

 

image.thumb.png.ccac4d60cbf417c3a2571fedd00ca531.png

 

A frequência de 9,8304MHz pode ser gerada através de um gerador ou conforme o próprio circuito do Application Note.


Flw...

No caso eu preciso montar o circuito com esses componentes? E depois como faço pra se comunicar com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso não tenha a serial, você pode tentar usar um conversor usb serial no lugar dos pinos 10 e 9 do Max, uma tensão de 9V  no pino IRQ no lugar do pino 2 do Max, e uma fonte de 5V para alimentar o mcu. Pode ser que funcione. Terá que testar.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, preste bem atenção, eu acho que você não está entendendo muito bem o que eu quero dizer:

Este microcontrolador não é só inserir um TX, RX, VCC e GND em alguns pinos ali e sair copiando com qualquer gravadora e software (mais uma vez: há uma grande possibilidade de você não conseguir copiar, pois o fabricante da esteira deixa o microcontrolador bloqueado contra leitura em gravadores, etc... mas quem sabe, não é? Vai que ele está desbloqueado!), aliás, a grande maioria, senão todos, os microcontroladores tem um processo um pouco mais complicados do que só inserir uma gravadora ou um simples conversor serial e utilizar qualquer software para realizar a cópia ou gravação. Entretanto, eu posso até estar enganado!

Ele deve ter a frequência específica no OSC1, tensão de programação no pino IRQ, tensão no RESET e dados bidirecionais no PTA0. Então você precisa seguir o fluxo deste microcontrolador (mais uma vez, está tudo no AN). Ainda mais por ele ser de uma tecnologia mais antiga.

 

Você pode até tentar, mas não é assim que esse microcontrolador funciona!

 

A melhor maneira é seguir a documentação, conforme já fiz a referencia algumas vezes. Desta maneira talvez o sucesso seja maior.
 

Boa sorte!!!


Flw...
 

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...