Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

CCE - LT29G - Piscando leds backlight

Featured Replies

Postado

Olá, estou com problema na minha tv que utilizo como monitor para meu PC, estava utilizando ela e derrepende baixou a luz de fundo e começou a piscar o lado inferior da tela, após isso desliguei ela e sempre que ligo novamente acende todos os leds de fundo e rapidamente escurece a tela novamente e fica piscando a parte de baixo.

Abri ela para ver e identifiquei o LED que pisca, não achei nenhum esquema na internet dela, e nenhum caso parecido, só casos sem imagem ou com LED totalmente queimado que não acende, no meu caso ele acende todos normais e logo em seguida desliga. Fiz teste no diodo e a tensão de 48V esta presente, testei sem os LEDS conectados, ligo a TV sobe a tensão e logo vai baixando até a tensão de entrada da fonte (19V) como vi outros tecnicos falando que é normal.

E fiz o teste de tensão com os LEDs conectados e vi que a trensão oscila muito.

Após ver exemplos de outras TVs vi que pode ser os LEDS com defeito, ainda mais por ser um aparelho muito antigo e nunca foi mexido a principio, mas tenho receio de comprar os LEDs e não for o caso e ser outro problema.

Fiz testes no C.I de onde o catodo dos LEDs é conectado e tem tensao de entrada e tensão no enable.

OBS: no segundo video não aparece mas as 2 faixas de LEDs de cima acendem e depois apagam e fica só a terceira ligada com o segundo LED piscando.

Editado: por sosassistec
Complemento

Postado
  • Autor

Trago atualizações, eu estava usando a tela mesmo escuro pois estou sem outra TV ou monitor para utilizar o PC, enquanto eu estava escrevendo o post, o LED parou de piscar e eu desliguei a TV, quando liguei novamente todos os LEDs acenderam desliguei e liguei mais umas 5 vezes e continua com todos os LEDs de backlight acesos, acredito então que o problema não seja as faixas de LED, será um problema na placa ou algum ser magico que gosta de oportunar técnicos?!

Fora de brincadeira, estou sem entender o que aconteceu, fazia 3 dias que estava com a tela piscando, e agora voltou ao normal como se nada tivesse acontecido.

WhatsAppImage2023-04-27at16_07_54.thumb.jpeg.45af18554b8dbda72d170776ff38e396.jpeg

Postado

@sosassistec Boa tarde, a primeira coisa que eu verifico nestes casos é a fonte. Se for externa, pode abrir e inspecionar visualmente se não há capacitores estufados, eles costumam causar este sintoma.

Boa sorte!

Postado
  • Autor
4 minutos atrás, elias.girardi disse:

@sosassistec Boa tarde, a primeira coisa que eu verifico nestes casos é a fonte. Se for externa, pode abrir e inspecionar visualmente se não há capacitores estufados, eles costumam causar este sintoma.

Boa sorte!

Boa tarde, é fonte externa sim, eu cheguei a testar outra fonte e tinha dado o mesmo problema, atualmente estou utilizando a original dela novamente, mas vou abrir sim e verificar e posto aqui, obrigado

Postado

Olá,

@sosassistec a tensão subir e voltar cair significa que o ic pwm acionou alguma proteção interrompendo o pwm de alta frequência que aciona o conversor dc dc step up e o pwm de baixa frequência  que controla o brilho. Se tiver osciloscópio saberá qual proteção.

Qual o código do ic controlador de pwm do drive led usa aí? 

Os leds são dispostos em série e algumas vezes todas barras em pararelo. É comum quando o projeto utiliza barras em pararelo e os led irem “ abrindo” intermitentemente e so uma parte do pinel fica acesa. Aquele led que está piscando está com problema. 
Você consegue identificar se são todas barras em paralelo ou em série ou mesclado ? 

Postado
  • Autor
13 horas atrás, ohm disse:

Olá,

@sosassistec a tensão subir e voltar cair significa que o ic pwm acionou alguma proteção interrompendo o pwm de alta frequência que aciona o conversor dc dc step up e o pwm de baixa frequência  que controla o brilho. Se tiver osciloscópio saberá qual proteção.

Qual o código do ic controlador de pwm do drive led usa aí? 

Os leds são dispostos em série e algumas vezes todas barras em pararelo. É comum quando o projeto utiliza barras em pararelo e os led irem “ abrindo” intermitentemente e so uma parte do pinel fica acesa. Aquele led que está piscando está com problema. 
Você consegue identificar se são todas barras em paralelo ou em série ou mesclado ? 

Pelo que eu tinha lido e visto de outros técnicos, quando os Leds não estao conectados o pwm entra em modo de proteção por isso a tensão cai, pois quando os Leds estão conectados isso não acontece.

O C.I é o MP3394.

Os Leds estao em série nas barras, e as 3 barras estão em paralelo com a tensão de entrada e na saida cada barra vai em um terminal do C.I.

Porém como eu havia dito, desde ontem a tv voltou a funcionar normal e acender todos leds de backlight, as vezes ela escurece e fica só a barra inferior acesa, dai se desligar a tv e ligar novamente funciona todas as barras normais.

Postado

Amigo isso ai e problema de led mano deve ter led com defeito. O problema pode voltar.

Postado
  • Autor

Em resposta ao 'ohm' e ao 'newtv box', sim, voltou o problema, ja fiz a encomenda dos leds, assim que chegar e realizarmos a troca volto com novidades.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.